top of page

Quem é o PLAVE, boygroup virtual de K-pop que deixou a internet muito curiosa

Projeto feito com tecnologia de captação de movimento ganhou first win, e detém streams altos na 5ª geração


Quem é o PLAVE, boygroup virtual de K-pop que deixou a internet muito curiosa
(VLast/Reprodução)

O K-pop está, inegavelmente, passando por uma transformação nos últimos anos. Nesse cenário, a 5ª geração de idols já chegou, além de artistas de outros países entrando em grupos tidos como "globais", e a tecnologia mudando a forma com que interagimos junto dos cantores (a monopolização do Weverse, por exemplo). Nisso, o PLAVE é uma das novidades a integrar toda a cena.


Lançados em 2023, o PLAVE tem conquistado muito em 2024, como seu first win em programas musicais no Show Champion e o aumento das vendas. Ainda, no comeback Asterum: 134-1 de fevereiro, o boygroup virtual já possui um dos álbuns mais vendidos deste ano. Mas quem, de fato, é o PLAVE?




O Café com Kimchi te ajuda a conhecer mais a respeito do grupo formado por K-idols virtuais. A chegada do quinteto é um novo passo para a conjuntura atual do K-pop, e é claro que ficamos curiosos para saber o que está rolando! Logo abaixo, você confere mais informações sobre o PLAVE, e como ele funciona:


O PLAVE teve seu debut em 2023, e foi indicado a "Rookie do Ano"


O PLAVE surgiu no K-pop em meados de 2023, com a criação do canal oficial do grupo no YouTube. A partir disso, os membros apresentaram vídeos de covers que mostrassem seus talentos à nova audiência, além de realizarem lives para interagir com o público. Assim, em março do ano passado, a empresa Vlast anunciou a estreia do quinteto para aquele mesmo mês.


Os personagens tiveram seu debut oficial no dia 12 de março com o EP Asterum, que contém a title track Wait For You. Inclusive, os integrantes do PLAVE são creditados na composição das canções.



Ao longo de 2023, o PLAVE divulgou mais um mini álbum, Asterum : The Shape of Things to Come, e os singles Why? e Merry PLLIstmas, sendo este uma faixa promocional de Natal. No canal do boygroup, dá para ver que eles seguem uma agenda de divulgação com dance practices, challenges e vídeos de jogos e interações, muito comuns no K-pop de hoje.



Além disso, o PLAVE já possui nome oficial para o fandom: os PLLIs são as pessoas que acompanham e apoiam os rookies. Assim como o nome do grupo é uma mescla das palavras "play" e "rêve", que juntas representam o objetivo deles de criarem um novo mundo para a conquista de seus sonhos, "PLLI" seria a mistura de "play" com "reality" — eles e os fãs podem se encontrar e se unir na realidade.


Com suas promoções iniciais, o quinteto chegou a ser indicado na categoria "Rookie do Ano" no Melon Music Awards do ano passado. Vale mencionar que, na plataforma de streaming sul-coreana, o PLAVE já alcançou mais de 500 milhões de streams ao todo.



Curiosidade: as músicas do debut foram produzidas por EL CAPITXN, pseudônimo de Jang Yi-jeong, um dos integrantes do grupo HISTORY que esteve em atividade nos anos 2010. Yi-jeong é também produtor e compositor da HYBE.


O PLAVE é um grupo "de verdade", ou é feito com inteligência artificial?


Para quem está com dúvidas, nós respondemos: não, o PLAVE não é feito com inteligência artificial! Apesar do uso de I.A. estar em alta, o grupo conta com artistas de verdade em sua formação que utilizam trajes de captura de movimento em realidade aumentada, a partir de um software que renderiza os avatares em 3D.


Dessa forma, a tecnologia do PLAVE é similar àquela usada pelos chamados Vtubers, que são youtubers ou streamers que vestem acessórios e trajes que captam seus movimentos e os transmitem para um personagem computadorizado. Abaixo, há um vídeo do PLAVE em que o integrante Bamby sofre um bug em seu avatar; o que é engraçado, mas que também explicita o uso de trajes especiais para a captura dos membros e gestos dos artistas:





Inclusive, as coreografias do PLAVE são registradas dessa maneira. Os cantores reais participam da criação das danças também. Ou seja: o boygroup da Vlast é formado por rapazes verdadeiros que atuam como os personagens, com suas próprias vozes e habilidades de dança, composição e produção.


Quais são os integrantes do PLAVE?


Já mencionados acima, os rapazes que formam o PLAVE são cinco ao todo: Noah, Bamby, Yejun, Eunho e Hamin. Segundo informações dadas pela Vlast, todos os cantores possuem skills em canto, dança e rap, e são compositores.


Os integrantes do boygroup PLAVE
Da esquerda para a direita: Eunho, Noah, Yejun, Bamby e Hamin (Vlast/Reprodução)

É interessante notar como os visuais do PLAVE são similares aos de personagens dos webtoons: quadrinhos publicados em plataformas digitais, com produções da Coreia do Sul que fizeram extremo sucesso no mundo todo. E imagina-se que tal similaridade seja proposital, tanto por um apelo de público quanto pelo objetivo de trazer uma ilustração mais atual aos meninos.



Quem são os artistas por trás do PLAVE?


Suas identidades não foram reveladas. É comum que a maioria dos Vtubers, por assumirem uma persona para executarem seus projetos e lives, não revelem quem são na vida real. O PLAVE não foge a este costume, visto que o conhecimento de suas identidades verdadeiras não interfere diretamente no grupo, que é estritamente baseado no universo virtual desenvolvido pela Vlast. Apesar disso, são pessoas reais por trás de todo o conceito.



A Vlast, aliás, é uma companhia que trabalha com a criação e produção de conteúdo, online e offline, de projetos em que há uma propriedade intelectual por trás. Há uma proteção de direitos autorais, processos e de conceitualização sobre tudo, diferente dos programas de I.A. que estão disponíveis abertamente hoje para o público.


Como posso conhecer mais do PLAVE?


Quem não está familiarizado com o cenário em que o PLAVE está inserido, que é o da realidade aumentada e dos Vtubers, pode estranhar no primeiro contato com eles. Entretanto, o boygroup é, no final das contas, formado por pessoas de verdade que assumem avatares para o projeto em questão.


O canal do PLAVE no YouTube é a melhor maneira de conhecê-los mais a fundo. Há covers, vídeos de coreografias, MVs diversos, gincanas, interações e challenges; tudo o que o grupo de K-pop costuma fazer! Para quem deseja saber detalhes do quinteto, o canal é um prato cheio. Eles também possuem uma conta no Weverse.



O que você achou do PLAVE? Não se esqueça de acompanhar o Café com Kimchi também nas redes sociais!

182 visualizações

Comments


bottom of page