top of page

Conheça as 15 melhores músicas do grupo de K-pop AB6IX

Com apostas ousadas, o AB6IX vem trilhando um caminho musicalmente interessante no K-pop; confira as melhores canções!


Integrantes do boygroup AB6IX em ensaio fotográfico
(Brand New Music/Reprodução)

Você conhece o AB6IX? O boygroup foi formado pela empresa Brand New Music e estreou no K-pop em 22 de maio de 2019. Desde então, eles sofreram algumas alterações decorrentes da saída de alguns integrantes, mas nada que fosse capaz de afetar a trajetória que eles traçaram através de uma das melhores discografias do gênero.


Fortemente influenciados por ritmos de dance e eletrônica, o AB6IX explorou diferentes caminhos e estilos, que vão do rock alternativo ao EDM e ao house, sendo este último uma das marcas registradas do grupo e que compõe grande parte desta lista. Dito isto, confira o ranking aqui do post para conhecer melhor o boygroup!




Músicas para conhecer melhor o AB6IX e o potencial de sua discografia:


15. SHINING STARS


Lançada em 2019 como parte do álbum B:COMPLETE, SHINING STARS surge do dedilhar de cordas, que logo abre espaço para os vocais sedutores do grupo. A música do AB6IX também conta com uma construção típica — no bom sentido — que vai, aos poucos, criando uma atmosfera que antecede a explosão do refrão. Um dos melhores pop eletrônicos do K-pop.



14. DO YOU REMEMBER


Em DO YOU REMEMBER, o que chama a atenção é a repetição da letra como se gerasse, a partir desse recurso, uma identificação maior com o que eles exclamam em sua lírica apaixonante. Sonoramente é menos interessante, utilizando alguns maneirismos do EDM que estão presentes, com maior profundidade, nas demais músicas do grupo.




13. FRIEND ZONE


Com estímulos eletrônicos orquestrados por um piano, FRIEND ZONE do AB6IX é exatamente o que uma música de K-pop desse gênero deveria ser. E, embora a sua referência seja o hip-hop, o tom acessível e incrivelmente dançante faz com que sua roupagem consiga se adaptar bem aos mais diversos objetivos do grupo.



12. VIVID


VIVID, de 2020, é um dos melhores discos do AB6IX. E a faixa que carrega o mesmo nome da obra haveria de ser, também, uma das melhores já lançadas por eles. A partir do estudo de como criar excelentes refrões, a música expande sua energia – primorosamente marcada por um synth-pop emocional – até atingir uma catarse de cores, comprovando que a estética musical no K-pop tem sim um papel primordial.



11. Sugarcoat


Em Sugarcoat, o AB6IX compara a paixão sentida pelo eu lírico com os mesmos efeitos causados pelos doces: alegria e alta dose de agitação. E, sem nos contar, eles tecem toda uma narrativa baseada nesse fato um tanto intrigante, o fazendo a partir de uma combinação primorosa de R&B.



10. REALITY


Cantando sobre estar apaixonado por alguém tão distante que parece irreal, REALITY é um dos primeiros grandes avanços do AB6IX em novas tendências eletrônicas. Aqui, eles utilizam graves de future bass com batidas harmoniosas que constroem um cenário alternativo bastante aconchegante.





9. SURREAL


Como o nome sugere, SURREAL é surreal. E como isso é feito? Simples: através da fusão de ritmos pop eletrônicos que o AB6IX deveria, merecidamente, ser reconhecido. E o que prova sua habilidade única é o refrão desencadeado por um eletro-pop atmosférico e único. “Eu me apaixonei por você como se estivesse possuído / Você está em outra dimensão / Surreal”, cantam eles. 



8. Complicated


TAKE A CHANCE, de 2022, foi um ponto de ruptura na discografia do AB6IX. Nesse disco, eles optaram por usar menos recursos eletrônicos como haviam feito antes, e a partir disso planejam apresentar canções que dispensam explosões sintéticas para gerar emoção. Complicated, que conta com uma mescla interessante de pop com R&B, é um exemplo perfeito de como eles fazem isso.



7. LIGHT ME UP


Explorando outra faceta do house, desta vez o urban house, LIGHT ME UP é uma das mixagens mais interessantes do AB6IX. O baixo que controla seu ritmo não sofre interferências na hora de condensar o hip-hop com o EDM, tornando o resultado um verdadeiro turbilhão de sonoridades que apresentam uma das melhores produções da discografia do grupo.



6. BLAZE


BLAZE não mede esforços para soar longe de tudo o que o grupo já fez. Suas placas sonoras captadas no nostálgico liquid drum n' bass chamam a atenção por remontar parte do aspecto explosivo de algumas faixas antigas, de trabalhos como 6IXENSE e B:COMPLETE, porém, sob novas perspectivas.





5. HOLD TIGHT


Produzida por uma equipe que já havia trabalhado com grupos como IZ*ONE e SEVENTEEN, HOLD TIGHT é uma das mais simbólicas faixas do AB6IX a passear pelo deep house. Porém, mais do que isso, é uma das músicas mais robustas do grupo no sentido geral de sentimento e paixão, duas coisas aqui que transcendem os simbolismos do pop sul-coreano.



4. BREATHE


Eleita pela Billboard como uma das melhores músicas de K-pop de 2019, BREATHE é um dos maiores marcos na carreira do AB6IX. Nesta faixa, o grupo desenvolve o deep house que se tornaria uma parte crucial de sua abordagem musical nos anos seguintes. É uma música poderosa, vibrante e essencialmente sonhadora.



3. CLOSE


CLOSE, do disco MO' COMPLETE: HAVE A DREAM, de 2021, faz referência à estreia do grupo no projeto B:COMPLETE, de 2019, com a faixa BREATHE; partindo do deep house misturado ao K-pop e expandindo algumas características que ninguém além do AB6IX — o uso esplêndido do antidrop — conseguiu imprimir. É o melhor que eles já chegaram nesse sentido.




2. EDEN


EDEN, b-side e também a melhor música do disco THE FUTURE IS OURS: LOST, de 2023, funciona com a máxima do grupo: ritmo cativante, vocais sedutores e uma pilha de elementos incomuns no k-pop, misturando som retrô com rap, incrementados com distorções vocais ao estilo Daft Punk.



1. Weightless


Como mencionado anteriormente, o AB6IX soube misturar muito bem os ritmos usados no pop eletrônico, como house e suas variáveis. A partir disso, eles criaram uma série de músicas que hoje ocupam um espaço solar único no pop sul-coreano.


No entanto, houve momentos em que a mudança lhes deu perspectivas surpreendentemente positivas, como foi o caso do disco TAKE A CHANCE, em que uma das músicas deste trabalho, a b-side Weightless, reuniu parte do que o grupo explorou no passado – e de certa forma no futuro, pois soa atemporal – para ampliar o seu domínio no chamado pop emocional, que recentemente ganhou destaque graças à estreia de RIIZE com Memories.


Mas Weightless é diferente: a canção dispensa ganchos e melodias sintéticas para dar espaço a guitarras que se distorcem com a intensidade musical que a faixa representa, abordando a dificuldade de superar um término. “Estou sem peso, estou voando”, repetem eles. É esmagador.



Qual música do AB6IX você acha que poderia entrar na lista? Não se esqueça de navegar pelo Café com Kimchi para ler nossos outros conteúdos!

50 visualizações
bottom of page