top of page

Para recordar: Músicas de K-pop que completam 10 anos de lançamento em 2023

Atualizado: 16 de jan. de 2023

Esses hits estão fazendo aniversário e completam uma década de lançamento este ano; confira a lista de canções


(Reprodução / SM Entertainment / HYBE)

2022 foi um ano muito agitado para o K-pop: diversos lançamentos excelentes, uma grande quantidade de artistas fazendo comebacks surpreendentes e voltando a ser ativos. A volta de grupos como o KARA e Girls' Generation mostrou como a segunda geração — e parte da terceira — ainda estão muito em alta e têm o poder de atrair multidões.


2023 promete ser tão bom quanto 2022. Já temos muito a se esperar na indústria do K-pop, com comebacks e debuts acontecendo e idols masculinos voltando do exército. Vários grupos vão fazer aniversário nesse ano, assim como solistas estão comemorando uma década de carreira solo. Nesse clima, vamos falar sobre as músicas de K-pop que estão completando 10 anos em 2023! Confira abaixo após a publicidade:



Growl - EXO



Dita por muitos como o hino da terceira geração, Growl do EXO é referência para idols até os dias atuais. É difícil encontrar um boygroup que não tenha feito cover da canção, e os próprios idols da SM Entertainment brincam que os lucros de Growl foi responsável por comprar um prédio para a empresa!



Expect - Girl's Day



O hit que trouxe o grande estouro para o Girl's Day também faz aniversário esse ano! Expect foi produzida por um time que já fez canções para o KARA e outros grupos da segunda geração, e ela tem aquele instrumental típico da estética dessa época. Irresistível!


24 hours - Sunmi



As colaborações da Sunmi com a JYP Entertainment nos rendeu muitos momentos bons como o Wonder Girls, e 24 hours é um desses momentos. O break dance de tango e o conceito mais sensual não eram comuns em 2013, mas a Sunmi ajudou a dar início ao movimento de sexy concepts no K-pop.


Hush - miss A



E falando em sexy... Hush, do miss A, com certeza se encaixa nessa categoria. Os vocais mais suspirados e a coreografia ajudam a entregar a intenção da música. Quem nunca dançou essa com a cortina do box? Hush também nos trouxe o icônico cover feito pelo Bambam do GOT7!



Now - Troublemaker



Antes do Triple H e do shipp Hyudawn, o Troublemaker era o espaço que a Hyuna tinha para ousar e explorar tudo que faz dela, hoje, a grande solista que é. Now é apenas um dos exemplos de como o duo funcionava bem juntos, e foi um dos maiores hits de 2013.


Rum Pum Pum Pum - f(x)



Rum Pum Pum Pum é a faixa-título do Pink Tape, um álbum que é até hoje tido como revolucionário na estética do K-pop graças à Min Heejin. O som mais experimental do f(x) é muito bem representado por essa faixa, que chega a passear até por um pouquinho de samba e bossa nova na hora da ponte.



Everybody - SHINee



Apesar de não ser o primeiro nome que vem à cabeça quando se ouve o nome do SHINee, Everybody encapsula perfeitamente tudo que o grupo é: inovador, energético e icônico. A coreografia e o conceito têm tudo que é necessário para a música ser considerada um grande sucesso — e ela é!


I Got A Boy - Girls' Generation



Qual outro grupo além do Girls' Generation lançaria um álbum na virada do ano? 2013 começou, assim que o relógio deu meia noite, com roupas coloridas e uma das músicas mais conhecidas do K-pop. I Got A Boy é muitas coisas ao mesmo tempo, e o "Don't stop! Let's bring it back to 1:40" é um dos momentos mais icônicos do gênero.


No More Dream - BTS



O debut do BTS precisava ser mencionado. No More Dream é uma canção de protesto contra os padrões da sociedade sul-coreana, e o grupo soube vender esse conceito perfeitamente. No More Dream já anunciava o que o BTS viria a se tornar nos anos seguintes: uma grande potência.



NoNoNo - Apink



Se você se lembra da época em que NoNoNo tocava em todo programa de variedade durante o random play dance, você provavelmente já paga suas próprias contas. O Apink tem uma imagem diferente agora, mais madura e com um som menos açucarado, mas NoNoNo deixou um impacto enorme, entrando até nas playlists de homens no exército.





E aí, lembrou de mais alguma música que completa 10 anos? Conta para o Café nas redes sociais!


Mais canções de K-pop que fazem 10 anos em 2023:

  • A.D.T.O.Y. - 2PM

  • Give It To Me - Sistar

  • Number 9 - T-ARA

  • Ringa Linga - Taeyang

  • Very Good - Block B

  • One Shot - B.A.P

  • Wolf - EXO

  • Wild - Nine Muses

  • Crooked - G-Dragon


175 visualizações

Comments


bottom of page