top of page

"A Lição" e "Advogada Extraordinária" vencem no Baeksang Arts Awards; veja os destaques

Atualizado: 29 de abr. de 2023

Entre os maiores vencedores estão as atrizes Song Hye Kyo, Park Eunbin e o filme também premiado em Cannes "Decision to Leave"


(Reprodução / JTBC)

A dramaland despertou com vestidos de gala e tapete vermelho nesta última sexta-feira de abril (28) para acompanhar o 59º Baeksang Arts Awards, uma das premiações mais célebres da dramaturgia sul-coreana. A entrega de prêmios ocorreu na cidade de Incheon, e foi transmitida pela JTBC para toda a Coreia e pelo TikTok para o resto do mundo. Há quase sessenta anos, a cerimônia celebra talentos do audiovisual coreano (filme e TV) e também nomes do teatro.


Na edição deste ano, os maiores vencedores da noite foram o filme de thriller épico The Night Owl e o k-drama de vingança da Netflix The Glory/ A Lição. Ambos os títulos também lideraram as indicações a prêmios, com oito e nove nomeações respectivamente, atrás apenas de Extraordinary Attorney Woo. Uma Advogada Extraordinária acumulou dez indicações ao prêmio e venceu em duas categorias. Confira após a publicidade os destaques e a lista completa de vencedores ao fim da página.


Baeksang Arts Awards: Cinema


No segmento destinado a premiar os melhores das telonas, dois filmes dominaram a cerimônia. The Night Owl venceu três vezes — Melhor Filme, Melhor Novo Diretor para Ahn Tae Jin e Melhor Ator para o protagonista Ryu Jun Yeol. O longa épico acompanha a história de Cheon Kyungsoo, um acupunturista que cego que trabalha no palácio e testemunha o assassinato do filho do Rei. O filme é inspirado em um mistério real envolvendo a morte de um príncipe.




Outro filme a levar três estatuetas para casa foi Decision to Leave/ Decisão de Partir. O longa, que também foi premiado no Festival de Cannes e em outras amostras internacionais, venceu nas categorias Melhor Diretor para Park Chan Wook e Melhor Atriz para a chinesa Tang Wei. Além disso, o filme sobre uma dramática investigação de assassinato recebeu um Daesang, o maior prêmio da noite.




Outros destaques da noite foram o ator Park Jinyoung, também membro do GOT7, que ganhou na categoria Melhor Novo Ator pelo filme Christmas Carol e Hunt, o primeiro filme dirigido por Lee Jung Jae, que venceu a categoria técnica de fotografia.


Baeksang Arts Awards: TV


No segmento dedicado a doramas e realities de TV, The Glory e Extraordinary Attorney Woo foram o destaque. A Lição, da Netflix, levou nas categorias Melhor Drama, Melhor Atriz Coadjuvante para Lim Ji Yeon e Melhor Atriz para Song Hye Kyo, premiando seu trabalho marcado por uma preparação intensa. Uma Advogada Extraordinária foi o título vencedor da categoria Melhor Diretor para Yoo In Shik e rendeu à protagonista Park Eunbin o Daesang, maior prêmio da cerimônia. Confira abaixo todos os vencedores do Baeksang Arts Awards 2023.




Lista de Vencedores: Baeksang Arts Awards 2023:


Cinema:


Maior Prêmio (Daesang): Decision to Leave


Melhor Filme: The Night Owl


Melhor Diretor: Park Chan Wook (Decision To Leave)


Melhor Novo Diretor - Ahn Tae Jin (The Night Owl)


Melhor Ator: Ryu Jun Yeol (The Night Owl)


Melhor Atriz: Tang Wei (Decision to Leave)


Melhor Ator Coadjuvante: Byun Yo Han (Hansan)


Melhor Atriz Coadjuvante: Park Sewan (6/45)


Melhor Novo Ator: Park Ji Young (Christmas Carol)


Melhor Nova Atriz: Kim Si Eun (Next Sohee)


Melhor Roteiro: Jung Joo Ri (Next Sohee)


Prêmio Técnico: Fotografia - Lee Mo Gae (Hunt)



TV:

Maior Prêmio (Daesang): Park Eun Bin (Extraordinary Attorney Woo)


Melhor Drama: The Glory


Melhor Diretor: Yoo In Shik (Extraordinary Attorney Woo)


Melhor Programa de Entretenimento: Psick Show 3


Melhor Programa Educacional: Adult Kim Jang-ha


Melhor Ator: Lee Sung Min (Reborn Rich)


Melhor Atriz: Song Hye Kyo (The Glory)


Melhor Ator Coadjuvante: Joo Wo Jin (Narcos Santos)


Melhor Atriz Coadjuvante: Lim Ji Yeon (The Glory)


Melhor Novo Ator: Moon Sang Min (Under The Queen's Umbrella)


Melhor Nova Atriz: Roh Yoon Seo (Crash Course in Romance)


Melhor Apresentador/ Personalidade da TV: Kim Joong Kook


Melhor Apresentadora/ Personalidade da TV: Lee Eun Ji


Melhor Roteiro: Park Hae Young (My Liberation Notes)


Prêmio Técnico: Direção de Arte - Ryu Seong Hee (Little Women)

223 visualizações

Comments


bottom of page