top of page

HOLIDAY: Winner retorna em álbum de verão alegre com atmosfera linear

Atualizado: 4 de fev. de 2023

Depois de uma grande pausa, o boygroup de grandes sucessos mostra seu lado brilhante em seu 4° mini álbum

(YG Entertainment)

Com a metade do grupo tendo realizado o serviço militar obrigatório, o Winner encontrou um ótimo momento para retornar antes do alistamento dos outros dois membros. O quarteto fez seu comeback nesta terça-feira (05) com o 4° mini álbum HOLIDAY que conta com 6 faixas, seu primeiro lançamento desde 2020.


O grupo que possui quase 9 anos de carreira é o dono de sucessos como REALLY REALLY e EVERYDAY, faixas animadas e fáceis de ouvir. Em HOLIDAY essa energia é mantida não só na faixa principal, e mostra que o boygroup apostou em continuar fazendo o estilo que funciona bem sem se arriscar em outros ritmos. Confira o que mais o Café com Kimchi achou do álbum após a publicidade!



Durante uma coletiva de imprensa os membros afirmaram que escolheram I Love U como faixa principal deste álbum porque queria trazer um música que não fosse tão séria, com a intenção de mostrar que são leves e ainda brilham mesmo estando em seu nono ano de carreira, como relataram ao portal Kpop-Herald.


Em I LOVE U o grupo fez jus ao que desejava entregar, a música é um upbeat divertido e sua estrutura se assemelha um pouco a trabalhos anteriores, como Really Really e Millions. Com um estilo retrô e refrão chiclete, a canção traz elementos de funk pop (mas não o funk que conhecemos). Essa faixa é a típica música de verão que o Winner sabe fazer muito bem e esses aspectos estão presentes no MV que possui muitas transições de cenário e é cheio de momentos engraçados que conversam com a energia alegre dos integrantes enquanto performam.



A vibe retrô presente na faixa principal continua, mas fica mais forte em 10 MIN que utiliza sintetizadores que funcionam bem com a música, mantendo o ritmo animado e conversando com a faixa anterior. No entanto é a partir de HOLIDAY que a sensação é de que a atmosfera não muda e que a música é uma mistura do que já havia sido mostrado nas faixas anteriores, mas com uma roupagem diferente. Apesar dessa sensação, HOLIDAY merece um certo destaque pois realmente passa a ideia do álbum de ser algo leve e que remete a férias, feriados e momentos descontraídos. Essa faixa com certeza também funcionaria bem como faixa título.


Leia também: "IM NAYEON: "Pop!" prova que carisma prevalece contra a inovação musical."


SWEET HOME é a peça que mais se diferencia na tracklist. O início suave com o piano valoriza os vocais marcantes do grupo. A canção impressiona ao ganhar um ritmo mais agitado no refrão e dá espaço para o rap que não havia aparecido tanto nas outras faixas. Um diferencial é o uso inusitado da gaita que acompanha todo o refrão, demonstrando a intenção de testar algo novo aqui. SWEET HOME termina com um coro pra fechar, artifício que foi usado de forma excessiva na maioria das produções.


FAMILY parece ser uma carta aos fãs. Com referências a sucessos anteriores do grupo como eles trabalham com uma música alegre mantendo a mesma energia das outras canções. O rap do integrante Mino e a música fala sobre as memórias do grupo e sobre proteger a família que são junto com seus fãs. “Se existe uma relação mais forte que o sangue, provavelmente é a nossa.


E por fim LITTLE FINGER fecha o álbum com uma sonoridade mais leve e que se destaca de todas as outras de forma positiva. A influência de R&B é notável e o refrão é melódico, cativando o ouvinte facilmente. Talvez esse seja o maior acerto do grupo neste álbum de verão, o instrumental traz uma nostalgia das músicas antigas do grupo como Sentimental, lançada em 2016.


Em geral, HOLIDAY cumpre com o que promete se levarmos em consideração o conceito de ser algo mais leve e alegre. A seleção das músicas faz sentido mas infelizmente não prende o ouvinte durante todo o álbum pois aposta em manter um atmosfera muito linear e que não passeia por outros ritmos. Apesar de ser claro que o grupo trabalha muito bem com esse estilo animado e pop acaba deixando um gostinho de quero mais em pensar que eles com certeza fariam um ótimo trabalho explorando outras sonoridades.




Nota: Lembrando que o papel da nossa crítica, independente de positiva ou negativa, é apontar elementos para você construir a sua opinião sobre aquela obra; seja uma música de K-pop ou dorama. Está tudo bem concordar ou discordar de tudo o que a gente disse aqui, mas não esquece de dizer o que você achou desse lançamento nos comentários, no Twitter ou no Instagram do Café!

44 visualizações

Comments


bottom of page