top of page

Me chame de "Poeta | Artista": um emocional presente do SHINee aos fãs

  • Foto do escritor: vics
    vics
  • 24 de mai.
  • 6 min de leitura

Atualizado: 25 de mai.

"Poet | Artist", single album do boygroup, chega no aniversário de 17 anos do grupo com homenagens especias a Jonghyun


Os quatro membros do SHINee se abraçam em imagem conceito de divulgação para o álbum single "Poet | Artist"
(Divulgação / SM Entertainment)

SHINee's back. Após quase dois anos desde o último material inédito, ONEW, KEY, MINHO e TAEMIN realizam um aguardado comeback, marcado por duas grandes celebrações na trajetória de um dos mais célebres grupos de K-pop. O projeto chegou às plataformas digitais no dia 24 de maio.


Primeiro single album do SHINee, Poet | Artist fixa não apenas o aniversário de 17 anos do quarteto, mas também acontece no ano em que o membro JONGHYUN comemoraria 10 anos do seu primeiro lançamento, o EP Base. Não coincidentemente, o título do projeto leva o nome do álbum póstumo do líder, lançado um mês após sua morte em 2017, em uma produção liderada pelo mesmo.




Ouça Poet | Artist do SHINee!


Lançado na meia-noite (KST) do dia 25 de maio, data do debut do grupo, Poet | Artist contém duas faixas.


Apresentado como um electro-pop de poderosos riffs vocais e um ritmo de reggae, a title Poet | Artist foi composta e escrita por Jonghyun, e traz uma mensagem sobre aplicar licença poética e literal não apenas à arte, como artistas, mas também na nossa vida cotidiana.


Uma ode à necessidade de se quebrar expectativas e ser capaz de criar algo novo e belo de uma forma coletiva, a faixa ainda traz vocais inéditos do líder no refrão e na ponte, que evoca "Me chame de poeta, artista / Eu sei que esta moldura não pode me confinar". Por sua vez, tanto o MV quanto a coreografia trazem referências a outras eras do SHINee e ao Jonghyun.



Starlight, uma produção dance-pop de tempo médio marcada pela assinatura vocal do grupo, mistura riffs funk de guitarra elétrica com letras que traçam um paralelo metafórico entre o sentimento de encontrar alguém pela primeira vez e estrelas que brilham no vasto escuro.


Ambas as produções trazem um lado mais animado do quarteto, em um álbum facilmente representado pelo sentimento de esperança e frescor.



O lançamento físico do comeback


O single album do SHINee é marcado por um lançamento físico significativo. Ainda que os quatro membros constantemente compartilhem anedotas, afirmem que "SHINee é cinco" e façam postagens em datas importantes, o artista não era referenciado ou creditado de forma oficial em lançamentos do grupo desde o compilado The Story of Light, lançado em três EP ao longo de 2018.


Os quatro membros do SHINee se abraçam em imagem conceito de divulgação para o álbum single "Poet | Artist"

(Divulgação / SM Entertainment)



Além de participar na composição de letra e melodia, o álbum físico de Poet | Artist possui uma versão photobook (acompanhada de um disco) e outras cinco de membros, das quais uma delas é dedicada ao "segundo filho" (em tradução livre) Jonghyun.


As versões popularmente conhecidas como "SMini" (álbuns físicos em que o disco é digital) são acompanhadas de pelúcias que fazem referência aos membros do SHINee, na hierarquia coreana do nascimento. ONEW é o Firstborn (primogênito, na tradução), seguido por JONGHYUN, KEY e MINHO. TAEMIN, por fim, recebe o título de maknae, por ser o mais novo do grupo.


Imagem de divulgação das seis versões do álbum "Poet | Artist", com uma versão Photobook e cinco individuais dos cinco membros do SHINee
(Divulgação / SM Entertainment)

Outro interessante detalhe é a foto presente nas embalagens Mini. Enquanto cada membro aparece estendendo a mão em suas respectivas versões, de forma que as pelúcias repousam acima dela, a de Jonghyun é composta pelas mãos dos quatro membros juntas.




O (pré-) aquecimento para o retorno do SHINee


SHINee WEEK


Entre os preparos para o aniversário do SHINee, os fãs puderam contar com o SHINee WEEK, um evento online gratuito de cinco dias. Entre os dias 18 e 22 de maio, os Shawols acompanharam pelo Youtube oficial do grupo a exibição na íntegra das cinco primeiras turnês feitas pelo quinteto: o SHINee WORLD I, II, III, IV e V, respectivamente.




SHINee WORLD VII


As comemorações para o 17º aniversário do grupo seguem com uma apresentação especial. O SHINee WORLD VII: E.S.S.A.Y aconteceu em Seul, no KSPO DOME, entre os dias 23 e 25 de maio.


O show é a primeira aparição do grupo desde a turnê SHINee WORLD VI: Perfect Illumination, que contou com 18 apresentações em três países (Coreia do Sul, Japão e China) realizada majoritariamente com apenas três membros. Na época, ONEW entrou em hiato por problemas de saúde antes da estreia da turnê em junho de 2023, participando apenas dos shows Encore, que ocorreram em maio de 2024.


Os quatro membros do SHINee se abraçam em imagem conceito de divulgação para o álbum single "Poet | Artist"
(Divulgação / SM Entertainment)

Com pouco mais de 3h de duração, as apresentações do E.S.S.A.Y, uma abreviação para Every Stage Shines Around You (Todos os Palcos Brilham ao Redor de Você, em tradução livre), são iniciadas pelo novo lançamento do grupo, Poet | Artist, enquanto Starlight fica por conta de anteceder a última Ment.


Em uma setlist com 31 músicas, o SHINee não apenas performa antigas conhecidas do público, como Everybody, Don't Call Me e Replay, mas também apresenta pela primeira vez SHIFT e X10, em formação completa. A apresentação ainda conta com uma banda ao vivo, um acontecimento não-tão-comum para o K-pop.




Os 10 anos do álbum Base


Lançado no dia 12 de janeiro de 2015, o Base foi o primeiro e único EP lançado por Jonghyun, cujo catálogo é composto por mais dois full albums e dois compilados.



Base não só ganhou o Disk Bonsang no 30th Golden Disc Awards, mas também debutou em #1 no Gaon Album Charts e atingiu o pico da Billboard World Albums em sua segunda semana, sendo o primeiro #1 para um artista K-pop em 2015. Majoritariamente soul e R&B, o disco do líder do SHINee traz participações de grandes nomes da música coreana, como Zion.T, na pré-título Déjà-Boo, e Younha, em Love Belt.


Liricista das sete faixas presentes no álbum e compositor de quatro (cinco, contando a faixa extra na versão física), Base, assim como seus lançamentos posteriores, exemplifica a genialidade e importância de Jonghyun para a indústria de K-pop.



O cantor foi o primeiro artista da SM a participar ativamente na composição de letra e música dentro da empresa e do próprio grupo, sendo o responsável por músicas como as titles Juliette e View, do SHINee, e as b-sides Playboy, do EXO, e Already, do TAEMIN. Além de até então ser inédito para a SM dar tamanha liberdade criativa para um de seus artistas (solo ou grupo), também era incomum para outros idols de sua geração usufruírem do mesmo privilégio em suas respectivas empresas.


A carreira de Jonghyun também estendeu-se escrevendo músicas para outros nomes fora da SM, como a b-side A Gloomy Clock, de IU, e a title Breathe, de Lee Hi. Esta última é uma famosa balada cuja letra busca oferecer conforto em meio a um sentimento desesperador de sufocamento, tendo sido um grande sucesso na época de lançamento (2016) e alcançando o famoso Perfect All Kill (PAK) — quando uma música atinge o pico dos principais charts da Coreia ao mesmo tempo. A mesma já ganhou covers de grandes artistas, como KYUHYUN, do Super Junior, e SAN, do ATEEZ.







Legado para a indústria


JONGHYUN, que foi um grande ativista de causas de gênero, identidade e saúde mental, faleceu em dezembro de 2017. Seu falecimento causou grande comoção em toda a indústria do entretenimento coreano, também reverberando no cenário musical mundial.


Os cinco membros do SHINee posam, usando ternos de diferentes cores, em foto conceito de divulgação do álbum "1 of 1"
(Divulgação / SM Entertainment)

Nisso, em 2018, uma organização sem fins lucrativos foi estabelecida por sua família, que detém os direitos únicos de royalties do cantor. A SHINY Foundation busca ajudar jovens artistas em dificuldade por meio de bolsas de estudo, financiamento e divulgações de projetos, além de oferecer um serviço mensal de aconselhamento psicológico para os mesmos. A ONG é parcialmente mantida pela conversão de 100% dos lucros gerados pelas músicas de JONGHYUN.


Por suas contribuições artísticas, ele ainda é referenciado pela The Korea Times como um dos quatro idols que mais se distinguiram na indústria por seu "excepcional talento em composição, produção e dança, além de outras habilidades que os tornam músicos bem sucedidos", ao lado de G-Dragon (BIGBANG), ZICO (Block B) e Jinyoung (B1A4).


É inegável que Poet | Artist, já disponível em todas as plataformas digitais, é uma bela homenagem do SHINee para o seu amado líder, além de um presente mais do que especial para os Shawols de todo mundo neste aniversário de 17 anos.

1 Kommentar


vics
vics
25. Mai

insanamente feliz com a minha primeira publicação aqui no Café e muito satisfeito com o resultado final <3 e obrigado por me deixarem participar da equipe, pessoal! 🥹


por favor, amem muito o SHINee, Poet | Artist e minhas futuras publicações ✨


Gefällt mir
bottom of page