Mesmo dentro do conservadorismo sul-coreano, artistas conseguem trazer mais diversidade para seus trabalhos
(Reprodução / YouTube)
Todo evento precisa de música para acompanhar. O Dia dos Namorados, por exemplo, pedia por músicas românticas, e até mesmo aprender uma nova língua pode ser uma playlist. O mês do orgulho não seria diferente: durante os trinta dias de junho, celebramos o amor e relembramos a importância da resistência de grupos LGBTQ+ para poderem existir.
Apesar da Coreia do Sul ser um país notoriamente conservador, essa temática aparece em personagens de doramas, tramas de filmes e no discurso de alguns k-idols. Além dessas aparições, também podemos citar os clipes musicais — chamados de MVs — e letras de músicas do gênero.
Para deixar seu mês de junho ainda mais colorido, o Café trouxe um compilado especial dos melhores clipes que contém temas LGBTQ+! Confira logo após a publicidade:
Please don't… - K.will
Seria impossível não citar esse completo clássico da comunidade K-popper, que se tornou quase um rito de passagem para entrar no gênero. Aqui, o espectador acredita estar assistindo mais uma história clichê de amor até ser surpreendido nos segundos finais.
Heart Attack - Chuu
A décima integrante do LOONA canta sobre um amor que nasce de forma surpresa e que é muito forte. A letra de Heart Attack é refletida no clipe, que conta com a participação especial da integrante Yves fazendo o papel do interesse amoroso de Chuu.
One More Day - Sistar, Giorgio Moroder
Nessa colaboração com o icônico DJ italiano, o girlgroup Sistar traz uma trama tão dramática quanto a canção: duas amigas, após descobrirem que nutrem sentimentos uma pela outra, iniciam um relacionamento escondido do namorado de uma delas, até que é revelado que tal namorado era abusivo e agressor.
I'm Not Afraid - Holland
Cantor coreano assumidamente gay, Holland faz questão de trazer essa pauta para suas músicas, clipes e entrevistas justamente por ser sua vivência. I'm Not Afraid é apenas um exemplo dentre outros, e traz não somente um beijaço entre Holland e outro ator, mas também diversas demonstrações de amor e representação dentro da comunidade LGBTQ+.
All In - Monsta X
Em um cenário distópico e pós apocalíptico, os integrantes do Monsta X batalham para sobreviver. Junto a todas as outras questões de sobrevivência, eles criam um grupo de apoio e rebeldia contra as regras do sistema, e podemos ver Minhyuk e Hyungwon num relacionamento.
Oh My God - (G)I-DLE
“Se isso é pecado, então eu seria punida com facilidade”: a letra de Oh My God utiliza de referências religiosas e pronomes femininos para narrar um amor enlouquecedor. O MV também conta com metáforas para um relacionamento lésbico, trazendo um quase beijo entre as integrantes.
Love is a dog from hell - Mad Clown, Suran
No clipe dessa faixa do rapper Mad Clown, podemos ver uma história de amor que não termina com um final feliz. Apesar disso, temos a representação da descoberta da identidade própria de uma mulher transgênero, trazendo a importância desse tipo de narrativa tão faltosa no K-pop.
Confira mais recomendações após a publicidade! Comente aqui ou nas redes sociais do Café se você já conhecia esses MVs e qual seu favorito!
Outras recomendações:
159cm - Tenny
Wish Tree - Red Velvet
Excuse Me - BESTie
Neverland - Holland
Lucky Strike - Dreamcatcher
She's A Flirt - Baby Soul, Yoo Ji A
Sweet Dream - Heechul, Min Kyung Hoon
What Can I Do - Day6
Comments