top of page

Day6: Entenda a formação atual do grupo após saída do Jae e conheça a sub-unit Even of Day

O grupo passou por mudanças recentemente e o sub-grupo lançou uma música no final de agosto, apesar das dificuldades

(Divulgação / JYPE)

A banda de k-rock DAY6 teve sua formação reduzida pela segunda vez em janeiro de 2022 com a saída do Jae da empresa responsável pelo grupo, a JYP Entertainment. O contrato do músico foi rescindido, mas os motivos para essa saída repentina não foram divulgadas pela companhia, mas há especulações de que havia descaso com a carreira do guitarrista e, por isso, tinham alguns atritos com a gestão.


Por causa disso, o grupo, que originalmente era de seis membros - Junhyeok saiu em 2016 - irá atuar como um quarteto a partir de agora. O grupo passou por algumas situações, como o líder Sungjin entrando em hiatus para ir ao exército, e a criação de uma sub-unit chamada Even of Day. Pensando em tudo isso, o Café fez um compilado de informações sobre o grupo e sobre essa nova unit pra você ficar por dentro de tudo e conhecer melhor o grupo de k-rock.




Carreira DAY6


(Reprodução / JYPE)

O grupo debutou em setembro de 2015 com seis membros: Sungjin (vocalista e guitarrista), Young K (rapper e baixista), Wonpil (vocalista e tecladista), Dowoon (vocalista e baterista), Jae (vocalista e guitarrista) e Junhyeok (vocalista e tecladista). O primeiro lançamento foi o mini-álbum The Day, e depois vieram mais dois mini-álbuns, 12 singles digitais e sete álbum de estúdio, sendo o último lançamento o full-album The Book of Us: Negentropy - Chaos swallowed up in love, de 2021.


Menos de um ano depois, Junhyeok rompeu contrato com a JYPE por motivos pessoais e o grupo passou a promover como um quinteto. Em 2017 eles lançaram um projeto chamado Every DAY6, em que eles lançariam uma ou duas músicas todo dia 6 de cada mês, que, junto com mais duas faixas novas, se tornou o primeiro álbum de estúdio deles, o Sunrise. O projeto teve uma segunda parte, que deu origem ao álbum Moonrise, também com mais duas músicas inéditas.


Em 2021, o grupo começou seu alistamento militar. Sungjin foi o primeiro a se alistar, em março, logo depois da gravação do último álbum da série The Book of Us, o Negentropy. Em outubro foi a vez do Young K de ir para o exército, um pouco depois da sua estreia como solista, com o mini-álbum Eternal. Em 2022, Dowoon e Wonpil se alistaram, em janeiro e março, respectivamente. Os dois também fizeram seus debut solos antes do hiatus para ir ao exército.




Even of Day


Em 2020, foi criada uma sub-unit, a Even of Day, com os membros Young K, Dowoon e Wonpil. Ela foi criada após um anúncio da empresa, de que o grupo DAY6 não promoveria o novo álbum, The Book of Us: The Demon, e que entraria em um hiatus temporário por conta de da saúde mental de alguns membros, que depois foi revelado serem Sungjin e Jae. O álbum de debut do trio foi The Book of Us: Gluon, com o single Where The Sea Sleeps.


A unit tem ainda mais um álbum de estúdio, lançado em julho de 2021, o Right Through Me, e dois singles digitais lançados pouco antes do alistamento de todos. Falando em alistamento: já que todos os três membros estão atualmente no exército, isso significa que não terá nenhum lançamento até que eles sejam dispensados, certo? Errado. O trio deixou um MV gravado, antes de servirem, e que foi lançado nessa semana, no dia 30 de agosto, da música Darling of The Beach, e que vale super a pena conferir.



Provavelmente, quando terminarem de cumprir o alistamento obrigatório, os meninos do DAY6 voltarão a promover como grupo completo, que agora é um quarteto, e também promover a sub-unit. Vamos torcer para que tudo corra bem e o grupo possa se reunir novamente para fazer ainda mais músicas incríveis no ano que vem, quando o alistamento do Wonpil, último a se alistar, termina.


E ai, você é fã do DAY6 e está ansioso(a) para o a reunião dos meninos? O que achou da saída do Jae do grupo? Conta pro Café lá nas redes sociais, vamos adorar saber!



520 visualizações

Comments


bottom of page