top of page
Foto do escritorLetícia Mota

Super Junior retorna contando sua história em "The Road: Keep on Going"

Atualizado: 4 de fev. de 2023

Super Junior voltou em ritmo de verão em seu 11º álbum; confira a nota do lançamento ao final da crítica do Café


(Divulgação/ SM Entertainment)

Julho está sendo um mês cheio de novidades, em grande parte agitadas e coloridas para combinar com o verão. Foi o caso da Chung Ha, Chobom, SF9 e Winner; e é claro que o Super Junior não ficou de fora . Depois da transmissão do Super Show 8 nos cinemas brasileiros, o grupo veterano que está em seu 17º ano de carreira retornou na terça (12) com o 11º mini álbum chamado The Road: Keep on Going. Este é um projeto divido em duas etapas, e esta primeira parte contém 5 músicas.


Os membros descreveram o lançamento como um álbum de verão, para animar as pessoas enquanto o grupo conta sobre sua trajetória e como ainda seguirão. A mensagem aqui é a de uma imagem positiva e alegre para os fãs, e os integrantes relataram esperar que, com esse álbum, os E.L.F.s consigam se livrar de seu estresse. Confira a crítica após a propaganda.




O álbum começa com Mango, uma música animada, agitada — mas não barulhenta —, e que combina muito com o grupo. Refrescante como o próprio verão, ela dá a sensação de já termos escutado alguma canção do próprio SUJU parecida com ela. O clipe é bem colorido, com algumas mangas aparecendo no cenário durante o MV. Lembra, um pouco, Red Flavor do Red Velvet, porém com bem menos frutas.


Durante a divulgação, os membros disseram que a manga é uma fruta mais doce do que as outras e remete à estação, além de ser uma boa fruta para se dar para a pessoa amada. Por isso, a letra da música é uma declaração de amor, descrevendo a vontade de ser um oasis num deserto quente para a pessoa que ama.

O clipe é simples. Ele não possui nada de diferente ou inovador, assim como a música, mas isso não é um ponto negativo. A coreografia é fácil e dá vontade de dançar junto, bom para quem quer se exercitar um pouco ao som de uma playlist de K-pop.



Seguimos com a pré-single Don't Wait, lançada quase 2 semanas antes do álbum. Ela é tão energética quanto a título, mas há um estilo rock/disco por trás. A faixa tem aquele quê de Super Junior, e foi a música certa para ser um pré-lançamento. O MV é super divertido e entretém com facilidade. Nele, os membros são divididos em dois grupos completamente opostos e participam de uma competição de dança para impressionar a amada. Atenção: o clipe tem um plot twist inesperado.



O ritmo embalado e veranil é um pouco quebrado com My Wish, uma ballad pop que se encaixa muito bem com o álbum. Ela pode ser uma música triste que nos faz preparar os lencinhos, porquê fala sobre seu desejo de encontrar aquele alguém especial que será a sua luz.




Seguimos com Everyday, mais uma música agitada que combina com a estação. Com um toque de rock e uma melodia viciante, a canção nos faz dançar ao ritmo dela. É uma faixa boa para se divertir enquanto escuta e cantar junto.



Por último está Always, outra ballad misturada com pop, que trás uma incrível harmonia das vozes dos membros. Ela encerra o álbum com a mensagem dos integrantes de que nada mudará: eles e os fãs sempre estarão ao lado um do outro. Diferente da ballad anterior, essa tem um ar mais positivo e conclui o lançamento com um ar otimista e alegre.



Apesar das canções trazerem uma sensação de familiaridade e não seguirem por um caminho de inovação, o Super Junior mais uma vez mostra toda sua experiência em um projeto com o gostinho de verão e que está longe de ser monótono. Você possivelmente vai ter vontade de ouvir o álbum repetidamente, em especial quando sua intenção for se animar. Mal podemos esperar pela 2ª parte do álbum!





Nota: Lembrando que o papel da nossa crítica, independente de positiva ou negativa, é apontar elementos para você construir a sua opinião sobre aquela obra; seja uma música de K-pop ou dorama. Está tudo bem concordar ou discordar da gente, mas não esquece de dizer o que você achou desse lançamento nos comentários, no Twitter ou no Instagram do Café!

Comments


bottom of page