top of page

[ENTREVISTA] OX:N celebra estreia como sub-unit com EP "N" e reforça o desejo de retornar como OMEGA X

Primeira unit do OMEGA X expressou gratidão aos fãs e revelou detalhes da preparação para o recente lançamento

OX:N nova unit do OMEGA X

(Divulgação / IPQ Entertainment)


Sete meses após o lançamento do EP japonês To, OMEGA X tem novidades animadoras para os For X (nome de fandom do grupo). Em uma formação reduzida e em busca de mostrar diferentes lados, o boygroup ganhou uma nova letra, N, para o debut de sua primeira sub-unit, o OX:N.


Formado pelos membros Jaehan, Xen, Jehyun e Yechan, o quarteto introduz uma letra repleta de significados para essa nova jornada. O "N” simboliza o numeral romano IV — que representa os quatro integrantes — e também a incógnita “n” da matemática, representando as infinitas possibilidades que os membros pretendem explorar tanto na unit quanto como parte do OMEGA X.


"OX:N foi formado com a esperança de reunir novamente todos os 11 membros do OMEGA X. Por isso, sempre sentimos uma forte responsabilidade de mostrar uma presença sólida e distinta, tanto musicalmente quanto na forma como nos conectamos com os fãs e com o público. Acreditamos que, mantendo nossa força e sendo fiéis à nossa identidade, conseguimos manter esse espaço até que o grupo completo retorne. Estamos constantemente estudando e nos desafiando a crescer e oferecer performances ainda melhores no futuro", disse Jaehan em coletiva de imprensa a qual o Café com Kimchi esteve presente.




Jaehan, Xen, Jehyun e Yechan estrearam em 2021, ao lado de mais sete jovens talentos, Hwichan, Sebin, Hangyeom, Taedong, Kevin, Junghoon e Hyuk, para formarem juntos o OMEGA X. O boygroup estreou com o EP Vamos, álbum composto pelo single de mesmo nome. O grupo teve lançamentos recorrentes, aumentando a discografia com um álbum single meses depois e mais um EP e um álbum completo no ano seguinte. O grupo passou por um período conturbado até conseguir reincidir o contrato com a antiga gravadora e assinar em 2023 com a atual empresa IPQ.


O início de um novo caminho com "N"


OX:N nova unit do OMEGA X

(Divulgação / IPQ Entertainment)


No álbum N, a letra é a variável matemática desconhecida que os membros buscam descobrir a solução. Lançado em 20 de junho, o primeiro EP é composto por cinco faixas: SUIT & TIE, YOU, LET ME IN, ORPHEUS e CAUSE OF YOU. Músicas em que os membros expressam diferentes sentimentos relacionados ao amor ao mesmo tempo que buscam moldar sua própria identidade e evoluem.


YOU é a faixa principal, uma música pop com uma melodia funky e retrô, descrita como "um apelo especial fãs da estética Y2K e do som dos anos 2000". O Music Video mostra os diferentes encantos os integrantes, que cantam sobre estar apaixonado por alguém, ao mesmo tempo que destaca suas habilidades vocais e para dança, em um momento de break dance de Yechan e Jehyun.


"O tema principal deste álbum é o amor, e como todos sabemos, o amor pode ter muitas formas. Acredito que, para dar amor aos outros, é preciso primeiro cuidar e amar a si mesmo. Então, com esse álbum, queríamos transmitir a mensagem de que é importante aprender a se amar", disse Jaehan. "Decidimos explorá-lo [o amor] por meio de diferentes metáforas. Assim, os ouvintes podem interpretá-lo do seu jeito e se conectar mais pessoalmente".



Alinhada à imagem mais madura e sofisticada que o quarteto deseja transmitir, SUIT & TIE é, segundo os membros, a faixa que melhor representa a essência do OX:N e o que se esperava da sub-unit. Essa identidade marcante foi determinante para que a música fosse escolhida como a faixa de abertura de N, justamente por refletir com precisão a imagem que o grupo quer apresentar ao público.


A faixa de abertura traduz essa proposta ao se inspirar na elegância de um terno e gravata — traje que, aliás, os integrantes usavam durante a coletiva de imprensa. A música explora o contraste entre aparência e emoção: sereno e controlado por fora, mas intensamente apaixonado por dentro. A canção começa com acordes de guitarra e evolui para um pop enérgico, com elementos de rock e pop dance, refletindo essa dualidade em sua sonoridade.


OX:N nova unit do OMEGA X

(Divulgação / IPQ Entertainment)


Xen revelou que a parte mais desafiadora na preparação do álbum foi, sem dúvida, o processo de gravação, mixagem e masterização. Durante as gravações, houve momentos em que queria entregar seu máximo, mas nem sempre conseguia atingir o resultado desejado. No entanto, o cantor reflete que o período difícil acabou sendo também o momento em que mais cresceram artisticamente.


"Na mixagem e masterização, às vezes, a direção que queríamos como membros não era a mesma que a da empresa ou dos produtores. Houve momentos em que pensei em desistir e apenas seguir em frente com o que tinha. Mas cada vez, nos esforçamos para tentar só mais uma revisão, dar mais uma chance. Olhando para trás, acho que esse período difícil foi quando mais crescemos", explica o ídolo.



Entre desafios e vantagens, o quarteto vem redescobrindo novas formas de conduzir o OX:N, desde o processo criativo até as promoções, agora que atuam com uma formação mais enxuta. Jaehan percebeu que o senso de responsabilidade aumentou, mas, de certa forma, o encoraja.


"Quando éramos 11, havia aquela sensação de que, se eu errasse, alguém cobriria. Agora, sendo só quatro, é mais como 'se eu não fizer, ninguém mais fará'. Essa mudança me fez assumir mais responsabilidade, e acho que essa mentalidade nos leva para um caminho melhor", explica o líder.



Xen enxerga novas possibilidades comentou que, desde a formação da unit, tem sentido mais liberdade criativa em comparação ao período com os 11 membros do OMEGA X. Segundo ele, antes era necessário convencer dez pessoas para que suas ideias fossem aceitas, enquanto agora, com apenas três outros integrantes, é mais simples. Essa nova dinâmica tem o permitido explorar com mais liberdade ideias que sempre quis desenvolver. No EP, LET ME IN é a canção que tem participação direta do membro e, relembrou como inicialmente a faixa tinha uma sonoridade diferente da versão final.


"Era completamente diferente, com outro BPM, gênero e sonoridade. Enquanto discutíamos qual humor e imagem queríamos apresentar, essa música surgiu. Acho que as conversas entre nós foram a maior fonte de inspiração nesse processo. Sou muito grato aos membros por isso", explicou Xen.


Em LET ME IN, as emoções ligadas ao amor se tornam mais intensas e conflituosas. Descrita como uma música que "traz dramaticamente à tona as emoções de dor e esperança que coexistem", a canção carrega um peso emocional maior ao explorar a dificuldade de seguir em frente após um término e o anseio por se apaixonar novamente.


Carregada de emoção e sinceridade, CAUSE OF YOU expressa os sentimentos do grupo por seus fãs, com contribuição de Jaehan na composição, arranjo e escrita da letra. A canção retrata o reencontro após um longo período de separação, como uma forma de gratidão aos For X — que, segundo os integrantes, foram a força que os sustentou durante os momentos mais difíceis. A faixa de encerramento celebra a preciosidade de estarem juntos novamente e traduz tudo o que sempre desejaram dizer aos fãs. Jaehan compartilha que, embora costume compor em momentos de tristeza, CAUSE OF YOU é uma exceção, surgindo em um cenário de empolgação e entusiasmo.


"Sempre acreditei que nunca devemos esquecer a gratidão que devemos aos nossos fãs. Quando leio as cartas, essas emoções me atingem profundamente. Isso me lembra que ser amado assim é algo que nunca devo subestimar, e que preciso continuar vivendo com gratidão e sempre retribuir isso a eles. Acho que "CAUSE OF YOU" expressa esse sentimento perfeitamente", disse o líder.



Yechan lamenta que, no último semestre, houveram poucas oportunidades de se encontrar com os fãs, mas reforça o desejo de retribuir o carinho trazendo alegria por meio do novo álbum e das atividades futuras. "Sabemos que pode ter havido momentos de saudade ou decepção. Então, daqui para frente, queremos garantir que isso não aconteça mais. Vamos nos esforçar ao máximo para que tudo o que fazemos se torne a parte mais emocionante e gratificante do dia, como um hobby favorito. Queremos ser artistas que sempre trazem alegria e satisfação através das apresentações."


O grupo está ciente do apoio que recebem dos fãs ao redor do muito e por isso deseja que possam ter oportunidades de encontrá-los em breve. Para a alegria dos For X, Yechan adianta que planejam, encontrar o máximo de fãs possível em breve, incluindo em países que nunca estiveram e presentear a todos com performances confiantes.


"Para o restante do ano, estamos planejando fazer o máximo de performances possível para deixar nossos fãs felizes. Estamos planejando uma turnê e, acho que, vamos visitar países nos quais nunca estivemos. Na Coreia, nós quatro estaremos nos preparando arduamente para entregar as melhores apresentações", disse Yechan.


O desejo do retorno como OMEGA X


boygroup OMEGA X

(Divulgação / IPQ Entertainment)


Acostumados a dividir o palco com mais sete integrantes há quase cinco anos, os membros do OX:N enfrentam dinâmicas bem diferentes no processo criativo, preparação para lançamentos e rotina de agenda. Yechan aponta que uma das vantagens é a logística: com apenas quatro membros, o deslocamento é mais ágil e leva metade do tempo necessário para reunir os 11 integrantes do OMEGA X. No entanto, por estarem habituados à energia e à presença de grupo completo nos palcos, eles ainda estão descobrindo como superar os desafios que surgem ao se apresentarem como OX:N.


"Um dos desafios que sempre pensamos durante as performances é como preencher o palco com apenas quatro membros. Estamos constantemente pensando em maneiras de fazer nossas apresentações parecerem cheias e poderosas com menos pessoas", aponta Yechan.


"Acho que a imagem que criamos no palco é muito diferente. Com 11 membros, a performance parece muito mais cheia e completa visualmente. Apresentar-se como quatro tem seu próprio charme e força, mas vindo de um grupo completo, sinto falta dos outros membros e percebo sua ausência", completou Jehyun.




Longe de serem novatos na indústria, muitos fãs já conheciam os integrantes do OMEGA X por suas participações em survival shows como Boys24, MIXNINE, Produce 101 e The Unit, ou ainda por suas experiências em outros grupos. No entanto, foi no OMEGA X que os 11 membros pareceram encontrar seu verdadeiro lugar — e todos compartilham o desejo de retornar aos palcos juntos. Durante a coletiva de imprensa, o quarteto do OX:N expressou repetidamente a vontade de se apresentar novamente como OMEGA X. Atualmente, o grupo atravessa o período de alistamento militar obrigatório, com Hangyeom, Sebin, Hwichan e Taedong já cumprindo o serviço.


"Nosso ideal seria voltar como grupo completo. Mas, realisticamente, isso não foi possível desta vez. Nós quatro fomos os que tinham disponibilidade de agenda para continuar ativos. Alguns dos outros, mesmo não estando no exército, estão focados em projetos individuais no momento, então não puderam participar. Ainda assim, todos estamos torcendo uns pelos outros, fazendo o nosso melhor onde estamos, com esperança de que um dia voltaremos como OMEGA X completo", explicou Jaehan.



Comentários


bottom of page