top of page

DICE, do NMIXX, aposta em explosão de cores e referências à Alice No País Das Maravilhas

Atualizado: 4 de fev. de 2023

Seis meses após O.O, as rookies estão de volta com um álbum super colorido que organiza a bagunça do debut, veja a crítica

(Divulgação / JYP Ent.)

Seis meses após o debut peculiar com O.O, o NMIXX está de volta. O grupo rookie lançou na manhã desta segunda-feira (19) o segundo single álbum ENTWURF, composto por 4 faixas, entre as quais está a title DICE. Este é o primeiro come back do mais novo ato feminino da JYP Entertainment — famosa pelos acertos em girlgroups como o TWICE, ITZY e Wonder Girls.


Seja qual for a sua opinião sobre a estreia das meninas — se amou ou odiou O.O —, DICE chega como uma espécie de rendição. A faixa preserva escolhas arriscadas do trabalho de debut, como as mudanças bruscas de ritmo, mas também apresenta características coerentes, como uma linearidade palpável e a agressividade mais controlada. Confira o que achamos da novidade após a publicidade.




Caótico mas coerente


O grupo de sete integrantes aparece enérgico no videoclipe de DICE que, assim como O.O, também aposta em uma explosão de cenários, cores e figurinos. Elementos que reforçam as teorias particulares do fandom — como o barco nas nuvens que rendeu comparações ao conceito do ATEEZ —, foram mantidos, e outros foram adicionados, como as referências à obra Alice no País das Maravilhas. As meninas estão mesmo maravilhosas! Confira abaixo.



No âmbito sonoro, DICE faz bom uso do Electro Pop para servir momentos de impacto, mas sem deixar a musicalidade de lado. Para os ouvintes que curtem uma mudança repentina no ritmo, a faixa apresenta o recurso após o primeiro refrão; mas até quem não gosta do break consegue tolerá-lo, já que se faz presente em um trecho pontual e não interfere tanto na linearidade da música. Além disso, é super dançante!


Em suma, é uma faixa vibrante e cheia de personalidade. Como a própria letra afirma no pré-refrão, é "ousada, mas controlada". A letra de DICE, aliás, também merece destaque. O NMIXX canta aqui sobre o entusiasmo de se aventurar no 'vasto universo' e jogar os dados para a vida e seus desafios — uma mensagem muito apropriada para as rookies que estão apenas começando a sua caminhada na empresa 'BIG 3' e pioneira do k-pop.



(Divulgação / JYP Ent.)

Se DICE já surpreende e causa uma boa impressão, COOL (Your rainbow), a segunda faixa do álbum, é ainda mais encantadora. Lenta e mais romântica, ela coloca o holofote sobre um lado inédito das membros, ou melhor, quase inédito. O talento para músicas mais suaves já havia sido apresentado durante o pré-debut, mas ficou escondido debaixo de várias camadas caóticas. Ele reaparece com uma vibe nostálgica aqui, comprovando a versatilidade do grupo.


As demais faixas no álbum são os instrumentais de DICE e COOL (Your Rainbow).



É claro que ainda há um longo caminho a ser trilhado, e o NMIXX ainda precisa se encontrar. O pré-lançamento de DICE foi marcado, mais uma vez, por comentários sobre a originalidade do conceito, comparado-o a trabalhos do EXO e Red Velvet, e a sonoridade experimental segue não sendo um diferencial na geração de grupos como Stray Kids, aespa e outros.


Contudo, ENTWURF consegue redimir boa parte dos erros do debut e já não agride o ouvinte na primeira escuta. Ele deixa claro porque o NMIXX merece a nossa atenção apesar do início frustrante com o álbum AD MARE.



Nota: Lembrando que o papel da nossa crítica, independente de positiva ou negativa, é apontar elementos para você construir a sua opinião sobre aquela obra; seja uma música de K-pop ou dorama. Então, tá tudo bem concordar ou discordar de tudo o que a gente disse aqui, mas não esquece de dizer o que você achou desse lançamento nos comentários, no Twitter ou no Instagram do Café!

121 visualizações

Comments


bottom of page