top of page

[ENTREVISTA] Pela 1ª vez no Brasil, EL CAPITXN fala sobre carreira, produções e shows inéditos no país: "É um palco dos sonhos"

Colecionador de trabalhos de sucessos, produtor tem papel central nas produções HYBE atualmente

Imagem do produtor El Capitxn
(Divulgação/@elxcapitxn)

BTS, TOMORROW X TOGETER e ENHYPEN são alguns dos nomes de sucesso na trajetória grandiosa de EL CAPITXN como compositor e produtor musical. Os fãs brasileiros puderam curtir alguns desses hits na Next Bulletproof que contou com o astro como DJ principal. O evento, que passou por São Paulo e Brasília, acompanhou um setlist especial em celebração ao aguardado retorno do BTS após o período de hiato devido ao alistamento militar obrigatório.


EL CAPITXN coleciona músicas de sucesso, que com certeza qualquer fã de música já ouviu ao menos uma vez. O produtor é requisitado entre os artistas da HYBE, mas seu portfólio, que vai de PSY a IU, é bem diverso. O produtor parece compreender bem o que mais se adequa aos artistas com quem trabalha e como lidar com fãs cada vez mais exigentes, um pouco graças a sua experiência anterior como ídolo.


"Acredito que tenho uma arma que poucas pessoas da indústria possuem. Quem já cantou e já sentiu a energia do público no palco, tem um instinto sobre como transmitir emoção. Toda essa vivência está presente no meu trabalho como produtor. Com ousadia, posso dizer que meu senso para compor não para em melodia ou harmonia, mas alcança até a imaginação de como aquilo vai soar ao vivo no palco", explicou em coletiva de imprensa a qual o Café com Kimchi esteve presente."




Dos palcos a um dos principais produtores da Coreia do Sul


Imagem do produtor El Capitxn
(Divulgação/@elxcapitxn)

Antes de assumir o nome EL CAPITXN, o artista costumava ser conhecido pelo nome de nascimento: Jang Yi-jeong, quando debutou no boygroup HISTORY em 2013, ao lado de Kyungil, Dokyun, Sihyoung e Jaeho. O grupo teve vida curta — apenas quatro anos — mas deixou um legado com faixas que realmente merecem ser ouvidas, como Queen e Might Just Die. Um ano depois, Yi-jeong fundou a VENDORS, acompanhado de Jaeho — atualmente conhecido como NANO e líder do time de produtores. Ele explica que sentiu diferenças nessa transição de carreira ao ir dos palcos para os bastidores e passou a compreender mais a equipe que costumava a ajudá-lo a executar ótimas performances.


"Como cantor, sinceramente, achava que tudo girava ao meu redor. Eu estava ali porque era bom, e a equipe estava para me ajudar. Mas, ao me tornar parte da equipe, percebi que isso é um campo de batalha. Para que um palco aconteça, é preciso o esforço minucioso e o sacrifício de muita gente. Hoje, quando vejo alguém brilhando no palco, também entendo todo o suor de quem está por trás."


Após deixar antiga empresa, Yi-jeong se tornou J.Pearl por um curto período até assumir o nome EL CAPITXN, que surgiu como um desejo de ser alguém de liderança, assim como um capitão, e optou pela pronúncia em espanhol pela sua intensidade. Diferente de seus antigos nomes artísticos, o atual veio para ficar e não está em seus planos qualquer tipo de mudança. "Quando envelhecer, quero que os mais jovens possam dizer: 'EL CAPITXN foi o artista que fez esse tipo de música'."


Fundada em 2018, VENDORS agora é casa de diversos produtores e compositores de talento, além de EL CAPITXN e NANO com suas experiências como ídolos, o time também conta com outros ex-idols no time. Owl era conhecido como Junghee no A-JAX, enquanto Yoon San e Polar (anteriormente Junhyuk) são ex-membros do HOTSHOT. Atualmente, com uma longa lista de nomes, o fundador explica que além de avaliar a sinceridade da pessoa com a música, valoriza outro critério na hora de recrutar membros para a VENDORS: a perseverança.


Tendo a sí mesmo como exemplo, EL CAPITXN lutou para não perder o contato com a música e se manter ativo no cenário, após sua atividade como cantor ter sido interrompida devido a problemas de saúde relacionados a sua voz. Apesar do obstáculo, ele encontrou uma forma de se reerguer, dessa vez, nos bastidores e sem abandonar sua paixão. É esse tipo de perfil que deseja ajudar e, incentiva ídolos a se tornarem produtores musicais.


"Venham para a VENDORS! Neste mercado, você não sobrevive sozinho — é preciso ter um time com quem possa resistir. A gente busca mais do que habilidade: procuramos pessoas com quem possamos crescer juntos. Ter sido cantor não é uma desvantagem. Na verdade, é uma vantagem que permite enxergar essa indústria de forma mais tridimensional".




Desde 2019, EL CAPITXN assumiu um papel central nas produções HYBE — embora já tenha sido creditado em projetos anteriores como DDAENG, de 2018. Creditado como produtor e compositor em cinco de 10 músicas do D-2 de Agust D, nome utilizado por Suga — rapper do BTS e amigo de longa data de Yi-jeong —, o produtor considera Daechwita muito significativa para sua carreira. Para o artista, o processo de criação foi especialmente marcante por ter ocorrido em um momento difícil para ele e para o intérprete da canção. Além do impacto global que a faixa conquistou, ele destaca a oportunidade de explorar novas possibilidades musicais como um divisor de águas em sua trajetória.


O El CAPITXN destaca que gosta de se sentir desafiado e busca por ambientes que o tirem da zona de conforto. "Pode parecer contraditório, mas eu procuro ambientes desconfortáveis. Acredito que o ser humano cresce em situações de cansaço físico e estresse mental. Claro, quando isso se acumula, pode adoecer. Mas as músicas criadas nesse limite são as que tocam as pessoas de verdade. Quando tudo dá certo, só então esse 'estado saudável' é realmente alcançado."


Imagem do produtor El Capitxn
(Divulgação/@elxcapitxn)

Principal atração da Next Bulletproof, principal balada de K-pop do Brasil, que aconteceu no último final de semana em São Paulo e em Brasília, EL CAPITXN revelou que estava ansioso pelas apresentações, mas garantiu que estava se preparando ao máximo para retribuir a energia do público e aos ELdolphin (nome do seu fandom), que há tanto tempo aguardam para vê-lo ao vivo.


"Ao ver as mensagens, vídeos e comentários dos fãs brasileiros, percebo: “isso é real”. Os fãs que me acompanham como ELdolphin são os mais apaixonados que já conheci. Só de imaginar estar no mesmo espaço que eles em um show, meu coração dispara. O Brasil, para mim, ainda é um “palco dos sonhos” que não pisei — mas que desejo muito viver."


Kommentare


bottom of page