A tendência Barbiecore vai vestir de rosa também os dorameiros: veja enredos coreanos que se parecem com as animações da boneca
(Reprodução / Universal / tvN)
Nas últimas semanas, a Internet tem enlouquecido de amores pela boneca mais famosa do mundo. A febre começou com as filmagens do live-action da Barbie e evoluiu para as tendências de moda — o famoso Barbiecore —, mas se engana quem pensa que este frenesi pink está perto de acabar. Agora é a vez do Café Com Kimchi trazer o Barbieverso para a Dramaland. Quem diria?
A partir de 2001 com o lançamento de Barbie: O Quebra-Nozes, a boneca deixou de ser apenas um brinquedo icônico para alcançar também uma carreira no universo dos filmes. Como "atriz", a Barbie já estrelou em mais de 30 filmes de animação, e alguns deles resguardam similaridades com o plot de doramas. O Café reuniu 6 k-dramas que lembram — ainda que remotamente — o enredo dos filmes da loirinha. Confira após a publicidade.
Fashion King X Barbie: Moda e Magia
(Reprodução / Universal / SBS)
Se despirmos o filme da Barbie de 2010 de toda a mágica, o que sobra? O enredo gira em torno de duas estilistas, a tia da Barbie e sua maior concorrente, a vilã da animação. Ambas trabalham em Paris, a Capital da Moda, e a competitividade neste meio é um dos temas centrais do filme, embora fique um pouco escondida por baixo de camadas de fantasia (fadas, armário mágico). Porém, é a rivalidade entre as duas boutiques é o que faz a trama avançar.
A competição no mundo da moda é também o fio condutor do dorama Fashion King (2012). Nele, o título de melhor grife do país é disputado pelos estilistas Young Gul (Yoo Ah In) e Lee Gayoung (Shin Sekyung). Eventualmente, os dois se unem na trama, mas uma concorrente de luxo — por sinal, a antiga boutique da personagem Gayoung — torna a caminhada até o topo mais difícil.
The King's Affection X Barbie: A Princesa e A Plebeia
(Reprodução / Universal / KBS)
No filme de 2004 inspirado em um clássico, as protagonistas são duas personagens idênticas, porém, com vidas bastante diferentes: uma é da realeza, a outra uma costureira sem nada de sangue azul. Quando a princesa é raptada, um funcionário do castelo chama a plebeia para substituí-la até que o mistério em torno do sequestro seja esclarecido. Esta é a porta de entrada para um plot cheio de aventura e muito romance.
No dorama épico O Rei de Porcelana (2021), dois irmãos gêmeos são separados ao nascer e têm os mesmo destinos da Barbie na animação: um ocupa o trono e a outra cresce como uma plebeia. Quando o Rei morre, sua irmã viva Dam-yi (Park Eunbi) é convocada ao palácio para ficar no lugar dele. Para proteger o disfarce, Dam-yi se distancia de todos que possam reconhecê-la com uma fraude, mas acaba se apaixonando pelo tutor real Ji-woon (Rowoon).
Navillera X Barbie: As 12 Princesas Bailarinas
(Reprodução / Universal / tvN)
No encantador '12 Princesas' (2006), uma mensagem central é a paixão pela dança. Aqui, a Barbie divide o castelo com onze irmãs e o pai viúvo, o Rei. O amor pelo balé, segundo o pai, distrai as princesas dos deveres de realeza; por isso ele convida uma prima — a vilã Rowena — para orientar as jovens. A "educação" da Rowena é implacável, e o único alívio das irmãs é fugir para um mundo mágico e dançar a noite toda.
Em Navillera (2021), a paixão pelo balé é também o que move Deok-chul (Park In-hwan), um carteiro aposentado de 70 anos, a se entregar a um sonho antigo e se matricular em uma escola de dança. Lá, ele conta com a ajuda do bailarino Lee Chae-rok (Song Kang). O dorama ainda aborda temas dramáticos como os desafios de envelhecer, o diagnóstico de Alzheimer e como manter um sonho vivo apesar das dificuldades.
Achou pesado? Bem, há de se convir que, ao abordar o luto, dramas familiares e até uma tentativa de assassinato, '12 Princesas' também não é o filme mais "leve" da Barbie.
Hwarang X Barbie: As Três Mosqueteiras
(Reprodução / Universal / KBS)
Um grupo de elite, organizado e muito bem treinado para proteger a realeza de inimigos que estão mais perto do que se pode imaginar. Esta é a premissa do filme da Barbie de 2009, uma releitura do romance histórico que traz três jovens garotas como a defesa mais eficiente da Coroa francesa. Na animação repleta de ação e aventura, Barbie é Corinne, filha do lendário mosqueteiro D'Artagnan.
Um grupo de elite, organizado e muito bem treinado para proteger a realeza... Bem, esta também é a premissa de Hwarang (2016). No dorama que se destaca pelo super time de atores e de idols em cena — o V do BTS e o Minho do SHINee —, jovens guerreiros são preparados para defender a Dinastia Silla, sem saber que o futuro Rei também treina entre eles. É uma trama épica cheia de aventura e batalhas que todo bom dorameiro deve conferir.
Painter Of The Wind X Barbie: Rapunzel
(Reprodução / Universal / SBS)
No filme de 2002 inspirado no conto de fadas, a Barbie é trancafiada em uma torre pela cruel madrasta. Seu contato com o mundo exterior só é possível graças a um pincel mágico — um presente do seu falecido pai — com o qual a protagonista pode viajar para qualquer cena que pintar. Com uma ambientação medieval, a animação também aborda temas como amizade e a descoberta do mundo pela ótica de uma jovem mulher.
Painter Of The Wind (2008) também coloca a ótica de uma jovem pintora em destaque. Aqui, a protagonista é Shin Yun-bok (Moon Geun-young), artista importante da Dinastia Coreana Joseon e que — com a devida licença poética —, era uma mulher disfarçada de homem. Ela assume a identidade masculina para descobrir mais sobre o assassinato do pai e acaba conhecendo Kim Hong-do (Park Shin-yang), com quem desenvolve uma forte relação.
100 Days My Prince X Barbie: Princesa da Ilha
(Reprodução / Universal / tvN)
No filme musical de 2007, a Barbie é Ro, uma sobrevivente de um naufrágio que vive em uma ilha deserta com seu trio de amigos animais, com quem ela, surpreendentemente, consegue se comunicar. Com o desenrolar da trama, Ro volta à civilização a convite de um príncipe bonitão e explorador, e descobre que sua real identidade é Rosella, uma princesa perdida. O enredo ainda oferece muita aventura e romance.
Do Kyungsoo (do EXO) também é um príncipe perdido e sem lembranças da sua vida real em 100 Days My Prince. Ele interpreta o personagem Lee Yul, o nobre que, durante uma tentativa de assassinato, perde a memória e acaba em um humilde vilarejo. Lá, Yul é obrigado a se casar — por um decreto que ele mesmo deixou como príncipe — com a única solteira da cidade, Yeon Hongshim (Nam Jihyun). Apesar de ninguém aqui falar com animais, o dorama entrega leveza, diversão e romance com esse casal fofo e inusitado.
Lembrou de outro dorama que "combina" com um filme da Barbie? Conta no nosso Twitter e Instagram!
Comments