top of page

Mic On: 10 Performances em que Mamamoo provou estar de microfone ligado

Atualizado: 15 de nov. de 2022

O girlgroup lançou álbum novo nesse mês, o Mic On; veja algumas apresentações em que o quarteto arrasa ao vivo

(Divulgação / RBW)

No início do mês de outubro, o grupo Mamamoo fez seu tão aguardado comeback com o mini-álbum Mic On. O álbum contém três músicas novas com uma pegada pop eletrônica do jeitinho Mamamoo de ser que nós já conhecemos e amamos. O lançamento marca o oitavo ano de carreira das meninas, que é repleta de conquistas e de ousadia para tratar de pautas importantes, tanto para o kpop quanto para sociedade sul-coreana.



A tradução literal do nome do álbum é “Microfone Aberto/Ligado”, que faz jus ao grupo que sempre entrega vocais e raps de altíssima qualidade e 100% ao vivo. Sim, isso mesmo que você entendeu: o quarteto NUNCA dublou em nenhuma apresentação. As membros falaram isso em um programa de variedades em que atuaram como juradas; mais especificamente, um programa de adivinhar quem estava cantando e quem estava dublando a voz de outra pessoa.



Em 2019, as membros do Mamamoo foram em um programa chamado I Can See Your Voice e contaram que em toda sua carreira — oito anos e contando — elas tentaram dublar apenas uma vez, mas que falharam, e "nem os microfones estavam na posição correta”, contou Moonbyul. Desde então, todas as apresentações são feitas na própria voz, sem playbacks e sem dublagens, e elas têm algumas táticas para provarem que realmente estão cantando. Pensando nisso e no novo álbum, separamos alguns dos momentos em que elas provaram estar de fato com o microfone ligado. Confira abaixo:



Mr. Ambiguous - M Countdown (2014)



Já na época do debut, o quarteto não se deixou levar pela cultura do lip sync e mostrou, na primeira apresentação ao vivo, tudo o que é capaz. Além de cantarem enquanto dançam, as integrantes fazem isso muito bem, sem deixar de fazer nenhum dos dois em prol de outro, algo que vem desde o início. Nessa apresentação, temos os famosos high notes da Solar e um agudo maravilhoso da Hwasa. Há também um momento em que dá para ouvir claramente no vídeo o eco do som dos microfones no estúdio, quando todas as meninas harmonizam no final da música.


Piano Man - Gaon Chart Kpop Awards (2015)



Nessa apresentação de Piano Man no Gaon Chart K-POP Awards, o grupo deixou todos de boca aberta, tanto com a performance incrível quanto com o talento do grupo, que elas não economizaram. Um dos vídeos que todo Moomoo faz questão de lembrar quando se fala em cantar ao vivo é esse, porque além dos high notes, que sempre vão estar presentes em qualquer apresentação delas, tem um momento que a Wheein simplesmente deixa de cantar uma parte. E isso é 100% intencional, para deixar bem claro para toda a audiência que elas estão cantando de verdade — não tem nenhum playback para enganar os fãs.

You’re The Best / Decalcomanie - MMA (2016)



Em 2016, durante a apresentação no MMA, mais uma vez Mamamoo impressionou o público com o seu talento e potência vocal. Nesse show, os high notes chamam, de novo, a atenção — ninguém nunca vai estar preparado para os agudos do Mamamoo — além das harmonizações entre as membros, que mostram a habilidade e a sincronia das quatro.



Medley boygroups + Yes I Am - MBC Gayo Daejejeon (2017)



Na de fim de ano, o grupo feminino cantou músicas de boygroups que estavam presentes na audiência, como BTS, EXO, Wanna One e Winner, mostrando toda a potência vocal do grupo mesmo em músicas de outros artistas. O medley é uma introdução para a performance de Yes I Am, que tem muitos high notes e Hwasa investindo nos ad libs de impressionar.


Egotistic - Music Bank (2018)



Na apresentação de 2018, alguns aspectos que provam que as meninas do Mamamoo estavam de fato cantando ao vivo são o som das respirações delas no microfone em alguns momentos, os high notes da Solar, que são sua marca registrada e, óbvio, nas partes do rap da Moonbyul, quando é muito fácil perceber que não há nenhuma dublagem rolando ali. Em alguns momentos, a voz da Hwasa também fica mais baixa, por causa dos movimentos ou até pela intenção da própria cantora.


Gogobebe + Starry Night - BOF (2019)



No Busan One Asia Festival de 2019, as meninas fizeram uma apresentação de duas músicas, Gogobebe e Starry Night, e é uma performance cheia de evidências de que não tem dublagem nenhuma. Várias interações com os fãs na plateia, além do som da respiração e mudanças no tom da música são apenas alguns exemplos. Mas o que mais chama a atenção dos fãs nessa apresentação é o momento em que a Wheein começa a cantar um trecho da Solar sem perceber, e a Solar continua a cantar, mas rindo, por conta da confusão. Coisas que só acontecem ao vivo!



Aya - KBS World TV (2020)



Aya é um prato cheio de vocais de qualidade e talento de cair o queixo. Logo no início, na primeira parte da Moonbyul, dá para ouvir a respiração dela, além de que em partes de rap é bem mais fácil perceber o playback, e aqui obviamente não tem. E, mais uma vez, Solar mostrando que quem sabe faz ao vivo, dando tudo que tem nos agudos, que não são nada fáceis, especialmente quando se está dançando.



Where Are We Now - M Countdown (2021)



Em 2021, Mamamoo fez seu comeback stage no MCountdown, e foi um espetáculo de proporções inimagináveis. Cantando a música Where Are We Now, as integrantes, inclusive a rapper Moonbyul, colocaram a voz para jogo e entregaram vocais de arrepiar qualquer um. Não é preciso dar explicações sobre elas estarem cantando ao vivo nessa canção, apenas ouvindo já é possível perceber que sim, elas estão.


Illella - Inkigayo (2022)



Óbvio que não podia faltar o lançamento mais recente, Illella, uma das faixas do novo álbum Mic On. Nessa apresentação feita no Inkigayo, da SBS, os vocais foram colocados para jogo.


No More Drama - Pikicast Live (2019)



Temos aqui menção honrosa para essa live de 2019, em que elas cantam o sucesso No More Drama. A apresentação ficou muito famosa por parecer uma versão de estúdio, e os fãs jurarem que de fato era gravado, mas em um momento, a Wheein faz questão de mexer nos papéis perto do microfone para fazer barulho. Essa é uma das táticas que elas usam para não deixar dúvida nenhuma que o microfone está ligado.


Algum fã de Mamamoo por aqui? O que você achou das apresentações que selecionamos? Conta pro Café lá nas redes sociais qual é a sua favorita, vamos adorar saber!


141 visualizações

Posts Relacionados

Commentaires


bottom of page