top of page

Hora do desabafo: conheça 8 músicas tristes no k-pop para ouvir e chorar

Nem só de músicas felizes vive o kpopper, confira canções melancólicas, desde o instrumental até a letra


(Reprodução SM Ent. / YG Ent. / CUBE)


Todo mundo adora um bom R&B, ou uma música divertida e agitada. Não são todas as pessoas que curtem uma balada romântica, uma canção que acalma a alma, mas muitas também correm de músicas tristes que tocam o coração e provocam aquela dorzinha no peito, seja por desamores, arrependimentos ou por inseguranças. Se você é um kpopper (ou não-kpopper), e gosta de viver e processar sua tristeza até que ela desapareça, aqui está uma lista perfeita para ter como trilha sonora.


Você é essa pessoa? Então vem com a gente! Não é fã desse estilo, mas está curiosa ou aberta para explorar um pouco mais? Está convidada também.





Hope Not - BLACKPINK


Vamos começar essa lista com uma música arrasadora. BLACKPINK é conhecido por seu conceito girl crush, canções fortes e com instrumentais marcantes. Mas ao passear pelas b-sides do girlgroup, é possível encontrar boas surpresas como Hope Not, que é tão boa quanto qualquer outra title do grupo, porém se difere no estilo que costumam apresentar. Vocais bem sensíveis e letra dolorosa compõem essa faixa do álbum Kill This Love que marca o término de uma relação que não acabou bem, assim elas cantam “Você precisa conhecer alguém melhor que eu e ser feliz, Mas quero que não a ponto de me esquecer”.



Universe - EXO


Faixa título do último álbum de inverno lançado pelo EXO, Universe é uma canção perfeita para cantar o mais alto que puder e colocar toda a dor para fora. A música é sobre uma relação que chegou ao fim, mas quem canta ainda tem um ponto de esperança para uma reconciliação. Além da letra e instrumental marcante, o MV possui um conceito de cafeteria, estética impecável, com paleta de cores suaves, demonstrando melancolia e serenidade ao mesmo tempo. “Eu buscarei através do universo, Até que te encontre novamente, Eu não apagarei nem as menores memórias”.





The Truth Untold - BTS


Uma das músicas mais tristes do BTS, e bem propensa a te fazer chorar, esta é a b-side do Love Yourself: Tear. Não é necessário entender a letra para captar a essência melancólica de The Truth Untold. A faixa é sobre duvidar da própria personalidade e se sentir insuficiente para a pessoa que gosta. O grupo entrega tanta sensibilidade através desta, que é perceptível através dos vocais de cada integrante. Da forma mais dolorosa, eles cantam "Você sabe que eu não consigo, Me mostrar para você, Me entregar a você, Eu não posso te mostrar esse meu lado miserável".



How can I love the heartbreak, You're the one I love - AKMU


Piano imponente e vocais harmônicos são as principais características dessa balada do AKMU. O duo formado por irmãos sempre entrega o melhor em qualquer gênero que se proponha. Dessa vez, o desamor é a temática da música, que conta a história de um relacionamento que está apenas a alguns passos do fim, e por mais doloroso que seja, não tem volta. A canção ressalta que apenas amor não é suficiente. "Percebi naquele momento, Que não posso ir além, A cada passo mais perto do término, Parecia que nossas mãos dadas desapareciam".



Empty - Winner


Você já se sentiu vazio ao ser deixado por alguém? É esse o tópico tratado em Empty, aquela decepção amorosa que vai levar muito tempo para curar. O instrumental acústico da música não reflete tanto o sentimento que a letra passa, é como se fosse uma tristeza mascarada pela melodia R&B, ao invés de um ritmo lento proporcionado por uma balada romântica. "Acabou meu amor, Onde você está? Agora nós só somos memória, Nós éramos felizes, Não me esqueça, Vamos nos encontrar de novo".







Missing You - BTOB


Missing You do BTOB - que completa 10 anos em 2022, é a faixa título do álbum Brother Act, e não é nada mais e nada menos que um popzinho acústico sereno onde voz e violão se ressaltam mais. A letra é sobre sentir falta de alguém que foi embora mesmo depois de ter passado muito tempo, é sobre ver os dias e anos se passando e se dar conta de que aquela saudade ainda se faz presente. "Meu coração não mudou, Mesmo depois de alguns anos ainda sinto sua falta".



Beautiful Goodbye - Chen


Chen do EXO é ótimo em servir baladas, então ele não poderia estar fora dessa lista. Beautiful Goodbye é a title do seu primeiro álbum solo, o April And a Flower. O piano em conjunto com seu vocal muito forte e evidente combinam com a letra melancólica da faixa. O cantor coloca os trechos com bastante emoção, então é possível sentir toda emoção que ele pretende passar, e a música evidencia um término amigável, onde há uma conversa e uma despedida. "Quando abril se acabar, Vamos andar por aí, Como se nada estivesse errado, Para que nosso último adeus seja lindo, Apenas sorria um pouco até lá".



Hero's Soup - Stray Kids


Com uma letra bastante subjetiva, Hero's Soup dá a ideia de um filho que canta inocentemente sobre um pai que lida com o alcoolismo. De forma bem sucinta, o grupo faz um paralelo sobre essa doença com a sopa de ressaca que é bem comum de ser consumida na Coreia do Sul no dia seguinte a uma noite de bebedeira. Na música, eles cantam sobre o pai tomar a sopa frequentemente, todos os dias, mesmo que seja picante ele não deixa de consumi-la, e o filho não entende o por quê. "A sopa de ressaca que meu pai toma toda manhã, Não gosto dela, é muito apimentada, Não sei por que ele gosta".



Para você, qual dessas é a mais triste?


866 visualizações
bottom of page