top of page

SMROOKIES: Saiba tudo sobre os trainees Seunghan, Shohei e Eunseok da SM

Os rostos novos do projeto ganharam teasers e photoshoot exclusivos, e ascendem rumores de unit do NCT e novo boygroup


(WWD/Reprodução)

Logo na primeira semana de julho, os holofotes do K-pop ganharam mais um assunto para iluminar: o retorno do projeto SMROOKIES, da SM Entertainment, e o anúncio de três rostos inéditos sob a empresa Big 3. Nisso, os novatos Shohei, Seunghan e Eunseok foram recebidos pelo público com teasers de fotos e vídeos, e alguns assuntos já vieram à tona com a notícia dos rapazes. Fazia praticamente quatro anos que o SMROOKIES não ganha updates completos nas redes sociais.


O último boygroup lançado pela SM Entertainment foi o Wayv, uma das units do grande NCT, em 2019. Assim, fica a dúvida se a companhia irá inserir o trio inédito dentro do grupo já existente, ou se foi dado o sinal verde para a chegada de um novo conjunto. Quem são esses trainees, e o que eles estão fazendo na SM?



Continue lendo o post para descobrir o que já sabemos a respeito de Shohei, Seunghan e Eunseok, as novas caras do SMROOKIES:



Antes de tudo, o que é o projeto SMROOKIES?


Em linhas gerais, o SMROOKIES é um programa de trainees da SM que existe desde 2013, feito para promover rookies (artistas novatos do K-Pop) da empresa que estão para debutar. O projeto funciona como uma pré-promoção da imagem e habilidades de tais idols mais jovens, que entrarão (ou não...) nos próximos grupos.


O Red Velvet, o NCT e o aespa, até agora, são os conjuntos da SM que debutaram e foram promovidos dentro do SMROOKIES — em graus diferentes de promoção e períodos diversos de divulgação. Seulgi do Red Velvet, por exemplo, fez parte da primeira "leva" de rookies junto de Taeyong e Jeno (NCT), ao passo que Ningning do aespa apareceu na empresa apenas em 2016 pelo programa. Vale lembrar que quase todos os rostos do NCT passaram pelo SMROOKIES.



(Céci/SM Entertainment/Reprodução)


Até certo ano, a SM promovia muito a iniciativa. Nesse caso, os rookies eram mencionados por outros artistas da companhia com frequência, chegavam a participar dos shows da SMTOWN Live, apareciam em atrações televisivas e faziam pequenos shows.


Citando-os mais uma vez, o NCT é o maior caso do SMROOKIES na ideia de conhecer os k-idols bem antes deles sequer terem grupos (de forma oficial). Os meninos participavam de showcases com frequência, eram presentes nas redes sociais do programa, e apareciam em vídeos de performances em formações com nomes codificados.




No caso de Seunghan, Shohei e Eunseok, o trio faz parte da formação SR22B (SM Rookies 2022 Boys/Boygroup). Seulgi, Irene e Wendy, por exemplo, estiveram no SR14G (SM Rookies 2014 Girls/Girlgroup), que posteriormente se tornou o Red Velvet.



O SMROOKIES é uma estratégia de ampla atuação da SM para promover seus idols contemporâneos. O investimento foi tamanho no início, que a empresa até mesmo desenvolveu um aplicativo interativo do programa, em que os usuários poderiam brincar de "produtores" e administrar a carreira dos artistas; além de poder receber conteúdos exclusivos, como selcas dos integrantes, e poder completar quizzes e outras atividades com os até então trainees.


Dessa maneira, a retomada do projeto com os três rookies atuais (em postagens novas nas redes sociais, que não recebiam atualizações recorrentes há anos) faz o público abrir os olhos para tal novidade da companhia.


Screenshots do antigo aplicativo do SMROOKIES, e exemplos de fotos exclusivas do app. (Amino/Reprodução)


Quem são Seunghan, Shohei e Eunseok no projeto do SMROOKIES?


Até o momento, a SM tem divulgado mais teasers dos três rookies, além da entrevista exclusiva que o trio deu à revista WWB. Algumas informações a respeito dos cantores já foram divulgadas na internet ou por meio da publicação, ou descobertas em pesquisas feitas por fãs.


Dentro do que foi visto pelo público, Seunghan, Shohei e Eunseok têm mais de dois anos de treinamento para o debut como idols, e seus role models (ou seja, as personalidades em que se espelham) são todos da SM Entertainment. Tal fato não é atípico, visto que a empresa promove a imersão de rookies em eventos de grupos e cantores de seu selo, como nos já citados shows da SMTOWN; e os novatos do SR22B veem os veteranos da SM como exemplos a serem seguidos.




Enquanto que Seunghan e Eunseok, os membros sul-coreanos, nasceram após os anos 2000, Shonei — japonês, único integrante internacional deste grupo — nasceu na segunda metade dos anos 90. Na entrevista à WWB, Eunseok já demonstrou ter vontade de realizar projetos como ator, por exemplo, e Shohei frequentava a mesma academia para idols que a cantora Hikaru, do Kep1er, no Japão (administrada pela gravadora AVEX, que distribui os lançamentos japoneses da SM no país).


Veja o nome e rosto de cada um dos SMROOKIES 2022:

  • Shohei Matushima, nascido em 1996;

  • Song Eunseok, nascido em 2001;

  • Hong Sunghan, nascido em 2003;


Por enquanto, a SM ainda não divulgou qual é a especialidade de cada um, ou qual posição eles ocuparão no projeto que terão o debut.


Da esquerda para a direita: Sohei, Eunseok e Seunghan. (WWB/Reprodução)


Um fato interessante de se notar a respeito dos SMROOKIES deste ano, é que alguns deles frequentaram shows de outros artistas da SM Entertainment no passado. Tais aparições públicas também são uma estratégia da SM, para que as pessoas se interessem em descobrir quem são os rookies, e consequentemente os acompanharem quando eles tiverem o debut; como no caso de Shohei e Eunseok indo a concertos do Super Junior e do EXO.



[RUMOR] Afinal, Seunghan, Shohei e Eunseok fazem parte do NCT ou do SMNBG (SM New Boygroup) ?


Esta dúvida, por enquanto, ainda persiste. Já é sabido que a SM promoverá duas novas units do NCT futuramente, NCT Tokyo e NCT Hollywood sendo esta segunda formada por meio de um reality show nos Estados Unidos, com alguns integrantes do boygroup como mentores. Mas até agora, apenas isso foi noticiado.


Apesar dos boatos fortes sobre os três rookies serem parte do NCT, como é debatido por fãs nas redes, apenas Shohei seria o membro japonês desta formação a entrar no suposto NCT Tokyo; e caso Seunghan e Eunseok também fossem adicionados, seriam necessários em tese outros integrantes japoneses do NCT para compor uma unit baseada no Japão (como Shotaro, que está no NCT U, e Yuta do 127).



Vale lembrar que todas as informações a respeito do debut ainda são rumores e especulações. A SM Entertainment, por ora, apenas confirmou os três rookies como integrantes do SMROOKIES. Eles podem tanto ser adicionados às próximas sub-units do NCT, quanto ao novo boygroup que a companhia está desenvolvendo para o segundo semestre de 2022 ou início de 2023.



O projeto SMROOKIES, independente de quantas promoções receba pela internet, é guardado com sigilo pela SM. Em consequência, as informações a respeito dos trainees são encontradas na internet em partes e isoladamente. A SM Entertainment é uma companhia com muitos trainees, e alguns nem ao menos chegam a debutar, desistindo de suas vagas em definitivo.


A chegada de Eunseok, Seunghan e Shohei também não explica a existência dos S.O.Y Boys: três garotos que foram introduzidos na SM em fevereiro de 2021 na audição SMNBG: Bring The Boys Out. Este trio, composto por rapazes de Tóquio e Pequim, nunca mais ganhou atualizações da empresa (apesar dos rumores de que Seunghan tenha sido um destes rookies).


(Reprodução)

Qual é sua opinião a respeito dos rookies da SM?


NOTA: Esta matéria será atualizada conforme mais notícias serem divulgadas, assim como a divulgação de outros trainees.

Comments


bottom of page