top of page

INVU: Taeyeon se torna Ártemis em trágica história de amor

Atualizado: 5 de fev. de 2023

A solista e líder do Girls Generation retorna com o tão aguardado Full Album, expressando as diferentes formas do amor

(Reprodução/SM)

Depois de dois anos e três meses desde o Purpose (2019), Taeyeon retorna com o terceiro Full Album da carreira solo, intitulado de INVU. O disco composto por 13 faixas foi lançado na segunda-feira (14) e, sem dúvidas, é um dos lançamentos mais aguardados de fevereiro. O novo trabalho da solista e membro do Girls Generation cumpriu com as expectativas, ao abordar as diferentes formas de amor, entre elas, pela perspectiva de Ártemis.


O retorno da solista teve um extenso cronograma. Antes mesmo do nome do álbum ser anunciado, Can’t Control Myself estreou como uma prévia do que estava por vir. O pré-single mostrou as visíveis emoções da cantora, acompanhado de um Music Video cheio de simbolismos.


A artista adiantou que a faixa-título não seria similar ao recente lançamento. Com um pré-single bem recebido e com forte potencial para estar entre as melhores canções da discografia da solista, o single tinha a pressão de ser ainda melhor. Porém, era difícil saber o que esperar de INVU pelas série de imagens conceituais.



O amor trágico e a força de Ártemis

INVU é a faixa-título que carrega o mesmo nome do álbum. É um elegante vintage pop, que mistura elementos de synth-pop. A produção possui também utiliza uma melodia de flauta no refrão, que contribui para dar uma suavidade.


A música narra sobre o ponto de vista de uma pessoa que está ferida e receosa com o amor, mas não desiste do relacionamento quebrado. O nome INVU significa "eu te invejo" (I Envy You), ela inveja o parceiro por conseguir se manter firme perante as situações, enquanto ela tenta se afastar do amor, sem êxito.




O Music Video é ambientado em diferentes cenários, um deserto de cores marcantes, um templo banhado em prata e um lago místico. A escolha de composição chama atenção e pode agregar ao trabalho como um dos mais belos da carreira.


No MV, Taeyeon é facilmente identificada como Ártemis, deusa da caça, dos animais e da lua na mitologia grega. Aspectos como o arco e flecha e a prata realizam a ligação com a figura mitológica. Como explicado pelo diretor, Ártemis estava apaixonada pelo caçador Órion, mas Apolo — Deus do Sol — o matou. Decidida a não deixar seu amor partir, ela o transforma em uma constelação. Encaixando-se no tema da letra da impossibilidade que tem de amá-lo, mesmo que ainda o faça.


Eu não posso te amar / mesmo que eu ame


(Reprodução/SM)

Para compreender certas referências, é importante resgatar conhecimentos dos mitos. Essas histórias possuem diferentes versões, em uma delas, Ártemis e Órion estão apaixonados. Enciumado, Apolo envia um escorpião gigante para matar o caçador, que se joga no mar para fugir. Consciente disso, Apolo estimula a irmã a acertar um ponto específico com a flecha. A deusa atinge o alvo e as águas trazem o corpo morto do homem.



Apolo é o irmão gêmeo da divindade, e são representados como opostos, enquanto um é o deus do Sol, a outra é a deusa da Lua. A morte de Orion e a traição de Apolo podem ser representadas nas cenas em que Taeyeon está no deserto. Um local que pode ser facilmente uma representação do irmão pelas cores quentes.



No cenário, a divindade encara milhares de flechas em sua direção, que podem ser relacionadas com a lembrança da traição, culpa e perda. A interpretação também é levantada pelas intercalações com as cenas em que ela está no templo segurando a arma prateado em busca de um alvo, como no momento em que atirou no caçador.


Os minutos finais do MV mostram o momento em que Órion é transformado em constelação. Apesar de estar no mesmo deserto, a paleta de cores muda, com tons mais frios, que representam Ártemis em sua força para recuperar-se do luto e dar ao caçador um lugar entre as estrelas.



(Reprodução/SM)

INVU e as diversas fases do amor


O álbum traz o amor como ponto central e desenvolve as suas diferentes emoções, o conceito é traçado a partir das experiências em amar. As variações do tema combinam com a diversidade da tracklist, que reúne gêneros como, ballad com elementos de pop rock, R&B e dance pop.




A ballad R&B Some Nights é a segunda canção da lista dando continuidade a qualidade do álbum. Apesar de começar tranquila, o refrão é intenso e surge como ponto alto, largando nas linhas principais toda a carga emocional para o ouvinte. A combinação de instrumental e voz contribuem para aumentar a profundidade. A letra fala sobre um nome memorável, que é lembrado durante a noite.


Em sequência, Can't Control Myself aborda um coração ferido, com pontos similares a INVU. Porém, ainda há sofrimento resultado pelo relacionamento anterior, já INVU tem emoções de uma pessoa que consegue enfrentar a dor.




Set Myself on Fire é um pop, sem mudanças de ritmo, que estimula emoções com uma guitarra lenta de toques vintage, e mostra a fase de negação da realidade perante o fim de um relacionamento. Toodler rompe a sequência de músicas tranquilas, com uma melodia mais animada, similar a elementos de disco.


Entre as canções que se destacam estão Siren e Cold As Hell, postas em uma ordem ideal e evidenciam o poder do comeback da artista. Siren toma rumo diferente do que a ordem mostrava até o momento, é uma ballad de ritmo médio e com conceito misterioso. Em certos trechos é possível facilmente imaginar como uma coreografia a acompanharia bem.


Cold As Hell, promete com o nome e cumpre, a obra entrega um instrumental com elementos clássicos, evidentes pelos toques de órgão e violino, similares a efeitos musicais de terror. Combinados com a voz firme da idol, conseguem facilmente transmitir a sensação de frieza narrando a mensagem para uma pessoa que não aceita um adeus. Na sequência, Timeless retoma a tranquilidade de Toodler, passando uma sensação de liberdade pela melodia retrô combinada com um refrão forte.




O álbum surpreende com o ritmo, até as músicas mais lentas não seguem apenas por uma linha. As canções possuem, geralmente, no pré-refrão ou refrão trechos com picos que rompem de forma harmoniosa com o restante do trabalho. Fazendo com que cada uma seja memorável e não passe despercebida. Muito marcado em Timeless, Heart, No Love Again e You Better Not.


Weekend da sequencia a ordem No Love Again e You Better Not, enquanto ambas podem trazer uma sensação de dinamicidade e liberdade, Weekend é doce, a mais aproxima a uma aura sonhadora. A canção não é uma novidade, sua divulgação ocorreu em julho de 2021. Talvez a distancia entre os lançamentos explique o motivo ser um pouco mais diferente das outras faixas.



Ending Credits é o final ideal para um projeto como INVU. Assim como as anteriores, ela começa tranquila e é difícil saber o que esperar, até surgir com um refrão poderoso. Como encerramento, desde o nome até a sonoridade, deixa evidente que se trata de uma despedida.



INVU pode ser definido como uma obra-prima visual, pelas imagens divulgadas anteriormente, o resultado não poderia ser diferente. O álbum misturou gêneros, mas sem deixar pontas soltas ou uma sensação de disparidade. Pelo contrário, as faixas possuem a harmonia certa. O lançamento cumpre todas as expectativas, compensa a espera de dois anos desde o Purpose e funciona como uma prova dos acertos de Taeyeon ao arriscar na exploração de diferentes lados de si.



449 visualizações

1 Kommentar


Cristiana Fróis
Cristiana Fróis
19. Nov. 2022

Meu nome é Maria Ferreira depois de 6 anos de casamento, meu marido e eu brigamos de uma forma ou de outra até que ele finalmente me deixou e se mudou para o Canadá para ficar com outra mulher. Senti como se minha vida tivesse acabado e meus filhos pensassem que nunca mais veriam o pai. Tentei ser forte apenas com as crianças, mas não consegui controlar a dor que atormentava meu coração, meu coração estava cheio de tristeza e dor porque eu estava realmente apaixonada pelo meu marido. Penso nele todos os dias e noites e sempre o quero de volta, estava muito chateado e precisava de ajuda, então procurei ajuda online e me deparei com um site https://www.drwavaofspirituallovespells.com/…

Gefällt mir
bottom of page