top of page

Um Ano de STAYC Girls: Relembre os principais lançamentos do grupo

Atualizado: 11 de nov. de 2021

O aniversário das rookies é marcado por uma discografia impecável e indicações para as principais premiações da Coreia

(Divulgação/ High Up Ent.)

Nesta quinta-feira (sexta-feira, pelo fuso horário coreano), o STAYC celebra seu primeiro aniversário de debut. O grupo feminino da High Up Entertainment — por sinal, o primeiro grupo lançado pela empresa — foi apresentado ao público no dia 12 de novembro de 2020 com o single-album Star To A New Culture, cujo acrônimo dá nome ao conjunto de seis integrantes: Sumin, Sieun, Isa, Seeun, Yoon e J.


As meninas debutaram com So Bad, uma faixa que mistura os ritmos pop, eletrônico e synth-wave. O Music Video reúne elementos digitais, futuristas e muito, muito brilho. A combinação possibilitou que as meninas conseguissem bons resultados no debut e também fez com que elas conquistassem uma admiradora ilustre aqui no Brasil. A Pabllo Vittar se inspirou em So Bad para a faixa Ultra Som, do seu último álbum Batidão Tropical.




Desde o debut, o STAYC conta com a dupla de produtores Black Eyed Pilseung nos seus lançamentos. Eles são os responsáveis por sucessos como Bubble Pop da HYUNA, Touch My Body e Lonely do SISTAR, Gotta Go e Roller Coaster da Chungha, e %% do Apink. Só com o TWICE foram cinco faixas titulares: Like Ooh Ahh, Cheer up, TT, Likey e TT. Hitmakers que chama, né?


Os produtores renomados também estavam envolvidos no lançamento do segundo álbum do STAYC, o mini Staydom. A title ASAP foi um verdadeiro sopro de ar fresco à época, pois apostou no conceito meigo, somado a um MV divertido e uma batida alegre; algo totalmente diferente da proposta girl crush que dominou os grupos femininos na primeira metade de 2021. E a coreografia é uma fofura!



Com ASAP, o sexteto alcançou uma incrível marca para alguém com tão pouco tempo de carreira: o STAYC alcançou a 9ª posição no K-pop Hot 100, o chart da Billboard. Na Coreia, a canção também agradou outros idols. Membros do ATEEZ, MOMOLAND, ITZY, ASTRO e muitos outros grupos surpreenderam os fãs com covers da música. O Sunwoo e o Q do THE BOYZ, por exemplo, dançaram um trechinho durante uma live!


Porém, apesar dos bons resultados, o STAYC teve um lançamento ainda mais especial que ASAP. Em setembro, as meninas fizeram um come back com o álbum Stereotype e a faixa titular homônima. Stereotype tem um apelo emocional para as integrantes e os fãs, porque foi a primeira música gravada como um grupo. Ela ficou engavetada por quase um ano e, por pouco, não foi o debut single no lugar de So Bad. Não à toa é tão importante!


Stereotype apresenta uma melodia de synth-pop, que mistura elementos clássicos (como a flauta) com batidas dançantes e aceleradas; mas sem gerar estranhamento ao ouvinte. Com o álbum, o STAYC bateu o próprio recorde de vendas: 114 mil cópias na primeira semana. E, com a música, o grupo conseguiu sua primeira vitória — ou win — em um programa musical. Foi o último lançamento do sexteto, mas as meninas apareceram no Halloween, com um vídeo especial para os fãs.


Atualmente, o STAYC não tem uma agenda de atividades definida. Especula-se, no entanto, que o grupo terá um come back no primeiro semestre do ano que vem. O rumor surgiu através de um Insider, que afirmou também que o grupo irá apostar em um conceito parecido com Bad Boy do Red Velvet. A expectativa é grande para os SWITHS, como se denominam os fãs.


(Divulgação/ High Up Ent.)

Até o próximo come back, o primeiro grupo da High Up Entertainment terá a chance de ampliar a sua lista de conquistas, afinal, a temporada de premiações está chegando. O MAMA e o MMA acontecem em dezembro. O STAYC está entre os indicados do MelOn Music Awards (MMA) para o prêmio de Melhor Grupo Feminino, Rookie do Ano e o TOP 10 (Bonsang).


Já na lista de indicados para o Mnet Asian Music Awards (MAMA), o STAYC concorre aos prêmios de Melhor Nova Artista Feminina, Artista do ano e Worldwide Fans Choice TOP 10. Com ASAP, elas podem ganhar Melhor Performance de Dança (Grupo Feminino) e Música do Ano. Já estamos na torcida!


(Divulgação/ High Up Ent.)

Comentários


bottom of page