top of page

Idols de K-pop e atores que serão dispensados do exército em 2023

Artistas como Taemin, Baekhyun e Shownu do Monsta X poderão retornar aos palcos no ano que vem

(Divulgação/SM / Starship)

Quem é fã de K-pop e K-drama — em especial, dos artistas masculinos — sabe que nem tudo nesse mundo são flores: uma hora ou outra, é preciso dizer até breve para seu ídolo enquanto ele participa do serviço militar obrigatório. Isso porque todos os homens sul-coreanos fisicamente aptos devem se alistar ao completarem 18 anos de idade. O momento do alistamento pode ser escolhido por cada um, mas o limite vai até os 28 anos.


A dinâmica de alistamento coreano é muito similar à do Brasil, porém, na Coreia, esse compromisso é inescusável. Em outras palavras, não tem como um "fugir" do alistamento. O serviço militar é também levado muito a sério pela população, simbolizando honra e respeito pela pátria, e por conta disso nem mesmo os artistas ficam de fora.



O serviço militar dura de 12 a 18 meses e exige dedicação integral dos civis. Os artistas ficam impedidos de atuar ou se apresentar até o fim desse período. Com a chegada da idade limite, muitos artistas se alistaram em 2022, como o MJ (ASTRO), Kang Tae Oh (Uma Advogada Extraordinária), e Jin (BTS) que havia adiado seu alistamento obrigatório por mais dois anos (através do recurso que ficou conhecido como ‘Lei BTS’). Para esses, ainda há um bom tempo de espera até o retorno aos palcos. Então, vamos falar de quem deve ser dispensado em 2023? Confira a lista abaixo.


Jang Ki Yong: Fevereiro


(Divulgação/ YG Entertainment)

O ator e modelo sul coreano que participou de obras como It's Okay, That's Love e My Roommate is A Gumiho, se alistou em 23 de agosto de 2021. Sua dispensa está prevista para fevereiro do ano que vem.


Baekhyun (EXO): Fevereiro


O grande vocalista do EXO se alistou na data do seu aniversário, no dia 6 de maio de 2021 — o que tornou o processo ainda mais doloroso para o fandom! Mas logo ele será liberado; sua dispensa está prevista para fevereiro de 2023. Pouco antes de se alistar, ele lançou o álbum Bambi.





Young K, Dowoon e Wonpil (Day6): Abril - Novembro


O baixista, vocalista e rapper da banda DAY6 se alistou em outubro de 2021 e tem dispensa prevista para abril de 2023. Ele impressionou o público ao ingressar na KATUSA, a divisão militar que trabalha em conjunto com os Estados Unidos, e ainda ganhar um prêmio de ‘Melhor Soldado’. Dowoon, o baterista da banda, também está alistado desde 17 de janeiro de 2022 e deve ser dispensado do exército em julho. Por fim, o Wonpil deve ser liberado em novembro de 2023, e assim todos os membros da banda terão completado a obrigação.


O último trabalho do DAY6 antes do alistamento dos membros citados acima foi o álbum Entropy, lançado em 2019.



Shownu (MONSTA X): Abril


(Divulgação/ Starship Entertainment)

Alistado em julho de 2021, o líder e vocalista do MONSTA X deve ser liberado do exército em abril do ano que vem. A Starship Entertainment anunciou que ele trabalharia como servidor público devido a questões médicas.



Seo Kang Joon: Maio


(Divulgação/ Fantagio)

O ator de Cheese In The Trap e Are You Human Too iniciou seu serviço militar obrigatório em 23 de novembro de 2021 e deve ser liberado em maio de 2023.



Taemin (SHINee): Primeiro semestre


Alistado em maio de 2021, o vocalista do SHINee deveria ter retornado aos palcos em 2022, mas a SM Entertainment anunciou que ele completaria suas funções no exército como assistente social por questões de saúde. O artista deve retornar então no primeiro semestre de 2023. Seu último trabalho antes do hiatus foi Advice.


Gong Myung: Junho


(Divulgação/ Fantagio)

O ator conhecido por suas participações em A Noiva de Habaek e Céu Vermelho se alistou em dezembro de 2021 e sua dispensa está prevista para junho do ano que vem.



P.O (Block B) - Setembro


(Divulgação/Mnet)

O rapper do Block B iniciou o serviço militar obrigatório em março desse ano e serviu como soldado ativo, com previsão de dispensa em setembro de 2023. Ele é o último integrante do grupo a completar o compromisso militar.


E aí, vai poder matar a saudade do seu artista favorito no ano que vem ou ainda vai precisar esperar mais um pouco? Conte para o Café nas redes sociais!

3.610 visualizações

Comments


bottom of page