top of page

Para descer até o chão! Músicas de K-pop parecidas com funk para você ouvir enquanto rebola

O gênero brasileiro que tem feito sucesso mundial nas redes sociais também aparece em algumas músicas de K-pop

À esquerda, o grupo de K-pop KARD. À direita, o grupo de K–pop Seventeen.
(Divulgação / DSP Media / HYBE LABELS)

Conhecido por sua versatilidade, o K-pop se caracteriza pelo estilo pop com refrões que grudam na mente de qualquer um, mas alguns grupos e artistas do gênero também entregam músicas diversas, brincando com estilos e ritmos bem diferentes. O K-pop pode se aliar ao reggaeton, ao indie e até à nossa querida bossa nova. Com todas essas possibilidades, o funk brasileiro não fica de fora e nem mesmo os sul-coreanos resistem a essa batida.


Quem nunca viu algum idol fazendo um challenge no TikTok com algum funk famoso, juntando o melhor dos dois mundos? Para não deixar o molejo de lado e poder rebolar mesmo escutando K-pop, o Café com Kimchi preparou uma lista com músicas que tem uma vibe bem brasileira, seja pela batida de funk ou por aquele ritmo mais animado que amamos. Se liga nessa playlist!



Seventeen - Fire


A faixa b-side do EP mais recente do Seventeen, FML, tem um instrumental bem familiar e conquista facilmente os fãs de funk. Com as vozes de Vernon, Mingyu, S. Coups e Woonwoo, a hip-hop unit do grupo, a música possui uma energia mais agressiva e um refrão que com certeza te fará rebolar enquanto escuta. Se ainda não conferiu Fire, lançada em 2023, você precisa adicionar ela na sua playlist correndo!


K.A.R.D - Oh na na


Esse grupo queridinho do Brasil já é de casa, né? A música de debut do K.A.R.D, lançada em 2016, é ousada e tem um instrumental nostálgico, que era bem explorado nas produções da época. O refrão é perfeito para dançar e a própria coreografia tem muito rebolado, então essa faixa aqui é daquelas que não podem faltar na playlist da sua festa.



Mamamoo - Aya


Calma que também tem girlgroup na área. Aya é a faixa título do álbum Travel, lançado em 2020, e possui uma flauta envolvente que você já deve ter escutado em um funk bem famoso. Sem deixar os vocais e o rap de lado, a música mistura muitos instrumentos e elementos, e o ponto alto é no dance break que claramente tem uma batida de funk no fundo. É o momento certo para dançar ainda mais!





TXT - Tinnitus (Wanna be a rock)


Nos últimos tempos o K-pop vem experimentando ritmos latinos e o afrobeat para deixar suas músicas ainda mais interessantes, e vemos esse movimento em Tinnitus do TXT. Presente no quinto EP cheio de energia, The Name Chapter: Temptation (2023), a faixa é gostosa de ouvir e perfeita para dançar. Além disso, ela conta com a composição de Yeonjun and Taehyun.



GGB - Bling Bling


Mais uma música de estreia que chegou com tudo! Bling Bling foi lançada em 2020 pelo G.G.B, que resolveu apostar em um sample de funk bem nítido logo no início da faixa. Com visuais incríveis e muitas luzes, as integrantes fazem uma festa no videoclipe e cantam sobre se sentir diferente, empoderada e poder fazer tudo o que quiser, uma letra de K-pop que poderia facilmente aparecer em algum projeto de cantoras brasileiras.



TRI.BE - Doom Doom Ta


O grupo feminino de quarta geração que veio ao Brasil durante o Asia Star Festival debutou com estilo com uma música que traz o funk no instrumental. Lançada em 2021, Doom Doom Ta é uma típica música de K-pop, com vocais impecáveis, coreografia e rap incrível, mas tem um toque brasileiro especial que a torna ainda melhor. Já conferiu?



EXID - Fire


O retorno do EXID no ano passado — com o álbum "X" em comemoração aos 10 anos de carreira — trouxe a faixa título que faz jus à celebração do grupo. Com um começo animado e um instrumental bem familiar, a música brinca com muitos elementos presentes no funk brasileiro e mantém o ritmo agitado. Ela registra também pausas para um momento mais melódico, que é quebrado para o refrão chiclete com uma coreografia que é um dos pontos altos do MV.


Bônus


HAON - Boong-Boong


O funk também faz muito sucesso no meio do hip-hop coreano, conhecido como KHH. Como menção honrosa nessa lista, a faixa Boong-Boong do rapper HAON foi produzida durante o programa de competição School Rapper 2 em 2018. A música, marcada por um estilo mais agressivo e com muito rap, se transforma com a chegada do refrão: um instrumental digno de um 150 bpm e a famosa flauta envolvente que vimos antes.


Jay Park - V


O começo dessa música pode fazer você pensar que clicou no lugar errado. Presente no single álbum homônimo lançado em 2018, V se inicia como um típico funk brasileiro e tem uma vibe mais leve, além de um refrão bem chiclete. O clipe é super colorido e também possui referências ao Brasil, dê uma olhada.


E ai, qual dessas músicas você gostou mais? Siga o Café com Kimchi nas redes sociais e conte para a gente!




101 visualizações
bottom of page