top of page

Quem merece vencer o prêmio de Rookie do Ano no MAMA 2023 de acordo com a redação do CCK?

Com o resultado do MAMA 2023 se aproximando, as apostas quentes se direcionam para as categorias principais da premiação que é o Grammy dos fãs de K-pop.


(Divulgação/S2 Entertainment/SM Entertainment)

Um dos ápices da temporada de premiações está quase entre nós. Requisitado por uns, sem grande relevância para outros, o MAMA dificilmente causa indiferença nos fãs de K-pop. Agora, na edição de 2023, mais nomes foram salpicados na lista de queridinhos do ano, mas a categoria que mais nos empolga por aqui é a de Rookies do Ano. Afinal, quem será o grupo revelação deste ano?


Se 2022 foi merecidamente cunhado como “o ano dos girlgroups de K-pop”, consolidando nomes como LE SSERAFIM, IVE e NewJeans no qual os dois últimos até chegaram a confundir os jurados do MMA —, agora a pegada é outra. Muitos boygroups novos se destacaram em 2023 e você pode conferir isso na lista de Rookies do Ano segundo a redação do Café Com Kimchi.


Vale mencionar que nem todos os redatores votaram e que ninguém ficou sabendo da justificativa um do outro até a publicação desse texto. O que sabemos é que apenas um grupo recebeu dois votos. Sem mais delongas, vamos dar uma olhada nas torcidas de Rookie do Ano?


ZEROBASEONE (ZB1)


(Divulgação/WakeOne Entertainment)

“Os estreantes vencedores do reality de sobrevivência Boys Planet da Mnet se mostraram mais do que rostinhos lindos e supostos favoritismos. O boygroup composto por ZhangHao, Sung Hanbin, Seok Matthew, Ricky, Kim Taerae, Park Gunwook, Kim Gyuvin, Jiwoong e Han Yujin provou ser capaz de twr muito mais além de canções doces e uma dance line impressionante.


Ao quebrarem recordes de vendas com o disco de estreia Youth in the Shade e o recente comeback Melting Point, os mais novos million sellers da indústria demonstraram talento, carisma e poder suficiente para liderar como o melhor grupo masculino estreante de 2023. Com faixas que viajam do soft pop ao experimental, o ZB1 é nada mais do que o candidato mais forte ao título de rookie do ano nesta edição do MAMA”. — Giovanna Gomes.



tripleS


(Divulgação/MODHAUS)

“Contando com um total de 24 integrantes, o tripleS tem tudo para levar o prêmio de rookie do ano. O grupo da MODHAUS chegou com o conceito de "formatura" de idols, como já vimos no NCT e nas idols japonesas do AKB48, por exemplo. São várias sub-units e, entre o ano passado e esse ano, tivemos as duas primeiras: Acid Angel From Asia (AAA) e + (KR)rystal Eyes. Porém, foi com o debut do grupo completo do tripleS com o primeiro mini-album, Assemble, que as meninas consolidaram seu lugar no pódio.


O tripleS apostou em performances jovens, com músicas que mesclam um hip hop mais retrô com o upbeat, e colecionaram bons streams no Spotify com seu último álbum, EVOLution '⟡'”. — Gabriella Carvalho.


EVNNE 


(Divulgação/JellyFish Entertainment)

“O EVNNE está alto no pódio para Rookie do Ano por ter tido uma estreia discreta, porém surpreendente. O boygroup da Jellyfish, com integrantes remanescentes do reality Boys Planet, entregou um debut poderoso com o EP "Target: ME" e a explosiva title track "Trouble": barulhenta no melhor sentido da palavra. Temos saudades de mais boygroups explorando a criatividade e o estrondo que a noise music tem a oferecer, para que a trend sintetizadora do Y2K vá logo para debaixo do tapete”. — Leonardo Fernandes.


KISS OF LIFE 


(Divulgação/S2 Entertainment)

“O verdadeiro significado de ‘não prometeu nada e entregou tudo’, KISS OF LIFE teve um debut primoroso com um mini-álbum autointitulado repleto de personalidade. Como se não bastasse primeira faixa-título Shhh, que é um excelente começo de carreira, o quarteto mostrou cada uma das garotas em suas próprias cores com músicas solo — nos entregando também o pop-perfection Sugarcoat, que fez com que a integrante Natty já começasse a ser apelidada como BoA da 4ª geração. KISS OF LIFE chegou chutando a porta e, sem dúvidas, é a melhor revelação do ano na categoria feminina”. — Nathalia Jesus.



BOYNEXTDOOR


(Divulgação/KOZ Entertainment)

BOYNEXTDOOR foi umas das agradáveis surpresas de 2023. O grupo agenciado pela KOZ Entertainment, empresa do rapper Zico e subsidiária da Hybe, apostou em uma sonoridade diferente das apresentadas por grupos masculinos na Coreia do Sul. O grupo explora o R&B, Soul e mistura com um pop dançante, vocais polidos e letras chicletes que grudam na primeira vez em que ouvimos. Esses adoráveis meninos provaram que é possível se destacar ao ir na contramão do mercado com algo original e inovador. Sua estreia mostrou ao público que ainda é possível apreciar grupos com conceitos leves e divertidos com letras refrescantes e apaixonantes”. — Joyce Oliveira.


xikers


(Divulgação/KQ Entertainment)

"’Uma vez, o xikers me deu um tapa na cara... e isso foi irado!’ Certamente, eles são os reizinhos dos rookies. Antes mesmo de debutar, o boygroup já tinha aquele sucesso — que não foi à toa — garantido, por serem conhecidos como irmãos do ATEEZ e por servirem MUITO como KQ Fellaz 2. Brabos, simplesmente brabos. Além de já terem ganhado o prêmio de Super Rookies no K Global Hearts Dream Awards e alcançaram números incríveis de vendas e nos charts desde o debut.

Por essa e outras que eu tenho FÉ de que o xikers vai levar o prêmio e os integrantes são merecedores do título de rookies do ano!” — Evelyn Saminey.


RIIZE 


(Divulgação/SM Entertainment)

RIIZE veio para manter a altura a qualidade esperada da SM. Em poucos meses desde a estreia, o boygroup se mostrou ousado e com vontade de arriscar, passando por diferentes conceitos em suas quatro músicas. A versatilidade e talento dos sete integrantes cativam o público o suficiente para ansiar por mais e apresentar o grande potencial que o grupo tem pela frente. Talk Saxy pode facilmente ser apontado como um dos melhores lançamentos do ano e soube dar um ar diferenciado à geração”. — Samara Barboza.


“Mesmo que o debut do RIIZE tenha sido no segundo semestre de 2023, o grupo conseguiu se estabelecer de maneira impressionante e apresenta a consistência esperada de um artista da SM. Além de terem músicas muito agradáveis, um outro destaque do grupo é o carisma dos integrantes que conseguem conquistar até mesmo quem não é fã”. — Stephany Mariano.

57 visualizações
bottom of page