top of page

Os hits de K-pop da temporada: Relembre músicas icônicas de verão lançadas por girlgroups

Grupos como STAYC, Red Velvet e Sistar dominaram as paradas sul-coreanas com canções refrescantes e memoráveis.


(Divulgação/High Up Entertainment)

É inegável que quando se diz respeito a lançamentos atemporais, diretamente relacionados à estética refrescante e colorida do verão, os girlgroups são definitivamente um destaque digno de permanecer na memória. É difícil ver um grupo feminino de k-pop, que no decorrer de sua carreira, não tenha feito um único lançamento de verão. Relembre alguns hits veraneios, que mesmo fora da época vão te remeter a estação em que os girlgroups mais brilham.


Paleta de cores quentes transmitem a sensação térmica do verão sul-coreano, cenários ao livre, no campo, praia, fundos animados, cheio de frutas e cores. Roupas em sua maioria associadas ao estilo boho, que transmite a essência do verão longe da grande metrópole que é Seul. No decorrer dos anos, mesmo com as tendências estéticas e musicais, essa base virou quase uma referência no que diz respeito a identidade visual dos girlgroups e seus lançamentos de veraneio.


Contudo, o estilo musical lida com mudanças de acordo com as propostas e estilos musicais de cada artista ou grupo, o que nos leva a uma variedade de canções que fazem do verão sul-coreano um grande evento refrescante e tão aguardado por fãs ao redor do mundo.


É impossível falar de músicas de verão sem citar STAYC, o sexteto fez seu retorno no dia 16 de agosto com o mini-álbum “Teenfresh, cuja faixa-título “Bubble” tem muito potencial para se tornar mais um viral do grupo. O cenário divertido somado às cores brilhantes fazem do clipe um belo festival estético da temporada. O girlgroup demonstra sua capacidade de inovação ao apresentar o conceito girl crush de forma inovadora e sem apelar para a lógica saturada que já não faz mais tanto sucesso atualmente, as integrantes provam que o sucesso do grupo veio para ficar.



Em seu terceiro mini-álbum “We Need Love, lançado no verão de 2022, o STAYC prova que seu sucesso não se trata de uma breve coincidência. A diversidade de faixas-título que fizeram sucesso dentro e fora da Coreia do Sul, expressam a versatilidade do grupo que debutou na ainda recente 4º geração, no ano de 2020. O sexteto fez seu primeiro lançamento de verão com a canção “Beautiful Monster”, uma faixa dance pop com sintetizadores com uma melodia mais simples e bem característica do estilo.


Diferentemente das canções de verão mais fofas e divertidas ou das faixas quentes e sensuais, o STAYC propôs o uso do girl crush de forma moderada e que aproveita muito bem da estética boho chic. Os efeitos especiais e iluminação amarelada e levemente saturada fazem jus a energia da estação com direito às clássicas cenas ao ar livre.



Mas além de STAYC, os girlgroups marcam fortemente o verão. Que tal relembrar algumas das músicas atemporais do verão da Coreia do Sul? Vem curtir essa nostalgia e confira a seleção feita pelo Café com Kimchi logo após a publicidade!


Leia mais: Um Ano de STAYC Girls: Relembre os principais lançamentos do grupo



Girls Generation - Party


A música “Party” foi lançada em julho de 2015, e trata-se de um pré-single referente ao disco “Lion Heart” de 2015, que representa uma nova fase do grupo que naquela época tinha acabado de completar sete anos de carreira. Em um clipe gravado no litoral da Tailândia, as integrantes abusam das cores e de uma estética um pouco mais leve, o foco são os momentos de descontração na praia como uma divertida festa de verão.


A canção atingiu o topo da Parada Digital do Gaon e o quarto lugar na Parada de Canções Digitais Mundiais da Billboard, e permaneceu nos charts por semanas, provando a capacidade do girlgroup senior de se manter no topo apesar de pertencer à 2º geração quando a terceira já dava seus primeiros passos.




Sistar - Touch My Body


A tarefa de selecionar apenas uma canção do grupo feminino conhecido popularmente como “As Rainhas do Verão” torna-se difícil ao analisar a quantidade de hits que o girlgroup lançou no decorrer de sua carreira.Touch My Body” de fato é um dos maiores sucessos de verão do Sistar. A estética sexy que não se resume aos visuais, mas também as letras, que somadas à batida eletrizante da música representam sem sombra de dúvidas a identidade do girlgroup.


A faixa pertence ao disco “Touch n Move”, lançado em julho de 2014 que estreou em segundo lugar no Gaon Album Chart. Enquanto a música ganhou o prêmio Golden Disc Award: Canções do Ano.



Red Velvet - Red Flavor


Uma salada de frutas em fundo verde foram o suficiente para que o Red Velvet desse origem a uma das melhores canções de verão, sem abrir mão da sua estética excêntrica . “Red Flavor” é o single do disco de verão “The Red Summer”, lançado em julho de 2017, a faixa é um dance-pop cheia de referências à estação mais quente do ano. O MV conta com um visual diverso, ao invés dos trajes boho as integrantes usam navy, além de cores quentes em um trabalho que bebe das referências de design nipônicas e do Pop Art.


A faixa e o disco como um todo foram muito bem recebidos pela crítica e pelo público, ocupando o posto de hino do verão daquele ano. A música foi a primeira do grupo a estrear em primeiro lugar no Gaon Digital Chart e em quarto lugar na Billboard World Digital Songs.




TWICE - Dance The Night Away


A diversidade de conceitos explorados pelo TWICE no decorrer da carreira é uma prova da versatilidade do grupo sem abandonar a própria identidade. Em “Dance The Night Away”, o grupo entrega uma canção de verão divertida, agradável o suficiente para permanecer na memória, no que diz respeito a canções de verão. Essa, de fato, foi a primeira faixa de verão do grupo e está vinculada ao repackage de “What Is Love?” denominado “Summer Nights”, lançado no verão de 2018.


Com um MV gravado no Japão, as integrantes despertam em uma ilha como náufragas em um clipe colorido e divertido que se assemelha à proposta do filme “Barbie Princesa da Ilha”, com direito a uma festa noturna na praia e muita dança.



Também adora as músicas de girlgroups que embalam o verão sul-coreano? Gosta de outras canções que não foram mencionadas aqui? Comente com o Café com Kimchi em nossas redes sociais!


43 visualizações

Comments


bottom of page