top of page

Como o SEVENTEEN dominou o público geral da Coreia e está alcançando patamares globais?

Say The Name! Conheça a trajetória de sucesso do boygroup e entenda como o grupo vêm conquistando mais e mais corações no mundo inteiro


seventeen concept photos fotos conceito seventeenth heaven 11th mini album god of music seungcheol scoups jeonghan jisoo joshua jun junhui soonyoung hoshi  wonwoo jihoon woozi myeongho minghao the8 mingyu seokmin dk seungwan hansol vernon chan dino
Reprodução: Pledis Entertainment

Colecionando números históricos, desbancando recordes, e tomando o primeiro lugar da lista de grupos com maior número de pré-vendas e vendas no K-pop, o SEVENTEEN lançou no dia 23 de outubro seu 11º mini álbum, SEVENTEENTH HEAVEN. Mas, afinal, o que leva o grupo a alcançar marcas cada vez maiores?


A Café com Kimchi reuniu fatores que somam e mostram a popularidade do boygroup.



A trajetória do SEVENTEEN até aqui



Há quem diga que o SEVENTEEN salvou a Pledis Entertainment da falência. A empresa, que já tinha os famosos grupos NU'EST e After School, estava passando por uma crise na época. Com pouca renda até mesmo para debutar o novo grupo, o CEO decidiu investir, e grande foi a luta para conquistar seu espaço. Formados pelo reality 17PROJECT, o boygroup da Pledis teve sua estreia no dia 25 de maio de 2015, composto pelos membros S.COUPS, Jeonghan, Joshua, Jun, Hoshi, Wonwoo, Woozi, DK, Mingyu, THE8, Seungkwan, Vernon e Dino. Colecionando momentos, histórias e muito bom humor, o mundo está hoje testemunhando os feitos do grupo.


Novos olhares se voltaram ao boygroup quase um ano após o debut do SEVENTEEN. A música Pretty U, faixa-título do álbum Love & Letter, trouxe o primeiro prêmio do conjunto em um show de promoção, e o tão esperado e "1st win" emocionou a todos durante o Show Champion do dia 4 de maio de 2016. De pouco em pouco, o SEVENTEEN se estabeleceu na indústria do K-pop.



Talvez você já deve ter parado e se perguntado: por que "SEVENTEEN", se são 13 membros? A explicação é fácil: o grupo se divide em 3 units, a Hip-Hop, Performance e Vocal. Agora, usando um pouco da matemática, 13 membros + 3 unidades + que formam 1 único grupo = 17. Porém, antes de chegar a esse cálculo e explicação, o grupo contava com 17 trainees na época de pré-debut, incluindo o solista Samuel Kim e o ator Kim Minkyu, de Business Proposal.


Se você deslizar para a vida do diamante, entrará para o fandom CARAT, que são os quilates brilhantes do diamante mais radiante, o próprio SEVENTEEN. O nome foi anunciado após uma votação pública — que continha opções como Tinker Bell, Tinvely, Wish, Same, Wennie, e CARAT — durante o primeiro concerto do grupo "LIKE SEVENTEEN - Boys Wish" em fevereiro de 2016.


"Vocês que nos fazem brilhar tanto. A partir de agora, vocês se chamarão CARATs", anunciou o líder S.COUPS.

Além de tantas informações ao longo do caminho, algo que não podemos esquecer de citar é que o SEVENTEEN é um grupo autoprodutor. Ou seja, os integrantes seu próprio conteúdo em termos que falam mais que a produção musical. Produzindo, escrevendo e arranjando, há sempre a assinatura de um membro nos créditos de alguma canção — e até mesmo fora do SEVENTEEN, como em Downpour, música de disband do girlgroup I.O.I, que foi produzida pelo Woozi.




O programa Going SEVENTEEN e variedades



Depois das tão queridas novelas coreanasK-dramas, para os mais íntimos —, outro conteúdo de grande alcance mundial são os programas de variedades. E quando falamos de variedade, é claro que os títulos na versão web protagonizados pelos ídolos do K-pop estão inclusos.


O SEVENTEEN possui o próprio programa no YouTube: o Going SEVENTEEN. O que antes era uma série de vlogs de bastidores do dia a dia de trabalho (ou folga) dos membros, mas foi se adaptando aos poucos até chegar no que é hoje. Com o sucesso do episódio especial TTT (MT SVT Reality) em 2018, em que foi mostrado um lado mais humano e descontraído dos cantores e que fugiu da rotina de ídolos, o conjunto da Pledis anunciou o conceito "Going Entertainment" no ano seguinte.


Além disso, com sugestões de conteúdo dadas pelos próprios membros, o Inside SEVENTEEN passou a trazer o tópico de bastidores e a nova identidade do GoSe (abreviação para Going SEVENTEEN) foi sendo criada e adaptada. Assim, eles foram ganhando popularidade e alcançando números incríveis para uma web-variedade, como nos episódios The Tag, Insomnia-Zero, TTT #2 Hyperrealism Ver. e outros.



Sucesso tão notável foi esse, que gerou uma linha de seguidores apenas do show — CUBICS é a nomeação dada ao fandom exclusivo do GoSe. Esses fãs, junto aos CARATs, passaram a manifestar o interesse pela transmissão de episódios na TV nacional da Coreia, que foi para frente e no começo de 2021 a rede JTBC exibiu os seis principais episódios na sua programação.


Além de todo o reconhecimento, o SEVENTEEN também tem fama de viralizar em outros shows televisivos e de streaming. Com participações em grandes shows de variedades como Running Man, Amazing Saturday e Knowing Bros, os meninos se tornam assunto por momentos e feitos específicos com frequência, que trazem maior reconhecimento para o grupo e ao programa em que foram convidados.


Seguindo este caminho, o Seungkwan, por exemplo, é muito conhecido por isso: o artista já participou de incontáveis programas e hoje está fazendo sucesso na Netflix no elenco do reality The Devil's Plan. Já o Joshua teve uma participação especial no web-drama A-TEEN também. Ainda, em tempos de pandemia, o grupo teve seu documentário distribuído legalmente no YouTube, o HIT THE ROAD. Para concluir, até nas telonas do cinema mundial eles já chegaram com o filme documental Power Of Love e a exibição do concerto Be The Sun.



As vendas dos álbuns nos comebacks


Não deixe de conferir o novo MV do grupo, God Of Music!


Contabilizando mais de 5,2 milhões de vendas só na pré-venda mais recente, o boygroup entrou mais uma vez para a história de marcos alcançados na indústria do K-pop com o EP SEVENTEENTH HEAVEN.


E antes disso, sua primeira conquista de million seller (um milhão de vendas) começou há pouco, em 2020, com o sétimo mini-álbum Heng:gar', que atingiu a marca de 1,06 milhões de cópias pré-vendidas. Depois da marca, eles nunca mais pararam: os discos seguintes do SEVENTEEN venderam muito bem, atingindo facilmente a marca do milhão. Isso marcou ainda mais a história do grupo, pois o registro na história do K-pop viria logo depois.


Não só batendo o maior número de pré-vendas, como já mostrado anteriormente, o EP FML de 2023 deu um spoiler da capacidade de compras do fandom CARATs: 4,6 milhões de pré-vendas e mais de 6 milhões de cópias. O número ultrapassou o recorde de 2020 do BTS, com o Map Of The Soul: 7; e nas pré-vendas, o álbum 5-Star do Stray Kids ficou à frente naquele período. Agora, o SEVENTEEN alcançou esta marca recordista novamente.




A paixão pela música e pelos fãs faz qualquer um derreter de amores pelo grupo. Portanto, esses pontos podem justificar o motivo do SEVENTEEN ser tão popular na atualidade; e para conquistar os corações do público geral, conhecer e entender a trajetória do boygroup já ajuda nesse caminho.


Para completar essa matéria cheia de amor, que tal contar um pouco mais sobre o que você ama nessa jornada de sucesso do SEVENTEEN?! O Café com Kimchi adoraria saber!

101 visualizações
bottom of page