top of page

K-pop com Reggaeton? Conheça 10 músicas coreanas que flertam com o ritmo caribenho

Atualizado: 3 de abr. de 2023

Grupos como BTS, Red Velvet, KARD e EXO já usaram elementos do Reggae e do Reggaeton em faixas que fizeram o maior sucesso


(Divulgação / JYP Ent. / SM Ent.)

O pop coreano se consagrou no mercado mundial como uma mistura por vezes inusitada de gêneros. Rock, Bossa Nova, Eletrônico e o próprio Pop são algumas das referências presentes nessa indústria bilionária, avaliada, mais precisamente, em 5 bilhões de dólares, segundo o portal Seoulspace. E nessa salada mista, dois ritmos não poderiam faltar: o Reggae e o Reggaeton.


O Reggaeton é um gênero derivado do Reggae que surgiu na América Central, no Panamá. Ele ganhou força no Porto Rico, quando, reunindo elementos do ritmo reggae jamaicano com influências do hip-hop, encontrou espaço para dominar os territórios caribenhos na década de 90 e posteriormente se expandir para todo o globo. Agora, ele está presente até nas produções da península coreana, e é sobre elas que iremos falar agora.


Após a publicidade, confira os detalhes de 5 músicas de K-pop que utilizam influências do Reggae e do Reggaeton e, ao fim da matéria, veja a lista completa com mais de dez faixas.



Don't Be Shy - PRIMARY feat. ChoA, IRON


Que tal começar por uma música que, apesar de pouco conhecida, com certeza não nega as origens? "Don't Be Shy" é uma faixa do músico e produtor PRIMARY para o seu álbum "2-3", lançado em 2015. Ela conta com os vocais da ChoA (ex-AOA) e do rapper IRON (falecido em 2021). Viciante como só uma música de reggaeton consegue ser, ela é parada obrigatória para quem conhecer facetas mais tropicais do K-pop!



Why So Lonely - Wonder Girls


Até mesmo um leigo em gêneros musicais consegue identificar traços caribenhos na música "Why So Lonely" do grupo Wonder Girls. Ela é a principal faixa de um single álbum homônimo lançado em 2016 pelo quarteto feminino. Uma curiosidade sobre a música é que ela marca o aniversário de 10 anos do grupo e é o primeiro single do Wonder Girls que não foi escrito pelo fundador da JYP Ent. (J. Y. Park). Sendo assim, as integrantes Sunmi, Yubin e Hyerim assinam a composição desse reggae delicioso.



Ko Ko Bop - EXO


Falou de Reggaeton no K-pop, falou dela: "Ko Ko Bop"! Lançada em 2017, a faixa do EXO foi a estrela do álbum "The War", que posteriormente venceu o prêmio de Melhor Álbum no MAMA (Mnet Asian Music Awards) no mesmo ano. Além do ritmo evidente nos versos, toda a estética do álbum brincou com referências alinhadas ao Reggae, como cenários tropicais e roupas coloridas. Os membros Chen, Baekhyun e Chanyeol — conhecidos popularmente como "Beagle Line" — participaram da composição da faixa



Don't Flirt - WINNER


O WINNER não perdeu tempo: já no seu primeiro trabalho em 2014, o então quinteto usou de elementos do Reggae para debutar. A terceira faixa do álbum "2014 S/S" intitulada "Don't Flirt" traz à tona as cores únicas e inconfundíveis do gênero caribenho, mas de um jeito descontraído, aliado à imagem jovem do grupo. Os membros da rapper line Mino e Hoony compuseram a letra da faixa, que ainda ganhou uma coreografia cheia de momentos divertidos.



Demente - Chungha


Cantando em espanhol — sim, é isso mesmo que você leu — a Chungha conquistou seu espaço nessa lista com a música "Demente", uma collab especial com o rapper porto-riquenho Guaynaa. O feat com o artista latino foi lançado em 2021 e pegou muitos fãs da solista de surpresa. Chungha explicou que aprendeu espanhol para conversar com seus amigos mexicanos durante o período em que morou em Dallas. O idioma deu um quê a mais de autenticidade para a faixa que é puro reggae!



Lista Completa: Mais de 10 músicas de K-pop com Reggae e Reggaeton

Don't Be Shy - PRIMARY feat. ChoA, Iron
Why So Lonely? - Wonder Girls
Ko Ko Bop - EXO
Don't Flirt - WINNER
Demente - Chungha feat. Guaynaa
Give me more - VAV feat. De La Ghetto, Play-N-Skillz**
Flower (You) - VAV
Any Song - ZICO
Go Go - BTS
Rumor - KARD
Sunny Side Up - Red Velvet
Fancy - Favorite

109 visualizações

Comments


bottom of page