top of page

Universo do aespa em Kwangya: O que é "naevis" e seu significado?

Personagem apareceu em clipes como "Next Level" e "Savage", e seu conceito pode ter inspiração em "Matrix"


(SM Entertainment/Reprodução)


Com o debut do grupo aespa na SM Entertainment, a empresa como um todo passou por uma revitalização de conceito: Kwangya, que pretende conectar todos os grupos da companhia num universo único. Contudo, o próprio aespa carrega em seu ideal vários termos e nomenclaturas diferentes. Dentro do novo dicionário do girlgroup, há também nomes para figuras importantes do mundo virtual, como a muito falada Naevis.


Naevis (ou então NAVIS, ou estilizado como nævis) é uma personagem já recorrente no mundo do aespa. Nesse sentido, ela fez aparição em MVs e vídeos promocionais do grupo, e inclusive gerou o viral "my naevis we love you" (trecho da música Savage, de 2021). Com isso em mente, você sabe quem de fato é a naevis, e como ela surgiu? Quando ela apareceu primeiro, e como ela está ligada ao conceito de Kwangya como um todo?




Para conhecer a personagem que integra o universo do aespa, e que deve aparecer em mais produtos do girlgroup futuramente, continue lendo o post abaixo!


Naevis é uma conexão entre Kwangya, Kosmo e o mundo real


Antes de tudo, é preciso ter em mente que o conceito do aespa aborda a conexão entre realidades. Nesse sentido, cada uma das quatro integrantes (Karina, Ningning, Giselle e Winter) possui uma ae: as alter egos virtuais que funcionam como bancos de dados de um ser humano. Dessa forma, sempre que o aespa conecta-se às ae, o objetivo principal das personagens (no universo fictício) é chegar ao Kosmo: o destino final dos heróis de Kwangya, e uma palavra que apareceu pela primeira vez numa música do NCT U.


Mas afinal, como o aespa entra nas ae e acessam Kwangya? É assim que aparece a Naevis: a avatar que faz a ligação entre as realidades, e que existe como uma unidade própria — ela não precisa de um ser humano para ser "incorporada". É por isso que, nos videoclipes do aespa, nævis sempre aparece de forma independente; e pelo que parece, com visuais diferentes também.




A personagem apareceu pela primeira vez no teaser "MY, Karina", e é ela quem ajuda as membros a realizar o SYNK (conexão das ae com as garotas). Sem Naevis, o aespa não conseguiria "ver" seus avatares virtuais no mundo real (ou as ae fazerem o chamado rekall), pois ela é a "guardiã" da ponte entre mundos.


Sabe no clipe de Savage, quando a versão do aespa em desenho animado encontra naevis e entra num "buraco negro" para o mundo real? É basicamente isto!


A nævis seria Morpheus, ou a pílula azul de Matrix ? Talvez


Como parte da cultura pop no geral, o aespa tem claras inspirações em produtos futuristas e distópicos que já conhecemos, como filmes e livros. E nesse caso, Naevis pode ter sido fortemente inspirada na figura de Morpheus (ou Morfeu), personagem da saga de filmes Matrix,


No primeiro filme da franquia das irmãs Wachowski, Morpheus (interpretado pelo ator Laurence Fishburne) é um revolucionário da Matrix que apresenta ao protagonista Neo (Keanu Reeves) as pílulas azul e vermelha, que possuem funcionalidades distintas: a primeira para acessar e permanecer na realidade da Matrix (que no longa, é "imagética" e criada para tirar foco das I.A. que dominaram a Terra), e a segunda para acordar no mundo real e lutar contra o sistema.





De forma mais simples e menos complexa (e também menos apocalíptica), Naevis poderia ser a Morpheus de Kwangya, que entrega as pílulas do virtual e da realidade para o aespa e as ae, e faz a SYNK entre os universos. E a Black Mamba poderia ser, de certa forma, o agente Smith de todo o conceito.


É importante ressaltar que a lore do aespa (e da SM no geral) está sempre em expansão, adicionando termos a cada período ou projeto novo de seus grupos. Porém, o universo que a empresa desenvolveu e está em construção, e que tem muito a ver com a ideia do metaverso, pode ser interessante se comparado aos trabalhos que outras companhias estão lançando no K-pop hoje.

2.274 visualizações

Comentários


bottom of page