top of page

[ENTREVISTA] Diretora e artistas de Guerreiras do K-pop revelam como HUNTR/X e “Golden” ultrapassaram a ficção: “Foi mágico desde o começo”

Em coletiva de imprensa, equipe relembra como a canção escrita se transformou em hit global


ree
(Divulgação / Netflix)

Em Guerreiras do K-pop, também conhecido como K-pop Demon Hunters, a ficção ganhou vida de uma forma nunca vista antes. O trio vocal formado por EJAE, Rei Ami e Audrey Nuna levou as HUNTR/X dos estúdios de animação aos palcos reais, consolidando o poder de “Golden” como hit global. A canção original vem dominando o topo dos charts musicais, se tornando uma aposta para a temporada de premiações.


Em coletiva de imprensa da qual o Café com Kimchi esteve presente, a dupla de diretores Maggie Kang e Chris Appelhans, junto com as vozes das HUNTR/X, EJAE, Rei Ami e Audrey Nuna, abordaram esse momento único que vive a animação da Netflix e como foi o momento que perceberam que tinham um grande sucesso em mãos com Golden.




Da ficção para realidade: o sucesso imprevisível de HUNTR/X e Golden


ree
(Divulgação / Netflix)

Guerreiras do K-Pop não chamou atenção apenas por sua história original, mas também a trilha sonora composta por canções produzidas exclusivamente para o longa-metragem. Desde o lançamento do filme na plataforma da Netflix, Golden — principal música da trilha — quebrou o record de PAKs (Perfect All Kill) na Coreia do Sul e primeiro lugar no Hot 100 da Billboard. Além disso, a música também é uma aposta para o Oscar de Melhor Canção Original.


A dupla de diretores admitiu que a construção do girlgroup fictício reuniu elementos que poderiam fazer o trio competir com artistas reais. Bom, talvez na época não imaginassem o tamanho do fenômeno que HUNTR/X se tornaria. Assim como na animação, os Saja Boys estão longe de apagarem a força do grupo feminino com o público, e com os feitos expressivos, muitos artistas reais também foram ultrapassados.


EJAE, Audrey Nuna e Rei Ami são as responsáveis por emprestarem a voz as HUNTR/X e os frutos colhidos pelo trio mostra que seus diretores tiveram sucesso em transformá-las em um grupo para além do filme. Recentemente, o trio marcou presença no VMA e, posteriormente, no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon para a primeira apresentação ao vivo no dia 7 de outubro.



Diferente de Audrey e Rei que já estiveram em palcos anteriormente, EJAE costumava trabalhar na parte de produção, recebendo notoriedade em seus trabalhos como compositora. Suas habilidades como vocalista não são uma surpresa: ela foi trainee da SM Entertainment por um longo período. A apresentação no programa do Jimmy Fallon não era aguardado apenas pelos fãs da voz cantada de Rumi, mas também exaltada pelas colegas de trabalho durante os ensaios.


"Somos abençoados por termos visto essa mulher [EJAE], ao vivo, cantar essa música, provavelmente pela primeira vez no mundo, num ensaio. E só de estar na presença desse talento, honestamente geracional, para nós é muito significativo. Aprendemos muito umas com as outras", exaltou Audrey Nuna, voz cantada de Mira.



Podemos apontar diferentes motivos os quais fizeram Guerreiras do K-pop se tornar um fenômeno. E com certeza, ter mentes geniais como a de Maggie Kang na direção e de EJAE, para uma trilha sonora, foram de grande ajuda. A diretora relembra quando ouviu Golden pela primeira vez, e como teve certeza que tinham um hit em mãos. Segundo Kang, ela estava no aeroporto quando recebeu uma mensagem de EJAE, naquele momento ficou tão feliz com o resultado que a música a levou as lágrimas logo no começo.


"Foi tão mágico desde o começo. Pensei: 'Meu Deus, finalmente conseguimos' e comecei a chorar. Chorei mais ainda porque pensei: 'Está ficando cada vez melhor'", relembra a diretora.


ree
(Divulgação / The Hollywood Reporter)

Com auxílio de Maggie, EJAE sabia quais caminhos precisava explorar para criar a canção. Em entrevistas anteriores, a compositora revelou que a diretora pediu atenção em alguns elementos fundamentais, como a letra ser em coreano, ter a palavra "ouro" e mostrasse o lado mais vulnerável das personagens. EJAE descreve a líder das HUNTR/X como incrivelmente trabalhadora, mas tenta esconder suas imperfeições.



Golden tem papel fundamental no enredo do filme, movido pela música e pelas vozes das HUNTR/X. Em determinado momento, a canção é usada por Rumi, Zoey e Mira para proteger o mundo contra o avanço de demônios e selar a Honmoon, uma barreira que separa o inferno do mundo real. Curiosamente, a ideia para a música surgiu enquanto EJAE estava a caminho do dentista para colocar uma obturação de ouro.


“Quando recebi a melodia, pensei: 'Que melodia boa!'. Isso acontece às vezes quando a melodia sai muito rápido. Estava tão animada para fazer minha obturação de ouro e ir para casa e gravar. Pedi para meu coautor [Mark Sonnenblick] vir ao Zoom, e foi assim que compomos. E eu pensei: 'Meu Deus, Mark, eu tenho essa melodia. Acho que é bem épica'”, relembrou EJAE.



O processo foi bem mais rápido do que o habitual. A compositora explicou como a estruturação da música surgiu "tudo de uma vez", pulando alguns estágios comuns durante a composição. Aquela reunião no Zoom em questão terminou de uma forma empolgante graças ao resultado. "Literalmente, Mark e eu pensamos: 'Será que acabamos de compor um hit?'. Soou tão bom", disse EJAE orgulhosa.


A certeza que tinham um fenômeno em mãos se estendeu ao produtor Ian Eisendrath. Segundo, EJAE, depois de receber a canção Eisendrath encheu a produção de elogios. "Ele respondeu: "isso é incrível, é um sucesso, EJAE!'".



Lançado em 20 de junho no catálogo da Netflix, Guerreiras do K-pop rapidamente dominou o Top 10 da plataforma, alcançando a primeira posição em 26 países nos primeiros dias após a estreia. Enquanto EJAE, Audrey Nuna e Rei Ami dão voz às HUNTR/X nas canções, Arden Cho, May Hong e Yoo Ji-young são responsáveis pelas vozes faladas. O elenco ainda conta com Ahn Hyo-seop (de Pretendente Surpresa) como Jinu e Lee Byung-hun (de Round 6) interpretando Gwi-ma.

Comentários


bottom of page