Quem são a "Rainha do K-pop" e os "Ídolos da Nação"? Conheça os maiores títulos do pop coreano!
- vics

- há 1 dia
- 10 min de leitura
Atualizado: há 11 minutos
Fadas da Nação, Reis do Kpop, Ídolos dos Ídolos... Esses são são apenas alguns dos diversos títulos honorários reconhecidos na indústria; saiba mais!

(SM Entertainment/Divulgação)
O K-pop é um símbolo de grande orgulho para os coreanos, desde antes da existência da famoso Onda Hallyu. E mesmo não sendo o gênero musical mais popular dentro da Coreia, existem uma quantidade seleta de grupos e idols que alcançaram tamanho reconhecimento nacional, a ponto de estabelecer títulos do K-pop, que são honorários e reconhecidos pela nação como um todo.
Escolha da Nação, Princesa de Gelo, Maknae de Ouro e Chanel Humana são alguns dos mais famosos títulos do K-pop, com nomes que vão desde a primeira geração até as mais recentes. Confira mais abaixo:
Os grupos e idols que ganharam títulos dentro do K-pop
Fadas da Nação
Antes mesmo de existir o Ending Fairy, a Coreia já viveu a era das Fadas da Nação, representadas pelo S.E.S. O grupo feminino da primeira geração, formado pela SM Entertainment em 1997, é constantemente creditado como o primeiro girlgroup do K-pop moderno, sendo responsável por famosos hits, como Dreams Come True — sim, a música do æspa, originalmente do trio.
Por seu visual e conceito inspirado em contos de fadas, o S.E.S recebe o título honorário de Fadas da Nação, ainda sendo reconhecidas como "Lendas das músicas de grilgroup" e o "Primeiro grupo idol popularmente reconhecido".
Com o disband em 2002, o título do K-pop passou a ser atribuído à influente Lee Hyori, quando a ex-membro do Fin.K.L (1998-2002) debutou nos programas de variedades com Family Outing, em 2008. Desde então, a adorada dona do hit 10 Minutes é reconhecida como a Fada da Nação.
Ídolos da Nação
É possível que ao ouvir Ídolos da Nação, você talvez tenha pensado em nomes como SHINee ou BTS. Mas o título é muito mais antigo do que esses idols.
O renome fica com o influente grupo da primeira geração g.o.d, responsáveis por uma carreira de estrondoso sucesso que se estendeu de 1999 a 2005.
Em uma era pré-digital, o grupo da SidusHQ foi um dos raros artistas a conseguir atingir o lendário título de million-sellers. Também acumulando o título de Lendas do Kpop, eles se estabeleceram confortavelmente no mercado como um dos maiores grupos masculinos a existir, reconhecidos pela narrativa lírica de seus hits, até hoje objetos de estudo da língua coreana.
Rainha do K-pop
Não existe hoje uma idol que tenha contribuído mais para o K-pop do que BoA. A artista veterana, que comemorou 25 anos de carreira neste ano, é um verdadeiro furacão, tendo não apenas construído todas as bases para a SM Entertainment, empresa com que segue até hoje, como também pavimentando o caminho para todos os idols que vieram depois dela.
O merecido título de Rainha do K-pop nasce como uma resposta a toda a sua influência dentro da indústria e sua longa jornada musical, iniciada no dia 25 de agosto de 2000 quando ela tinha 14 anos, após um período de apenas dois anos de treinamento.

(SM Entertainment/Divulgação)
Com milhões de discos vendidos e oito MAMA Awards em uma época que o Youtube ainda nem existia, BoA foi a primeira artista coreana a conseguir sucesso comercial fora do país, vendendo mais de 1 milhão de cópias do seu debut japonês e, posteriormente, se tornando a única não-japonesa a ter seis álbuns #1 consecutivos no Japão.
O marco é até mesmo analisado de um ponto de vista histórico e sociocultural por analistas sociopolíticos, críticos da música, jornalistas e estudiosos acadêmicos, que colocam a artista como a peça pivô na troca cultural entre Coreia e Japão após a conturbada história entre os dois países pós-Segunda Guerra Mundial.
Ainda, sendo a primeira artista coreana a aparecer na conceituada Billboard 200 e rapidamente tornando-se a maior referência no mercado, a também atriz, produtora e compositora segue fazendo lançamentos musicais periódicos, tendo controle total de sua carreira desde meados de 2008. Em 2014, BoA passou a assumir um cargo de produtora criativa na SM, atualmente servindo como a produtora por trás do NCT WISH.
O Ladrão da Nação
Apesar de uma carreira de grande sucesso e hits cultuados no K-pop, Rain possui um título nacional não por suas contribuições ao gênero, mas por seu casamento com a atriz Kim Tae-hee, reconhecida pelos coreanos como a Deusa da Nação por sua beleza.
Por ter conseguido roubar o coração da adorada atriz, Rain é também chamado de Ladrão da Nação.
Boygroup da Nação / Reis do Kpop
É muito possível que não vá haver um grupo tão influente para o K-pop quanto o BIGBANG, o que torna justificável o reconhecimento tanto como o Boygroup da Nação quanto os Reis do Kpop.
O então quinteto, debutado em 2006, não só foi uma força motriz para expandir o kpop para além das barreiras coreanas, como também se tornou um dos grupos mais influentes para o K-pop contemporâneo. O grupo da YG foi responsável por ditar regras que até hoje são vistas como leis no mercado, popularizando artigos de fãs como o lightstick, e tornando comum a troca de cor de cabelo a cada comeback — elementos estes que se tornaram identidade ao gênero musical.
Ainda, através de sua experimentação musical, presença de palco e uma discografia auto-produzida, o atual trio foi capaz de lançar um de seus membros, o lendário G-DRAGON, como um dos maiores It Boys da Coreia, colocando-o como, possivelmente, o maior lançador de tendências que a nação já viu.
Com a promessa de um aguardado comeback inédito, o BIGBANG acumula entradas na Billboard 200, diversos #1, o prêmio de Artista do Ano no MAMA Awards por três anos e o então recorde de maior público em uma turnê coreana da história, com 1.5 milhões de pessoas.
Girlgroup da Nação
Não existe título do Kpop mais famoso do que o Girlgroup da Nação. O renome, que fica com o Girls' Generation (SNSD), é atribuído em decorrência do meteórico sucesso que estabeleceu o então noneto como o maior e mais influente grupo coreano moderno.
Ativas desde 2007, quando debutaram com a música-legado Into the New World, a popularidade imbatível do SNSD resultou nos mais diversos reconhecimentos, como o primeiro e único artista feminino a ganhar um Album Daesang na história, o primeiro girlgroup não-japonês a atingir million-seller no Japão e o primeiro grupo feminino asiático a ter mais de cinco MVs com mais de 100 milhões de visualizações no Youtube.
O grupo referência da SM atingiu tamanha popularidade dentro da Coreia que até mesmo algumas de suas membros ganharam títulos honorários próprios. Antes de ser expulsa, Jessica era conhecida como a Princesa de Gelo por sua aparência de poucos amigos durante programas de variedade ou conteúdos de por trás das cenas.
Yuri, também por suas aparições em programas de variedade, passou a ser reconhecida como a Nora da Nação. Principalmente por conta de sua participação em Invincible Youth, a main-dancer do SNSD tornou-se o sonho #1 de nora de todas as mães coreanas por conta de sua personalidade meio boba, amável e engraçada.
Já Yoona, por ter sua aparência física alcançando o ideal da beleza coreana, passou a ser o Tipo Ideal da Nação, sendo reconhecida pelo seu rosto, proporções corporais e seu papel como o Center e Visual do Girls' Generation.

Ídolo(s) dos Ídolos
Todo grande artista possui um outro grande artista que os influenciou a seguir a carreira na música. E para muitos idols de gerações mais recentes, TAEMIN é a maior representação que um cantor poderia ter.
O maknae do SHINee e solista é reconhecido nacionalmente como o Ídolo dos Ídolos por sua magnética presença de palco, marcando-o como um dos maiores dançarinos do Kpop e um dos vocalistas mais completos do mercado, resultado de sua longa estadia como um ato da SM. E, assim como o seu grupo-mãe, tanto TAEMIN quanto o SHINee são colocados nesse pódio honorário.
Irmãzinha da Nação
Possivelmente a maior e mais amada solista feminina, IU carrega o título do Kpop Irmãzinha da Nação graças a sua aparência e personalidade, marcada por uma jovialidade e inocência que muito remetem à ideia de uma irmã mais nova.
A também atriz é recordista com mais de 30 músicas em #1, tornando-a a cantora mais bem sucedida comercialmente na Coreia. E sendo um dos maiores nomes no mercado coreano, IU é reconhecida pelos seus belíssimos vocais e sua capacidade de influenciar multidões, sendo equiparada à BoA e constantemente referenciada como Rainha do Kpop.
A premiada artista também estende seu sucesso para os dramas (e filmes) coreanos, recebendo o título de Rainha dos Kdramas.
O Primeiro Amor da Nação
Todo mundo lembra quem foi o seu primeiro grande amor. E os coreanos sabem muito bem quem é a pessoa que os fazem lembrar dessa pessoa.
Bae Suzy, ex-integrante do Miss A (2010-2017) e atualmente com uma longa carreira de sucesso como atriz, ganhou o título d'O Primeiro Amor da Nação após a sua participação no filme de grande sucesso Architecture 101.
O cultuado e aclamado romance cinematográfico acompanha a história de um jovem casal que se conhecem em uma aula de arquitetura, se reconectando 15 anos depois. Suzy interpreta a versão jovem da estudante Seo-yeon (Han Ga-in), primeiro amor do personagem principal interpretado pro Uhm Tae-woong.
Irmãos da Nação
Todo país tem o Sandy & Junior que merece e a Coreia tem o Akdong Musician — ou simplesmente AKMU, para os mais íntimos. A dupla formada pelos irmãos Lee Chang-hyuk e Lee Su-hyuk está em atividade desde 2012, quando tinham apenas 16 e 13 anos, respectivamente, ao ganharem a segunda temporada do famoso programa de talentos K-pop Star.
A rápida ascensão ao sucesso com as mais diversas músicas adoradas e altamente reconhecidas pelo o público, como o recente hit viral Love Lee, além de inúmeros prêmios e reconhecimentos como "Gênios da música" ou "Prodígios musicais", geraram a eles o título de Irmãos da Nação.
A Escolha da Nação
Mais do que influência dentro de seu próprio país, o EXO atingiu um patamar de referência internacional que resultou no título A Escolha da Nação. Por sua música, conceito, coreografia e visuais — o pacote completo —, o grupo da SM se tornou a escolha #1 entre coreanos para representar o país quando o assunto era K-pop.
O termo surgiu através da mídia após o grupo ser convidado para representar a Coreia na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2018, onde eles performaram Power. Logo em seguida, em junho do mesmo ano, o governo coreano reconheceu o então octeto como o rosto da Coreia, promovendo-os como os representantes oficiais do país e do turismo.
O Tesouro da Nação
É inegável o impacto que o BTS teve no mercado global, abrindo portas para outros atos coreanos poderem adentar o mercado internacional mais facilmente. É graças a sua estrondosa fama e inúmeros recordes ao longo de uma carreira de 12 anos que o septeto da BigHit/HYBE ganhou o reconhecimento d'O Tesouro da Nação.
Representando a Coreia em vários âmbitos, musical ou político, o grupo é uma das maiores exponentes atual do K-pop para o mundo, tendo um impacto comercial até mesmo na economia sul-coreana. O magnetismo do grupo é a força motriz para coloca-los ao lado de lendas como seus sunbaes anteriormente citados.

E é decorrente dessa fama que o membro Jung Kook é também nacionalmente reconhecido como o Maknae de Ouro, sendo um dos maknaes mais famosos e recebendo o título do kpop por suas habilidades no canto, na dança, nos jogos, nos esportes ou em qualquer outro atividade que ele se propõe a fazer.
O Orgulho da Nação
Assim como o EXO ou o BTS, um dos grupos mais representativos do K-pop atual é o BLACKPINK. O quarteto da YG, debutado em 2016, é hoje um dos maiores grupos femininos atualmente em atividade na música (constantemente sendo referenciadas no singular), estendendo sua fama para muito além da Ásia e puxando multidões que entram em colapso ao ouvir a famosa tagline "BLACKPINK IN YOUR AREA".
É graças aos seus inúmeros títulos de embaixadoras (tanto na moda quanto em ambientes governamentais), seu papel dentro do Hallyu e seus visuais de girlcrush que fizeram do BLACKPINK um grupo com mais de 40 bilhões de streams, mais de 20 milhões de discos vendidos mundialmente e um dos atos mais seguidores em todas as plataformas e redes sociais. Realmente, o Orgulho da Nação.
Também, assim como outros artistas, o quarteto foi capaz de exportar uma de suas membros com um título próprio, colocando JENNIE como a Chanel Humana por estar sempre vestida nas mais diversas peças da influente marca, futuramente vindo a ser uma embaixadora global da Chanel.
O Center da Nação
Todo k-popper de carteirinha sabe que o K-pop não é nada sem as suas respectivas divisões de posição. Main vocal, main dancer, main rapper, visual e center* são as cinco posições oficiais e mais cobiçadas entre qualquer trainee que sonha em debutar como idol.
Embora existam diversos representantes para todas essas posições, um trainee em particular chamou atenção o suficiente para ser reconhecido como o Center da Nação.
KANGDANIEL ganhou o título ao longo de sua exposição no Produce 101 Season 2, que culminou no famoso WANNA ONE e colocou o então trainee como o 1 Pick na final do programa, com incríveis 1.5 milhão de votos — algo impressionante para o ano de 2017, e quase o dobro que a 1 Pick da temporada anterior, Jeon Somi.

CGI Humano
Não é mistério para ninguém o tanto que a Coreia cultua a ideia da beleza perfeita, com diversos idols ao longo da história sendo colocados como figuras cobiçadas nas mais diversas clínicas estéticas espalhadas pelo país. Mas uma pessoa em especial leva o título de CGI Humano.
A líder, main dancer e center do æspa, Karina, é constantemente reconhecida por seu visual tão surreal que a faz parecer um avatar criado digitalmente. A idol de 25 anos ganhou o título por volta de 2021, após uma foto viral dela circular pelos fóruns coreanos elogiando sua beleza e a semelhança que sua aparência tem a de uma pessoa virtualmente criada através de computação gráfica.
A Neta da Nação
Por fim, o título do K-pop mais reconhecido nacionalmente em gerações recentes fica com Jang Wonyoung, do IVE. A cantora de 21 anos não é apenas vista como a Idol perfeita, mas é por conta de sua jovialidade (ela debutou aos 14 anos no IZ*ONE), seus belos traços físicos, seu cativante carisma e sua personalidade humilde que ela recebe o reconhecimento de Neta da Nação.
Seja através de sua persona como idol ou seu lado comediante como o meme ambulante Lucky Vicky, a vocalista e visual do IVE é um dos mais cobiçados rostos do marketing sul-coreano, sendo a garota propaganda de diversas marcas e produtos dentro e fora da Coreia. Amada por toda a nação, Wonyoung é a neta que todo mundo sonha um dia ter.
A lista até aqui foi longa, mas sendo honesto ainda há outro títulos menores ou menos famosos espalhados por aí. E com a constante expansão do K-pop, que hoje já adentrou em sua quinta geração, é de se esperar que os próximos meses e anos tragam novos títulos, introduzindo novos idols aos olhos dos coreanos e do público internacional.
Tem algum que você espera ver um dia aqui?





![[Opinião] Entre os palcos e as pistas: Entenda como o K-pop influenciou a nova era da F1](https://static.wixstatic.com/media/835df1_2775f57c52784a55b1b1cb1c912a62b2~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_648,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/835df1_2775f57c52784a55b1b1cb1c912a62b2~mv2.jpg)



Comentários