top of page

De goblin a raposa! 6 K-dramas inspirados no folclore sul-coreano para conferir no streaming

As narrativas baseadas em lendas antigas são populares na dramaland e misturam a fantasia com romance, drama e até comédia

goblin kdramas folclore sul coreano
(Divulgação/ tvN)

Quem nunca teve medo do saci-pererê ou da mula sem cabeça quando criança? O folclore brasileiro é cheio de criaturas e histórias que inspiraram produções audiovisuais e na Coreia do Sul não é diferente. Alguns dos nossos queridos dramas fogem das clássicas tramas e acrescentam um pouco de fantasia utilizando as lendas do país.


Você já deve ter escutado falar no famoso goblin que foi interpretado pelo ator Gong Yoo e na raposa de nove caudas, já retratada em inúmeras obras. Para mergulhar ainda mais nesse universo, o Café Com Kimchi listou seis dramas repletos de criaturas do folclore sul-coreano e que são tão assustadoras quanto as que conhecemos no Brasil. Continue lendo para conferir!



Goblin (2016)


Como mencionar as produções baseadas nas lendas sul-coreanas sem mencionar "Goblin", drama lançado em 2016 e que teve o protagonismo do ator Gong Yoo e da atriz Kim Go Eun. Baseado na criatura de mesmo nome, também conhecida como dokkaebi, sua lenda possui diferentes versões, podendo ser um duende ou um espírito capaz de tomar a forma de objetos inanimados como uma vassoura ou cadeira. Sendo assim, um goblin pode ser bom com quem merece ou um pouco traiçoeiro.


No drama, Kim Shin (Gong Yoo) é um ser imortal responsável por proteger as almas humanas, mas ele sofre de uma maldição que só pode ser quebrada quando se casar com alguém. Então, ele utiliza as suas táticas para conquistar Eun-tak (Kim Go-eun). Com 16 episódios, você pode assistir no Viki Rakuten e na Disney+!


Meu Colega de Quarto é Um Gumiho (2021)


Lançado em 2021, este drama conta a história de um gumiho, que no folclore sul-coreano é uma raposa de nove caudas que se alimenta da energia de humanos. Na produção, o personagem Shin Woo Yeo (Jang Ki Yong) já vagou pela terra por cerca de 999 anos, coletando energia em seu pingente, e agora se sente preparado para abandonar sua forma de raposa e se tornar humano por completo.


No entanto, trabalhando como um professor universitário, ele vê seus planos irem por água abaixo por conta de uma aluna desengonçada que acaba engolindo o precioso pingente de Woo Yeo, adiando o momento do seu grande sonho. Você pode assistir aos 16 episódios dessa saga no Viki.



A Noiva de Habaek (2017)


Inspirado na mitologia do país, este K-drama traz a figura de Habaek, o deus da água. Na história, o ator Nam Joo Hyuk ("Vinte e Cinco, Vinte e Um") interpreta Habaek, um deus que precisa ir ao mundo dos humanos em busca de pedras divinas que só podem ser encontradas por lá. Para isso, ele precisa contar com a ajuda de Yoon Soo-ah (Shin Se Kyung), uma psiquiatra predestinada a servi-lo, mas que não sabe disso, tornando as coisas um pouco complicadas.


Disponível no Viki e na Netflix, o drama possui 16 episódios e o elenco conta ainda com atores como Krystal Jung, ex-integrante do grupo f(x), e Gong Myung, que já apareceu em obras como "Céu Vermelho" (2021) e "Revolutionary Love" (2017).


Tale Of The Nine Tailed 1938 (2023)


Também inspirada na lenda da raposa, "Tale Of The Nine Tailed 1938" é a sequência do drama de mesmo nome que foi lançado em 2021. A segunda temporada trouxe de volta o protagonismo de Lee Dong Wook como Lee Yeon, que viaja no tempo e é transportado para o ano de 1938.


Nos 12 episódios que compõem a trama, Lee Yeon tenta se adaptar ao novo cenário enquanto tenta retornar para o seu tempo, mas, para isso, ele precisa enfrentar deuses e criaturas poderosas. O elenco também reúne artistas como Kim So-Yeon, Kim Bum e Ryoo Kyung-Soo, que já apareceu em "Profecia do Inferno" e "Jung-e".



Tomorrow (2022)


Os "jeoseung saja" são uma espécie de ceifadores, seres responsáveis por guiar as almas para o além depois da morte. "Tomorrow" (ou "Amanhã", em português) conta a história do jovem Choi Jun-woong interpretado por Rowoon do SF9, que se envolve em um incidente e acaba morrendo no momento errado, atrapalhando o funcionamento da equipe de ceifadores responsável pelo Departamento de Gerenciamento de Crises.


Por não ser o dia de sua morte, ele se torna meio humano e meio espírito e se junta à equipe de anjos da morte para realizar missões especiais. Disponível para assistir na Netflix, possui 16 episódios. Vale ressaltar que este K-drama trata sobre temas sensíveis e que podem ser gatilhos para algumas pessoas.



Oh My Ghost (2015)


Os fantasmas são muito comuns em obras de suspense ou terror, mas no folclore existe um tipo específico de fantasma que aparece em lendas urbanas. Chamadas de "cheonyeo gwishin", elas são fantasmas virgens que mantém seus cabelos soltos e despenteados e vestem roupas tradicionais de luto.


Em "Oh My Ghost", a tímida assistente Na Bong Seon (Park Bo Young) é possuída pelo fantasma de Soon Ae (Kim Seul Gi), uma menina que faleceu jovem e, por isso, não teve a oportunidade de ter um namorado e tampouco perder a virgindade. Na Bong Seon se torna, então, a ponte para que a fantasma possa satisfazer seu desejo, deixando Bong Seon mais agitada do que nunca. Disponível para maratonar na Netflix e no Viki, o drama tem 16 episódios.



Você já conheceu alguma dessas lendas? Conte para o Café Com Kimchi nas redes sociais qual te impressionou mais!

185 visualizações

Comments


bottom of page