top of page

"Singing I Love Rock n' Roll": Artistas de K-Pop que já se arriscaram no rock

O rock e seus subgêneros parecem restritos a um nicho específico, mas recentemente tem provado uma ascensão entre os artistas sul-coreanos


Cantor Chen, do EXO apoiado em seu braço em um cenário caseiro.
Reprodução/SM Entertainment

Diferentes gêneros musicais estão presentes e são explorados pelos artistas de K-Pop. Chen, solista e membro do EXO, lançou em 17 de agosto o seu novo EP japonês "Polaris", composto por seis faixas, que mais uma vez mostraram a versatilidade do cantor pelas sonoridades encontradas, como jazz, blues e o rock. Mas quando se trata do rock, Chen não é um novo entusiasta deste estilo, já teve alguns trabalhos singelos anteriormente.


Polaris tem Lights of My Life como single principal, o EP pode ser resumido como versátil, mas outras duas músicas roubaram os holofotes da title tanto na prévia, quanto no lançamento. Break Out e FREE WORLD abrem o álbum e podem ser apontadas como as mais aguardadas pelo público por carregarem o gênero que os apoiadores do cantor tanto queriam vê-lo explorar mais: o rock.




O gênero já esteve no repertório do ídolo e algum tempo deixa os fãs entusiasmados para um álbum solo voltados para este nicho. Os contatos de Chen com o rock começaram, obviamente, ao lado do EXO, mas com uma experiência solo. Durante o EXOPLANET #1 - THE LOST PLANET - in SEOUL, ele apresentou a música Up Rising, abrindo sua performance com um som forte de guitarra e transformando o concerto em um show de rock por um minuto e 45 segundos. Chen teve outra oportunidade de mostrar sua maestria em Watch Out (2018), canção solo no álbum japonês Magic do EXO-CBX.





O EXO também já adequou as suas músicas em subgêneros do rock, durante o SBS Gayo 2016, o instrumental normal de MAMA (2012) foi substituído por bons pesados de guitarra para uma versão heavy metal, que acompanhou os vocais potentes dos membros. O grupo também incluiu o gênero em sua discografia com Drop That (2015).



O rock é um gênero musical muito vasto, que abrange vários subgêneros, alternativo, hard rock, heavy metal, punk rock e mais. Essas categorias são encontradas entre a música popular sul-coreana com mais frequência do que o público possa perceber, embora alguns acreditem que não seja assim. Relembre alguns artistas de K-Pop que já se arriscaram no rock:


Kim Jaejoong



Paai! Jaejoong tem uma carreira sólida e reconhecida por ter entrado de cabeça no rock. Desde seu debut solo com o EP I em 2013, o cantor se tornou um prato cheio para os fãs que desejam mais do gênero entre ídolos sul-coreanos e o rock se tornou a identidade de seus lançamentos. Em Just Another Girl, seu primeiro comeback como solista, Jaejoong trás uma combinação de post-grunge (subgênero do rock alternativo). A canção faz parte do álbum WWW (2013), composto também por emo-core, rock alternativo, folk rock, dance tune, pop punk e Brit-pop. O Full Album contou com o trabalho de Jaejoong como letrista em 11 das 13 músicas.



Dreamcatcher



O Dreamcatcher literalmente se reinventou. O grupo mudou o nome, estilo e adicionou duas novas integrantes quando as membros originais redebutaram em 2017 com a canção Chase Me. O rock e o metal pulsam na discografia das sete integrantes e este se tornou o seu diferencial entre os girlgroups. O grupo tem explorado o gênero cada vez mais, acompanhado de seu característico conceito sombrio e narrativas complexas dos Music Videos. GOOD NIGHT (2017) trás mais uma parte da história iniciada no MV anterior, além de elementos de heavy metal e metal core.



TOMORROW X TOGETHER



Desde os singles principais até b-sides, o TOMORROW X TOGETHER, ou TXT, já explorou elementos de pop rock, pop punk, emo-core e rock alternativo. O começo do quinteto neste nicho se deu com o EP The Chaos Capter: FREEZE (2021), o álbum carrega elementos de rock pela title 0X1=LOVESONG (I Know I Love You), um pop rock com estética emo. A canção teve participação da solista Seori, além de ter RM do BTS entre os compositores. Além disso, a b-side Dear Sputnik carrega um harmonioso rock alternativo, com participação de Hueningkai na composição e produção. O membro Taehyun também se juntou a ele na composição.



Pink Fantasy



O Pink Fantasy chamou atenção em seu debut pela sua integrante misteriosa que usava uma cabeça de coelho. O elementos de rock foram introduzidos na discografia do girlgroup com Fantasy (2019). Mas pode-se dizer que o grupo brilhou ainda mais no gênero com Poison, um heavy metal de forte potencial lançado em 2021.


SEVENTEEN



O rock não é uma novidade para o SEVENTEEN, o boygroup trouxe elementos do gênero para sua discografia entre as b-sides, até dar o devido destaque em Rock with You, parte do EP Attacca (2021). O single apresenta os 13 membros com uma coreografia poderosa em um rock alternativo. O integrante WOOZI participou da letra e composição da canção, Vernon também aparece creditado como letrista. No mesmo álbum também há 2 MINUS 1, uma b-side com elementos de pop rock e punk rock.



WOODZ


Em 2022, o solista WOODZ lançou Colorful Trauma, um EP que esteticamente e sonoramente pode causar nostalgia nos fãs do gênero. No disco, o cantor passou por diferentes subcategorias, capaz de agradar todos os gostos, com rock alternativo, hard rock e pop rock. A faixa título I Hate You é um pop rock acompanhado de um Music Video retro que transporta o público para o auge do gênero musical. Tanto o single, quanto o álbum foram compostos pelo solista.



Confira mais lançamentos de rock:


60 Sec - Kim Sung Kyu

Allergy - (G)-IDLE

Awaken - Stray Kids

Bang X2 - B.A.P

BlockBuster - ENHYPEN feat Yeonjun

Bomb (Rock ver) - Alexa

BUMP BUMP - WOODZ

Chase Me - Dreamcatcher

Devil's Cry - Taeyeon

District 9 - Stray Kids

DO or NOT - Pentagon

Drop That - EXO

Ending Page - F(x)

Freedom - iKON

Giant - Yuqi (G-IDLE)

Good Boys Gone Bad - TXT

Internet War - Seotaiji

LOSER LOVER - TXT

Love You More - Jaejoong

Mine - Jaejoong

MORE - J-HOPE

Narcissus - Heechul & Wheein

No Celestial - LEE SERAFIM

NUMB - YOUHA

Run to you - SEVENTEEN

Ring Ma Bell - Billie

Spring Now - Pentagon

Undercover - A.C.E

Watch Out - EXO-CBX

Why So Serious - SHINee

Without You - NCT U


Curte lançamentos de rock no K-Pop? Conta para gente nas redes sociais do Café com Kimchi.

32 visualizações
bottom of page