top of page

Samples no K-pop: Entenda o que é e conheça músicas de grupos que já utilizaram

Atualizado: 23 de ago. de 2022

Conheça o popular recurso de produção musical e confira quais grupos de K-pop já o usaram

(Reprodução/SM Entertainment/HYBE)

Nossa, eu já ouvi essa música em algum lugar… Quem nunca teve essa sensação? É comum que músicas com samples, ainda mais aquelas que pescam referências de outras famosas, causem essa impressão nos ouvintes. Pegar pedaços de um som já conhecido é uma forma de renovar e atrair um novo público para as suas produções, adicionando um novo elemento e recriando uma identidade.


Para o K-pop, isso não é nada novo. Nessa segunda-feira (21), o Red Velvet fez seu comeback com Feel My Rhythm, chamando muita atenção por utilizarem Air on the G String, do compositor clássico Bach, como sample. Entretanto, o que são samples? O Café Com Kimchi explica!



O que são samples?

(Reprodução/YG Entertainment)

Por definição, sampling (ou sua versão aportuguesada, samplear) é pegar uma gravação pré-existente e adicioná-la a uma nova gravação. Assim, é possível usar qualquer elemento como sample: batida, melodia, vocais, ritmo… Pode ser uma inserção mínima na nova produção como também pode ser um uso completo. Um desses exemplos é Ice Ice Baby, do duo Vanilla Ice, que usou o riff de baixo de Under Pressure, do Queen.


Os samples podem ser de músicas famosas, como o caso citado, mas também podem ser de produções anônimas. É comum que alguns produtores criem sample packs, que são pacotes de samples disponibilizados em seus sites que podem ser utilizadas de forma gratuita, sem a necessidade de uma intervenção legal pelos royalties. Recentemente, uma sample brasileira foi usada em LALISA, solo da Lisa do BLACKPINK! O Tropkillaz, duo que já trabalhou com Anitta e Iza, disponibilizou uma sample em seu site, e o produtor Teddy Park fez um ótimo uso dela.


Há diversos casos de samples como a de Lisa, e o Café preparou uma lista com músicas de K-pop que usam canções famosas em suas estruturas! Agora que você já sabe o que são samples, tente identificar como cada uma foi utilizada:


After Like - IVE


Depois de entregar os hits Eleven e Love Dive, IVE deu o nome mais uma vez com o lançamento de After Like. Além de viciante desde o lançamento do primeiro teaser, a música ganhou repercussão por ter o sample da clássica I Will Survive, de Gloria Gaynor. Vale lembrar que o sucesso foi anteriormente utilizado em Hush Hush, do girlgroup The Pussycat Dolls, e aluga um triplex até hoje na mente dos que cresceram nos anos 2000.



Fantasy - VIXX


Nesse comeback com um conceito dark, o VIXX usou a emblemática Moonlight Sonata, de Beethoven, para dar um toque mais clássico à faixa. O piano é inconfundível e permanece constante em toda a duração.



Ya Ya Ya - EXO


O sexto álbum de estúdio do EXO trouxe Ya Ya Ya, uma b-side que usa You're The One, do trio SWV, como sample. O R&B da original combina perfeitamente com a pegada funky da versão do EXO, criando essa fusão de décadas e estilos.




Critical Beauty - Pentagon


Elvis Presley no K-pop? Sim, temos! Em Critical Beauty, o Pentagon usou a icônica Jailhouse Rock como introdução para esse new jack swing divertido e contagiante.



Hands Up - Cherry Bullet


Mais Beethoven, por favor! Aqui, a usada é Für Elise, mas de uma forma bem sutil. Você consegue identificar os momentos em que ela é tocada? Ela funcionou muito bem com esse conceito.



Whatta Man - I.O.I


Essa é uma carta muito conhecida, geralmente associada com Whatta Man da dupla Salt n' Pepa. Entretanto, a sample da música do I.O.I é original da Linda Lyndell, e o grupo deu uma cara nova à canção!



Summer Rain - GFRIEND


O melancólico comeback do GFRIEND trouxe um clássico tão melancólico quanto: Dichterliebe Op. 48, do compositor Robert Schumann, é bem conhecido por músicos e deixou a chuva de verão do grupo ainda mais saudosista.



Agust D - Agust D


Em seu primeiro solo, o Suga, do BTS, escolheu usar It's a Man's Man's Man's World, do cantor de jazz James Brown, para deixar Agust D ainda mais interessante. A faixa foi produzida por ele e é possível identificar a sample em diversos momentos!



O seu grupo favorito tem uma música com sample? Conte para o Café nas redes sociais!



178 visualizações

Commentaires


bottom of page