top of page

Glossário de Kwangya: Conheça o significado de todos os termos usados no SMCU

Com a criação do multiverso da SM Entertainment, grupos como aespa, EXO e NCT estão inseridos em uma nova dimensão — e, com ela, mais palavras novas a aprender!

(Reprodução/SM Entertainment)

A caminho de ”Kwangya”, farei uma “SYNK” com as minhas “aes” e chegaremos a “Kosmos” após enfrentar o “Black Mamba”.


Bem… quem chega desavisado no multiverso da empresa SM Entertainment e se depara com essa chuva de termos excêntricos borrifados ao longo das letras das músicas, certamente tem dificuldade em entender o que significa. Assim como todos os universos complexos existentes na cultura pop, tais quais Marvel e DC, a criação de seres vilanescos, heróis, locações e poderes traz a necessidade de algum estudo prévio para entender o panorama da obra.



Não é diferente no SMCU (SM Culture Universe), multiverso musical e audiovisual da grande companhia de entretenimento sul-coreana. Portanto, se você quer entender o significado dos termos usados em músicas de grupos como aespa, EXO e NCT, o Café do Kimchi pode te ajudar com este glossário completo — e em ordem alfabética, como todo bom dicionário!


ae

(Reprodução/SM Entertainment)

O termo “ae“, que está intrinsecamente ligado à construção conceitual do aespa, significa alter-egos criados com base nos dados que os humanos carregam — e isso geralmente inclui tudo o que está inserido no contexto digital, seja realidade virtual ou fotos nas redes sociais. Assim como tudo o que é retocável por ferramentas digitalizadas, as “aes” costumam ser o reflexo mais “perfeito” de uma pessoa. Vale mencionar que as aes podem também se tornar amigas ao se fortalecerem com interação humana e, consequentemente, os dados que vêm junto de seus criadores.



Black Mamba


Maior antagonista do multiverso da SM Entertainment, Black Mamba é uma divindade maligna que impede que os humanos se conectem com seus alter-egos “aes” de outra dimensão — evitando, assim, que a sincronização (SYNK) entre estes dois corpos aconteça, consequentemente enfraquecendo o elo entre ambos. Na trama do SMCU, Black Mamba é retratado como uma serpente preta gigante, a qual as integrantes do grupo aespa devem lutar para combater.


Ether


Introduzido no vídeo “NCT 2020: The Past & Future”, Ether significa o mar do inconsciente. É um ilimitado intermédio que conecta duas ou mais dimensões diferentes, além de unir pessoas e emoções.


Flat


Flat é, simplesmente, o lugar onde as “aes” estão localizadas quando não estão na Terra. Para enfrentar o vilão Black Mamba, precisam sair do Flat e se unir com suas versões humanas.



Kwangya


Kwangya significa, literalmente, “deserto” em coreano e denomina a dimensão alternativa paralela ao Planeta Terra, existente no multiverso SMCU. Ou seja: enquanto humanos vivem no mundo real, seres como as aes existem em Kwangya — e suas versões humanizadas também podem ir para lá. Vale mencionar também que o Black Mamba mora em Kwangya.


Kosmos


Este é um dos conceitos mais simples. Kosmos é o destino paradisíaco que espera os heróis. É o próximo passo que eles esperam alcançar após derrotar o Black Mamba.


Naevis


Naevis são uma espécie de ae transferível, que não precisa necessariamente estar anexado aos corpos de seus respectivos humanos. É como uma unidade de navegação virtual que ajuda a abrir portais e desvendar caminhos desconhecidos.



P.O.S


P.O.S. é a porta de entrada para Kwangya. Para salvar suas aes do Black Mamba, aespa precisa passar por este portal primeiro.


Rekall


Rekall é o fenômeno que faz com que aes se conectem com as partes humanas no mundo real, ao invés de Kwangya ou quaisquer outras dimensões virtuais.


SYNK


SYNK é o termo que se refere a como e quando os aes se conectam a suas contrapartes humanas, podendo compartilhar pensamentos, emoções e força. Quando ocorre um “SYNK OUT”, significa que se desconectaram repentinamente e, portanto, as aes não podem entrar no mundo real. Essa ejeção inesperada é causada pelo Black Mamba, com o objetivo de enfraquecê-las.


353 visualizações

1 Comment


Obrigado por esse glossário. Me ajudou a entender melhor as músicas do Aespa

Like
bottom of page