top of page

O que esperar do debut solo do Ten, um dos integrantes do NCT?

Atualizado: 31 de jan.

O primeiro álbum solo do vocalista e dançarino do boygroup chega ao público em fevereiro


Ten, integrante do NCT, fará debut solo ainda em 2024.
(Divulgação / SM Entertainment)

Quem acompanha o NCT sabe que o grupo está sempre trabalhando a todo vapor em performances e projetos, e de tempos em tempos surge alguma novidade para os nctzens. Desta vez, o vocalista e integrante do boygroup da SM, o Ten, irá realizar o seu tão esperado debut solo! Seguindo os passos de Taeyong que estreou com seu mini álbum SHALALA em junho de 2023, ele será o segundo membro a realizar tal feito.


A informação veio através do portal de notícias sul-coreano Sport Chosun, que relatou nos primeiros dias de janeiro que o integrante estaria nos últimos estágios de produção de um álbum. Posteriormente a SM confirmou a informação ao revelar que o mini álbum, que leva o nome do artista, será oficialmente lançado em 13 de fevereiro. Além disso, já havia sido divulgado que o tailandês irá fazer uma fan-con (evento com fãs) solo pela Ásia, passando por quatro cidades, de fevereiro a abril deste ano.


Enquanto apreciamos todo o conceito que está apresentado pelas imagens e vídeos promocionais, o Café com Kimchi separou alguns dos trabalhos de Ten e o que podemos esperar do debut solo desse talentoso artista. Confira após a publicidade!



Trabalhos anteriores ao debut solo do Ten


Como participante de um grupo de formação dinâmica como o NCT, Ten esteve em units como NCT U, WayV e até mesmo o SuperM. Ao longa da carreira, ele lançou alguns singles digitais dentro de projetos como o SM Station e NCT Lab, este último sendo o responsável pelo lançamento de faixas como Forever Only do Jaehyun, Child do Mark e Rainy Day, cantada por Taeil, Kun e YangYang. 


No entanto, sua primeira música solo foi o single digital 몽중몽; Dream In a Dream lá em 2017 na 2ª temporada do SM Station. Com a presença de um instrumento tradicional asiático de corda, a faixa é em boa parte do tempo apenas instrumental que pausa nos momentos em que Ten canta. O clipe é super colorido e performático, dando espaço para uma das maiores habilidades do Ten: a dança. 



Em uma temporada posterior do SM Station veio New Heroes (2018), desta vez com um estilo mais voltado para o pop, também com a letra toda em inglês e um refrão EDM. Já em 2021, foi a vez do Ten lançar Paint Me Naked, uma faixa que é a cara do NCT e poderia fazer parte do álbum de qualquer unit. Uma melodia simples, mas que fica mais interessante com o toque de pop-rock que acompanha a voz do cantor. 


Por fim, a última canção para conhecer antes do debut solo do Ten fez parte do NCT LAB. Birthday foi liberada em outubro de 2022, e é uma música mais sensual, intensa, e parece ser o ápice da liberdade artística de Ten. Com uma coreografia de tirar o fôlego e um break dance digno das grandes premiações musicais, o MV é tudo que os 10velys (apelido dos fãs do artista) gostariam de ver. 



A dança deve ser um ponto alto da estreia individual


Com esse histórico, dá para ter uma noção do estilo musical do Ten, mas outro detalhe que com certeza vai ter um destaque especial em seu debut solo é a dança. Essa é uma das características que destaca Ten dentre os inúmeros - e também talentosos - artistas da indústria do K-pop, e faz jus ao seu título de dançarino principal. Além de mostrar suas habilidades em grupo, ele também já participou de vários programas televisivos. 



Em 2016, o artista integrou o elenco do Hit The Stage, programa que reúne idols com equipes de dança profissionais para competir entre si. Aliás, a edição da época também contou com a participação de Momo (TWICE), Taemin (SHINee), U-Kwon (Block B), Yugyeom (GOT7), Nicole (KARA), Feeldog (BigStar) e Shownu (Monsta X). As apresentações de Ten foram tão impactantes na época, que até mesmo o produtor-chefe do programa, Lee Eung Ku, o elogiou: “ele dança muito bem. Você poderia dizer que ele foi o competidor mais surpreendente”, disse.



Além disso, ele também possui muitos dance pratices, freestyle dances, dance covers e vídeos com coreografias feitas por ele mesmo. Há um tempo, o dance practice sua faixa Birthday viralizou nas redes sociais por seus passos complexos, e exigem um controle corporal impressionante. 


Como deve ser o primeiro fan-con do Ten?


Ten do NCT terá fan-con na Ásia a tempo do seu debut solo.
(Divulgação / SM Entertainment)

Conforme adiantado previamente, o integrante do NCT também irá realizar o seu primeiro fan-con solo pela Ásia: o 2024 TEN FAN-CON [1001], passando por sua terra natal em Bangkok, além de Hong Kong, Jacarta e Seul de fevereiro a abril de 2024. Muitos artistas da SM costumam fazer eventos deste tipo, principalmente com os famosos fanmeeting, que permitem uma troca mais descontraída com os fãs, além de performances inéditas e covers.



A título de exemplo, no ano passado o NCT 127 realizou um fanmeeting em comemoração ao seu sétimo aniversário, que aconteceu em estádio com capacidade para mais de 11 mil pessoas. No caso do fan-con do Ten, no primeiro dia de vendas para o evento que acontecerá em Seul, os ingressos esgotaram em poucos minutos e uma nova data foi acrescentada para atender a demanda. Por ser tratar de evento solo, as dimensões não devem ser iguais às de algo feito em grupo, mas tudo indica que sua turnê pela Ásia deverá ser um sucesso. 


Ficou animado para o debut solo do Ten? Não se esqueça de conferir os outros conteúdos de K-pop aqui no site do Café com Kimchi!

22 visualizações

Comments


bottom of page