top of page

7 momentos em que o Chen do EXO provou ter uma voz única e potente no K-Pop

Atualizado: 30 de nov. de 2022

Às vésperas do lançamento do álbum "Last Scene", relembre as vezes em que Kim Jongdae se mostrou como um dos maiores vocais da indústria


(SM Entertainment/Divulgação)

Neste mês de novembro, o K-Pop receberá um comeback mais do que aguardado: o Chen do EXO retorna no dia 14 com Last Scene, seu terceiro EP de estúdio e o primeiro após o retorno do alistamento militar. Após ter sido adiado de outubro para este mês, o álbum do cantor promete marcar a volta de Kim Jongdae com suas baladas românticas e voz única.


E falando em voz, você sabia que Chen tem uma das mais marcantes da indústria? Em diversas ocasiões, como shows do EXO e até entrevistas, o artista demonstrou ser dono de vocais potentes e de muito alcance; e é claro que precisamos relembrar de tal fato, não é?




Aqui no post, o Café com Kimchi selecionou alguns momentos que denotam a voz ímpar que Chen tem dentro do K-Pop e de sua geração de k-idols. Com isso, continue lendo a lista para ficar preparado antes da chegada de Last Scene nas plataformas digitais:


7 vezes que o Chen do EXO mostrou ser um grande vocalista no K-Pop


1. Participação especial no Gayo Daejun da SBS em 2011


Muito antes de completar dez anos de carreira com o EXO, Chen mostrava que tinha chegado para ficar já na época do pré-debut. Durante o festival de fim de ano Gayo Daejun de 2011, organizado pela emissora SBS, o cantor apareceu rapidamente durante um especial da SM Entertainment com os idols da empresa; e o EXO teve uma performance no meio para mostrar o talento de alguns dos integrantes que iriam estrear.


Mesmo com poucos segundos de tela, Chen causou uma boa primeira impressão ao apresentar seu vocal potente que ainda estava para se desenvolver.


(SBS/Reprodução)


2. Dueto com Baekhyun da música "Really I Didn't Know", no programa Immortal Song


O EXO é visto no K-Pop como um "vocal powerhouse" — possui uma variedade de vocais fortes que se completam em grupo. E na sua época de rookie, Chen pôde demonstrar isso ao lado do integrante Baekhyun no programa Immortal Song em 2013, quando os dois apresentaram um cover da música Really I Didn't Know de Jo Kwan Woo.


Uma curiosidade interessante de Chen e Baekhyun é a de que ambos fizeram suas audições na SM na mesma época, para posições de vocal parecidas. Para surpresa de ambos, os testes dos dois foram aprovados para ingresso no EXO, e os artistas treinaram juntos poucos meses antes do grupo ter o debut.




3. Participação no programa musical King of Masked Singer em 2015


Num outro momento em programas de TV, Chen compareceu aos palcos do King of Masked Singer (que originou a versão brasileira da TV Globo) com uma apresentação da música Drunken Truth, de Kim Dong Ryul. A faixa já foi cantada por outros idols também, mas Kim Jongdae pôde colocar sua própria identidade em sua performance mascarada.


A versão de Chen fica ainda mais interessante de ver pela fato de que, no Masked Singer, os jurados não sabem a real identidade de quem está cantando logo de cara. Em outros vídeos na internet, é possível ver como os participantes da plateia ficaram chocados com a presença do artista.



4. Seus vídeos de covers e músicas originais do canal no YouTube


Na onda de idols que criaram canais próprios no YouTube, o EXO não ficou de fora; e vlogs de membros do grupo são comuns hoje em dia. Contudo, Chen decidiu criar um canal pessoal para divulgar vídeos de canto gravados em estúdios profissionais, e a ideia já acumula mais de dois milhões de inscritos.


O artista costuma postar performances de músicas próprias — presentes em álbuns ou em trilhas sonoras de k-dramas e também covers, como foi o caso de seu vídeo de Through the Night da cantora IU:





5. Presença descontraída de Chen no canal dingo music, cantando "Beautiful Goodbye"


Na época de sua estreia como solista, Chen promoveu como single a balada Beautiful Goodbye, o que rendeu ao público conteúdos do artista também no YouTube. Um deles é o seu vídeo no canal dingo music, cantando a faixa num bar na Coreia do Sul. Numa atmosfera descontraída e com várias garrafas de soju, Chen dá uma palhinha da música em companhia do cantor Onestar — e a personalidade fofa de Jongdae está presente no vídeo:



6. Suas conhecidas OSTs para doramas, como as canções "Best Luck" e "Everytime"


As já citadas trilhas sonoras de k-dramas estão no currículo de Chen há anos, que casaram com produções muito conhecidas na dramaland. Uma delas é a música Best Luck que está na produção It's Okay, That's Love, de 2014 (e que também tem o D.O. no elenco). Chen esporadicamente apresenta a canção em certas ocasiões, como concertos e programas de TV:



E é impossível não citar Everytime, música que é tema do dorama Descendants of The Sun e parceria com a cantora Punch. A faixa é um grande sucesso entre as OSTs de seriados coreanos, e Chen recentemente a cantou durante sua apresentação no festival HallyuPopFest 2022, em Londres:




7. As diversas performances ao vivo em shows do EXO, sua casa de origem


Chen é uma grande força dentro do EXO, e ao longo de sua carreira no grupo foram registrados diversos momentos em que seus vocais ficaram marcantes. Em 2019, o ídolo fez uma apresentação solo na turnê EXO Planet #5 - Exploration da música Lights Out, que está na tracklist do álbum especial Universe.


Vale dizer que a canção conta com Chen em sua composição também. Àqueles que gostam de vocais bons ao vivo, o disco dessa turnê do EXO (assim como de outras) está presente nas plataformas digitais, como o Spotify.



Qual outro momento do Chen cantando você adicionaria na lista? Não se esqueça de comentar sobre o assunto nas redes sociais do Café com Kimchi!

Comentarios


bottom of page