top of page

Cases de Sucesso: Fifty Fifty e outros grupos que têm se destacado, apesar de baixas expectativas

Atualizado: 30 de mai. de 2023

Inspirados no sucesso do girlgroup, reunimos quatro casos de artistas que surpreenderam o grande público


(Divulgação / Mnet)


Alcançando o top de vários charts internacionais por várias semanas, o Fifty Fifty conseguiu, no final desse mês, conquistar a posição #1 com “Cupid” no Billboard Global 200 Excl. US, um dos mais importantes indicadores de música atualmente. Também estão, a várias semanas, como um dos grupos de Kpop mais rápidos a conquistar espaço no Billboard Hot 100 chart, além de estarem empatadas com “Butter”, do BTS, como a terceira música de Kpop que ficou mais tempo no Top 10 do Spotify’s Daily Global Chart , por 43 dias.


E, não apenas conquistaram um lugar no topo de vários pódios, como também foram o primeiro girlgroup a alcançar isso com uma música de debut. No começo do ano, inclusive, o IZM, um dos mais importantes sites coreanos de reviews musicais, deu para o álbum de estreia do Fifty Fifty a nota 4.5, fazendo com que o grupo fosse o primeiro girlgroup a também atingir essa métrica.


Integrando todo esse sucesso, o grupo também vai fazer parte da trilha sonora de Barbie, novo filme da diretora Greta Gerwig, que está sendo muito esperado pelos fãs e que pode trazer mais visibilidade para o grupo.


(Divulgação / Dispatch)


O que mais surpreende nisso tudo é que o Fifity Fifty é um grupo rookie, vindo de uma agência pequena, e que, em teoria, poderia cair no esquecimento, como é visto em tantos outros casos no K-pop. Porém, o grupo, composto por Saena, Sio, Aran e Keena inova na proposta musical, idealizada por Siahn, produtor do grupo. Tendo os vocais comparados com MAMAMOO e Brave Girls, as meninas do Fifty Fifty vem conseguido grandes conquistas porque, de acordo com Siahn, elas focam mais na música em si, do que nos aspectos visuais, como está sendo tendencia em outros lançamentos atuais.


Assim, com esse direcionamento, alinhado à talento e ao fator sucesso das redes sociais, “Cupid”, single do primeiro álbum delas, ganhou muito reconhecimento principalmente por ter virado uma trend no TikTok - com direito à dancinha e tudo, como já falamos aqui no Café.


Pensando nisso, o Café trouxe pra você 4 outros grupos que ninguém esperava que nada, mas que entregaram muito conteúdo. Vamos conhecer?


BLITZERS

(Divulgação / Allkpop)


Temos que reconhecer que o Tiktok é uma das principais plataformas para músicos atualmente, pelo simples fato de que, se sua música for um sucesso por lá, provavelmente, também será um sucesso em vários charts mundiais. Já vimos exemplos por aqui, como a divertida "Any Song", do Zico ou "ZOOM", da Jessi, como músicas e coreografias divertidas. E, para o BLITZERS, boygroup de Wuzo Entertainment, não foi diferente.


O grupo, que debutou em 2021, está hitando no Tiktok com a música “Macarena”, single lançado em Abril desse ano. Eles já possuem em seu perfil na rede mais de 730k de seguidores, e, nos vídeos com o challenge da música, mais de 2M visualizações. Por terem debutado, teoricamente, durante a pandemia de Covid-19, o grupo, inicialmente, não recebeu tanta atenção da mídia. Porém, com o último lançamento, os meninos, que também estão presentes na trilha sonora do BL coreano Cherry Blossom After Winter hitaram no Tiktok, e, hoje, possuem uma fanbase cada vez mais crescente. O grupo é composto por sete membros, Go_U, Juhan, Jinhwa, Sya, Chris, Lutan e Wooju, e ainda não possui planos para outro comeback, mas o Café vai ficar de olho para não perder os próximos passos do BLITZERS.




XIKERS


(Divulgação/ASIANBREAK)


Puxando o gancho de boygroup que hitou no Tiktok, temos também os meninos do xikers, o novo boygroup da KQ Entertainment. Apelidados de “filhos do Ateez”, por serem da mesma empresa, e possuírem foco nas coreografias difíceis e expressões faciais durante as apresentações, Minjae, Junmin, Sunmin, Jinsik, Hyunwoo, Junghoon, Seeun, Hunter, Yujun e Yechan, já emplacaram dois hits na rede social. Com refrões hipnotizantes e a ajuda de vários outros idols de k-pop, que também fizeram o challenge com eles, os meninos hitaram com três músicas: TRICKY HOUSE, o single debut, ROCKSTAR e XIKEY.


O xikers teve seu debut em 30 de Março com o álbum “HOUSE OF TRICKY: Doorbell Ringing”, que acumulou mais de 17 milhões de visualizações em menos de uma semana. E, apesar de serem um grupo novo na cena do Kpop, já prometem entregar muitas músicas boas e apresentações surpreendentes.





New Jeans


(Divulgação)


E, voltando ao tópico de case de sucesso, temos as meninas do New Jeans, grupo da ADOR (subsidiária da Hybe), que conquistaram um grandioso sucesso logo no debut, sem nem mesmo terem um cronograma pré-lançamento. Quando Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein apareceram pela primeira vez na mídia, como New Jeans, a empresa não tinha divulgado praticamente nada do grupo. "Attention", música de debut do grupo, foi lançada sem o público saber quem eram aquelas meninas com estética dos anos 1990 e acabou alcançando várias vitórias não só nos programas musicais na Coreia do Sul, como também em vários charts internacionais.


E, subvertendo o modelo de agenda do Kpop, logo após o lançamento de "Attention", a empresa também lançou mais outros dois MVs ("Hype Boy" e "Hurt"), seguidos de um vídeo de apresentação das integrantes e do album - que vendeu mais de 400 mil cópias em apenas três dias.



Assim, as meninas do New Jeans garantiram seu espaço no meio do Kpop não apenas como um grupo rookie que surpreendeu a todos logo no debut, tendo, por exemplo, "Attention" como hit internacional, mas também como sendo um dos girlgroups de maior destaque e sucesso da 4º geração - ou seria da 5º? Temos uma matéria sobre essa polêmica, inclusive, aqui no Café.



Oh My Girl


(Divulgação/AsiaOn)


Falando de girlgroup, temos também as meninas do Oh My Girl que, em 2020, tiveram grande destaque ao lançaram “Nonstop”, música que se tornou um sucesso instantâneo, garantindo 8 vitórias em programas musicais e posições altas nos charts coreanos, com as b-sides do álbum. Com melodia e coreografia chiclete, "Nonstop" é uma música atemporal, e continua em evidência nos charts, mesmo após 3 anos de seu lançamento, se configurando como uma das músicas mais curtidas pelos kpopers. Atualmente composto por Hyojung, Mimi, YooA, Seunghee, Yubin e Arin, o Oh My Girl está na ativa desde 2015, e teve seu último lançamento em abril, quando divulgaram o MV para “Miracle”, música em homenagem aos 8 anos do grupo.



Já conhecia algum desses hits? Comenta aqui então qual você mais curte, e não se esqueça de acompanhar o Café com Kimchi também nas redes sociais!

97 visualizações

Comments


bottom of page