top of page

Como o K-pop utiliza da língua de sinais para gerar inclusão?

Atualizado: 5 de set. de 2023

Confira alguns momentos em que a linguagem de sinais esteve presente no universo da música sul-coreana

Idols reproduzindo língua de sinais
Reprodução: YouTube

Além de ultrapassar as fronteiras da cultura e do idioma, o K-pop nunca se limitou a uma comunicação mais profunda com seus apreciadores. Dando voz aos ritmos e melodias, transcendendo o que pode ser ouvido, uma experiência mais inclusiva é criada. Não só usando a expressão corporal por meio de coreografias, eles se estendem para língua de sinais — uma conexão que torna o estilo mais enriquecedor e diversificado.


As coreografias sempre foram um aspecto marcante no K-pop, que não servem apenas complemento visual, mas, também, uma forma de arte dos artistas. A língua de sinais se entrelaçou com as performances, como maior forma de expressão. Conheça artistas que acolheram e enriqueceram a conexão de fã e ídolo.


SEVENTEEN


Por muitas vezes, os membros do SEVENTEEN demonstraram uma extensa conexão com a língua de sinais. Esta forma de comunicação já foi manifestada em muitas de suas coreografias icônicas, como em "Thanks", "Home", "_World", e até mesmo em "Darl+ing", onde incorporaram a Língua Americana de Sinais (ASL). Além das suas performances, durante alguns concertos da turnê 'Be The Sun', intérpretes foram incluídos, marcando um compromisso com a acessibilidade, assim como os próprios membros tentaram uma maior conexão com os fãs da mesma forma.



MAMAMOO


Um grupo que não cansa de surpreender, é o MAMAMOO! Na coreografia de "Starry Night", as talentosas integrantes fazem o sinal de "estrelas brilhando" durante o refrão, e, assim, tornam a música ainda mais incrível. As membros Wheein e Hwasa já se destacaram ao se comunicarem com uma fã surda por meio da língua de sinais durante um evento de autógrafos do grupo, expressando apoio e gratidão.



BTOB


Sendo revolucionários, o BTOB marcou a indústria com “Missing You, ao adaptar sinais para sua coreografia e com uma ideia que partiu dos próprios membros, tornando a música ainda mais comovente que a letra. Eles emocionaram o público ao lançarem uma colaboração com a tradução completa, da mesma música, para Língua de Sinais Coreana (KSL).




EUNJI (Apink)


Sendo incrível em todos os aspectos, Eunji do Apink, demonstrou total entrega aos sentimentos quando fez uma performance em língua de sinais para seu remake de "Blue Whale". A cantora disse que queria mostrar de outra forma o poder e a mensagem que a música tinha, ao ter a ideia de interpretar a KSL no vídeo.



ATEEZ


Wooyoung do ATEEZ é muito reconhecido por sua inclusão da língua de sinais em sua rotina. Ele demonstrou essa dedicação em diversos momentos, como durante as apresentações de promoção do grupo e nos momentos de ending fairy, quando se comunicou utilizando a KSL. Além disso, Wooyoung também exibiu seus conhecimentos durante seu vídeo de performance autoral da música "1-800-237-8255" de Logic ft. Alessia Cara e Khalid.



BÔNUS: XG

Na categoria J-Pop, são elas que marcam presença! As divas já fizeram alguns vídeos com partes de suas músicas traduzidas para o ASL. A música "GRL GVNG" conta com uma versão completamente interpretada em língua de sinais pelas próprias membros do grupo. Confira:




A inclusão dentro do K-pop vem sendo mais real a cada vez. Além de ser essencial, é especial ver como os artistas que tanto admiramos, fazem questão de criar um contato maior com seus fãs. Você sabe sobre mais artistas que trouxeram esse ou outro tipo de inclusão para os fãs de K-pop? Conta pra gente!

144 visualizações

Comments


bottom of page