top of page

"Past Lives" da A24 e outros filmes coreanos estão no Festival do Rio; veja quais e quando assistir

Com mais de 200 filmes em cartaz, festival de cinema do Rio de Janeiro também abre espaço para sucessos coreanos em sua programação

Um casal em primeiro plano, com um carrossel ao fundo.
(Divulgação / Festival do Rio)

Os fãs de cinema sul-coreano estarão bem servidos neste mês de outubro com o início do Festival do Rio, festival internacional de cinema que leva à cidade do Rio de Janeiro três longas coreanos em sua programação. "Cob Web", "Past Lives" e "A Normal Family" foram os títulos selecionados para o evento que chega à sua 25ª edição neste ano. O Festival do Rio começa no dia 5 de outubro e se estende até o dia 15, com mais de 200 filmes em cartaz.


Além dos três lançamentos relacionados acima, o Festival do Rio ainda exibe o documentário "Nam June Paik: A Lua é a TV Mais Antiga", sobre o artista sul-coreano considerado pai da videoarte. A narração é do ator Steven Yeun, famoso pelo filme vencedor do Oscar "Minari" (2020) e pelas séries "The Walking Dead" (2010) e "Treta" (2023). Conheça os filmes coreanos em cartaz no Festival do Rio, quando e onde assistir a cada um deles abaixo.



Filmes Coreanos em cartaz no Festival do Rio 2023


Past Lives (2023)


"Past Lives" ou "Vidas Passadas" acompanha a história de Nora e Hae Sung, dois amigos de infância que passam por um longo afastamento quando a família de Nora se muda da Coreia do Sul. Os dois se reencontram vinte anos mais tarde em Nova York, e este reencontro promete trazer à tona questões de destino, amor e o peso das escolhas na vida de cada um deles. O longa foi descrito pelo jornal The Times como "o melhor filme do ano". Confira um trailer.



Produzido pelo estúdio de sucesso meteórico A24 — o mesmo estúdio do atual vencedor do Oscar "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" (2022) —, "Past Lives" acumula exibições ilustres, como a première mundial no Festival de Sundance desse ano e a passagem pelo Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim. Greta Lee, Teo Yoo e John Magaro estrelam o longa, que é escrito e dirigido por Celine Song.


Veja as datas, horários e locais para assistir ao longa coreano "Past Lives" no Festival do Rio.


Segunda, 09/10 (sessão com convidados): 21:30 na Estação NET Botafogo 1


Terça, 10/10: 16:00 na Estação NET Gávea 1


Quarta, 11/10: 16:45 no Kinoplex São Luiz 2


Sábado, 14/10: 17:15 na Estação NET Gávea 4



Cobweb (2023)


"Cobweb" ou "Geo-Mi-Jip" é um filme sobre filmes: a trama acompanha um diretor que, após uma estreia bem-sucedida, sofre com críticas implacáveis na Coreia dos anos 70. Seu novo projeto já está encerrado, mas ele passa a sonhar constantemente com um final alternativo e a fazer de tudo para transformar o seu trabalho em uma obra-prima. Em meio ao impasses da produção, o cineasta afronta os limites da sua lucidez. Confira o trailer abaixo.



Antes da passagem pelo Festival do Rio, "Cobweb" marcou presença no Festival de Cannes e no Festival de Sydney desse ano. Quem assina a direção é Kim Jee-woon, veterano do cinema coreano e também com um trabalho em Hollywood. É dele o longa "O Último Desafio" (2013), estrelado por Arnold Schwarzenegger. Já em "Cobweb" quem assume o papel do protagonista é Song Kang-ho, ator de "Parasita" (2019) e "Broker" (2022).


Veja as datas, horários e locais para assistir ao longa coreano "Cobweb" no Festival do Rio.


Sexta, 06/10: 13:45 no Kinoplex São Luiz 1


Domingo, 08/10: 16:30 na Estação NET Gávea 2


Sexta, 13/10: 21:00 no Kinoplex São Luiz 4


Domingo, 15/10: 19:20 na Estação NET Gávea 5



A Normal Family (2023)


No longa dramático "A Normal Family" (ou "Uma Família Normal"), dois irmãos extremamente diferentes — um advogado capaz de defender assassinos e um pediatra caloroso e moralista — encontram-se uma vez por mês para jantar, acompanhados de suas esposas. Um dia, o vídeo de duas pessoas espancando um homem sem teto até a morte viraliza, e as imagens do ataque trazem à tona um grande segredo dessa família. Confira o trailer.



Fãs de k-dramas jurídicos e séries de enredos "pesados" têm um título especial para ver nesta edição do Festival do Rio. "A Normal Family" chega à Cidade Maravilhosa após passagem pelo Festival Internacional de Cinema de Toronto, e sua trama é inspirada no livro "The Dinner", do autor holandês Herman Koch. A direção é de Hur Jin-ho, e Sol Kyung-gu, Jang Dong-gun, Claudia Kim e Kim Hee-ae integram o elenco principal.


Veja as datas, horários e locais para assistir ao longa "A Normal Family" no Festival do Rio.


Sexta, 06/10: 14:45 na Estação NET Gávea 5


Quarta, 11/10: 18:15 no Kinoplex São Luiz 4


Sábado, 14/10: 21:00 no Kinoplex São Luiz 4



Nam June Paik: Moon is the Oldest TV (2023)


O documentário narrado por Steven Yeun coloca os holofotes sobre Nam June Paik, artista sul-coreano considerado o pai da videoarte e um nos nomes mais famosos do século XX no meio artístico asiático. Nam June Paik revolucionou o uso da tecnologia como tela artística e profetizou muitas das tendências que conhecemos hoje. Confira abaixo um trailer da produção que também está na programação do Festival do Rio.



"Nam June Paik: A Lua é a TV Mais Antiga" explora a relação do artista com as tecnologias midiáticas da sua época e até mesmo com as que vieram a existir depois. A obra é uma produção americana dirigida pela estreante Amanda Kim — este é seu primeiro trabalho como diretora —, e Yeun também participa como produtor. O documentário foi exibido no Festival de Sundance desse ano antes de chegar ao Rio.


Veja as datas, horários e locais para assistir ao documentário no Festival do Rio.


Sexta, 06/10: 16:30 na Estação NET Rio 4


Quarta, 11/10: 20:45 na Estação NET Rio 3


Domingo, 15/10: 13:45 na Estação NET Gávea 3


Confira como comprar os ingressos no site oficial do Festival do Rio.



Outros filmes coreanos que passaram pelo Festival do Rio


O Festival do Rio já trouxe longas coreanos em suas edições anteriores. Em 2022, o premiado "Decision to Leave" (2022) marcou presença no evento, bem como "Oldboy" (2003), sucesso do diretor Park Chan Wook que voltou aos cinemas do Brasil neste ano em comemoração ao seu 20º aniversário. Em 2021, "A Mulher que Fugiu" (2020) foi um dos destaques da programação, juntamente de "Encontros" (2021).

88 visualizações

Posts Relacionados

Comments


bottom of page