Say The Name! Conheça a trajetória de sucesso do boygroup e entenda como o grupo vêm conquistando mais e mais corações no mundo inteiro
Colecionando números históricos, desbancando recordes, e tomando o primeiro lugar da lista de grupos com maior número de pré-vendas e vendas no K-pop, o SEVENTEEN lançou no dia 23 de outubro seu 11º mini álbum, SEVENTEENTH HEAVEN. Mas, afinal, o que leva o grupo a alcançar marcas cada vez maiores?
A Café com Kimchi reuniu fatores que somam e mostram a popularidade do boygroup.
A trajetória do SEVENTEEN até aqui
Há quem diga que o SEVENTEEN salvou a Pledis Entertainment da falência. A empresa, que já tinha os famosos grupos NU'EST e After School, estava passando por uma crise na época. Com pouca renda até mesmo para debutar o novo grupo, o CEO decidiu investir, e grande foi a luta para conquistar seu espaço. Formados pelo reality 17PROJECT, o boygroup da Pledis teve sua estreia no dia 25 de maio de 2015, composto pelos membros S.COUPS, Jeonghan, Joshua, Jun, Hoshi, Wonwoo, Woozi, DK, Mingyu, THE8, Seungkwan, Vernon e Dino. Colecionando momentos, histórias e muito bom humor, o mundo está hoje testemunhando os feitos do grupo.
Novos olhares se voltaram ao boygroup quase um ano após o debut do SEVENTEEN. A música Pretty U, faixa-título do álbum Love & Letter, trouxe o primeiro prêmio do conjunto em um show de promoção, e o tão esperado e "1st win" emocionou a todos durante o Show Champion do dia 4 de maio de 2016. De pouco em pouco, o SEVENTEEN se estabeleceu na indústria do K-pop.
Talvez você já deve ter parado e se perguntado: por que "SEVENTEEN", se são 13 membros? A explicação é fácil: o grupo se divide em 3 units, a Hip-Hop, Performance e Vocal. Agora, usando um pouco da matemática, 13 membros + 3 unidades + que formam 1 único grupo = 17. Porém, antes de chegar a esse cálculo e explicação, o grupo contava com 17 trainees na época de pré-debut, incluindo o solista Samuel Kim e o ator Kim Minkyu, de Business Proposal.
Se você deslizar para a vida do diamante, entrará para o fandom CARAT, que são os quilates brilhantes do diamante mais radiante, o próprio SEVENTEEN. O nome foi anunciado após uma votação pública — que continha opções como Tinker Bell, Tinvely, Wish, Same, Wennie, e CARAT — durante o primeiro concerto do grupo "LIKE SEVENTEEN - Boys Wish" em fevereiro de 2016.
"Vocês que nos fazem brilhar tanto. A partir de agora, vocês se chamarão CARATs", anunciou o líder S.COUPS.
Além de tantas informações ao longo do caminho, algo que não podemos esquecer de citar é que o SEVENTEEN é um grupo autoprodutor. Ou seja, os integrantes seu próprio conteúdo em termos que falam mais que a produção musical. Produzindo, escrevendo e arranjando, há sempre a assinatura de um membro nos créditos de alguma canção — e até mesmo fora do SEVENTEEN, como em Downpour, música de disband do girlgroup I.O.I, que foi produzida pelo Woozi.
O programa Going SEVENTEEN e variedades
Depois das tão queridas novelas coreanas — K-dramas, para os mais íntimos —, outro conteúdo de grande alcance mundial são os programas de variedades. E quando falamos de variedade, é claro que os títulos na versão web protagonizados pelos ídolos do K-pop estão inclusos.
O SEVENTEEN possui o próprio programa no YouTube: o Going SEVENTEEN. O que antes era uma série de vlogs de bastidores do dia a dia de trabalho (ou folga) dos membros, mas foi se adaptando aos poucos até chegar no que é hoje. Com o sucesso do episódio especial TTT (MT SVT Reality) em 2018, em que foi mostrado um lado mais humano e descontraído dos cantores e que fugiu da rotina de ídolos, o conjunto da Pledis anunciou o conceito "Going Entertainment" no ano seguinte.
Além disso, com sugestões de conteúdo dadas pelos próprios membros, o Inside SEVENTEEN passou a trazer o tópico de bastidores e a nova identidade do GoSe (abreviação para Going SEVENTEEN) foi sendo criada e adaptada. Assim, eles foram ganhando popularidade e alcançando números incríveis para uma web-variedade, como nos episódios The Tag, Insomnia-Zero, TTT #2 Hyperrealism Ver. e outros.
Sucesso tão notável foi esse, que gerou uma linha de seguidores apenas do show — CUBICS é a nomeação dada ao fandom exclusivo do GoSe. Esses fãs, junto aos CARATs, passaram a manifestar o interesse pela transmissão de episódios na TV nacional da Coreia, que foi para frente e no começo de 2021 a rede JTBC exibiu os seis principais episódios na sua programação.
Além de todo o reconhecimento, o SEVENTEEN também tem fama de viralizar em outros shows televisivos e de streaming. Com participações em grandes shows de variedades como Running Man, Amazing Saturday e Knowing Bros, os meninos se tornam assunto por momentos e feitos específicos com frequência, que trazem maior reconhecimento para o grupo e ao programa em que foram convidados.
Seguindo este caminho, o Seungkwan, por exemplo, é muito conhecido por isso: o artista já participou de incontáveis programas e hoje está fazendo sucesso na Netflix no elenco do reality The Devil's Plan. Já o Joshua teve uma participação especial no web-drama A-TEEN também. Ainda, em tempos de pandemia, o grupo teve seu documentário distribuído legalmente no YouTube, o HIT THE ROAD. Para concluir, até nas telonas do cinema mundial eles já chegaram com o filme documental Power Of Love e a exibição do concerto Be The Sun.
As vendas dos álbuns nos comebacks
Não deixe de conferir o novo MV do grupo, God Of Music!
Contabilizando mais de 5,2 milhões de vendas só na pré-venda mais recente, o boygroup entrou mais uma vez para a história de marcos alcançados na indústria do K-pop com o EP SEVENTEENTH HEAVEN.
E antes disso, sua primeira conquista de million seller (um milhão de vendas) começou há pouco, em 2020, com o sétimo mini-álbum Heng:gar', que atingiu a marca de 1,06 milhões de cópias pré-vendidas. Depois da marca, eles nunca mais pararam: os discos seguintes do SEVENTEEN venderam muito bem, atingindo facilmente a marca do milhão. Isso marcou ainda mais a história do grupo, pois o registro na história do K-pop viria logo depois.
Não só batendo o maior número de pré-vendas, como já mostrado anteriormente, o EP FML de 2023 deu um spoiler da capacidade de compras do fandom CARATs: 4,6 milhões de pré-vendas e mais de 6 milhões de cópias. O número ultrapassou o recorde de 2020 do BTS, com o Map Of The Soul: 7; e nas pré-vendas, o álbum 5-Star do Stray Kids ficou à frente naquele período. Agora, o SEVENTEEN alcançou esta marca recordista novamente.
A paixão pela música e pelos fãs faz qualquer um derreter de amores pelo grupo. Portanto, esses pontos podem justificar o motivo do SEVENTEEN ser tão popular na atualidade; e para conquistar os corações do público geral, conhecer e entender a trajetória do boygroup já ajuda nesse caminho.
Para completar essa matéria cheia de amor, que tal contar um pouco mais sobre o que você ama nessa jornada de sucesso do SEVENTEEN?! O Café com Kimchi adoraria saber!
Comments