top of page
Foto do escritorLetícia Mota

De 2gether a Bad Buddy: Entenda o sucesso dos BL tailandeses

Atualizado: 31 de dez. de 2022

O gênero Boys Love segue conquistando fãs ao redor do mundo, e as produções da Tailândia tem o protagonismo no mercado


(Reprodução/ Google)

Nos últimos anos, a Coreia tem investido e produzido cada vez mais em doramas BL (Boys Love). Recentemente, o Café com Kimchi fez uma entrevista com a Central Boys Love sobre os BLs coreanos. Porém, não é apenas a Coreia que aposta no universo BL: outros países como Japão, Taiwan e principalmente Tailândia têm produzido cada vez mais doramas BL.


Ficou curioso e quer saber mais sobre? Separamos as informações mais importantes para você conhecer a indústria BL da Tailândia.





O início da indústria BL

(Divulgação/ GMMTV)

Love Sick foi lançado em 2014 e pode-se dizer que, apesar de Love Sick não ter sido a primeira série a ter como foco personagens gays na Tailândia, ela moldou o que viemos a conhecer nas futuras produções.


O BL segue uma premissa simples, porém cativante de dois personagens que precisam fingir que estão namorando. Phun (White) já tem uma namorada, mas seu pai quer que ele namore a filha de um amigo político importante. Ele tenta fazer sua irmã acreditar que ele namora Noh (Captain), pois ela é fã de BL/Yaoi e pode conseguir convencer seu pai. Phun convence Noh a ajudá-lo em troca de ajuda no clube de música do colégio.


O sucesso da série foi tanto que no ano seguinte foi lançada a 2ª temporada, com mais 36 episódios. A série também conta com alguns Spin Offs. Com a popularidade de Love Sick, outros BLs no mesmo estilo foram lançados como Make it Right.



O lançamento de Sotus em 2016 ajudou a popularizar mais o gênero. Tendo um orçamento maior, a produção aparentava ser mais profissional do que Love Sick. Pelo fato de todos os atores fazerem parte da mesma produtora, a GMMTV, a promoção do BL foi facilitada, com shows e fan meetings por grande parte da ásia.


Sotus também moldou um dos maiores clichês dentro do universo BL Tailandês, os estudantes de engenharia. A engrenagem é um símbolo importante dos estudantes do curso. No entanto, para se obter a insígnia, os calouros devem passar pelo S.O.T.U.S. Arthit (Krist), aluno do 3º ano e líder do trote, abusa do poder que o sistema lhe oferece. Os calouros ficam a mercê das vontades dos veteranos, até que Kongpob (Singto) os enfrenta. Os dois brigam o tempo todo, no entanto, esses embates e encontros constantes começam a mudar seu relacionamento.



Efeito 2gether


Em 2020 estreou 2gether, que ajudou muito na popularização dentro do gênero e fora da ásia. A série foi sucesso instantâneo, alcançando marcas que nenhum outro BL Tailandês tinha conseguido antes. É atualmente considerado o BL mais popular entre os fãs internacionais, e é muito popular em países como Japão e Filipinas.


Até o lançamento de 2gether, o lançamento dos BLs eram feitos pensando exclusivamente no público tailandês. Após o sucesso da série, a GMMTV começou a dar mais atenção para o público internacional.


Inicialmente, o público internacional só conseguia ter acesso aos BLs Tailandeses de forma ilegal, com as legendas feitas através de fansubs. Atualmente grande parte dessas produções são disponibilizadas no youtube de maneira oficial, com legendas em inglês em todas as obras, porém apenas algumas obras têm legendas em português.


(Divulgação/ GMMTV)

2gether: The Series conta a história de Tine (Win), que tem um admirador não tão secreto, chamado Green (Gun). Para que Green desista dele, Tine é convencido por seus amigos a pedir ajuda de Sarawat (Bright) para que ele finja ser seu namorado.


A série teve duas temporadas, a primeira com 13 episódios foi lançada em fevereiro de 2020. A segunda temporada, chamada de Still 2gether tem 5 episódios e foi lançada em Junho de 2020. Em Novembro de 2021 também foi lançado um filme, denominado 2gether: The Movie, que estreou nos cinemas da Tailândia e do Japão.



Últimos Lançamentos


2021 foi um ano com lançamentos importantes no país como 1000 Stars, Fish Upon The Sky e Lovely Writer. Porém o mais recente sucesso tailandês foi Bad Buddy, que demonstra estar seguindo os mesmos passos de 2gether. O BL é sucesso absoluto, principalmente no Brasil. Toda semana eles provavam sua popularidade com a Hashtag do episódio ficando nos assuntos mais falados do Twitter, em diversos países, por várias horas.


(Divulgação/ GMMTV)

Bad Buddy conta a história de Pran (Nanon) e Pat (Ohm). A família dos dois se odeiam a muitos anos, e por isso os dois cresceram competindo, porém em algum momento esses sentimentos de raiva passaram a mudar. A série possui 12 episódios e foi ao ar de 29 de Outubro de 2021 e 21 de Janeiro de 2022. Bad Buddy contou com a direção de Aof, que dirigiu obras como Still Together, 1000 Stars e Dark Blue Kiss.




Afinal, o que diferencia os BLs da Coreia e Tailandia?


Diferente da Coréia, a Tailândia tem uma indústria dos BLs, na qual se adota um sistema parecido com os idols na Coreia. Grande parte dos atores também cantam e participam de programas de variedade. Eles estão presentes em diversas áreas, além da atuação.



Geralmente os atores do BL fazem parte da mesma empresa, o que facilita esse trabalho de promoção. A GMMTV costuma fazer eventos com seus artistas se apresentando, aumentando a visibilidade das séries. Além disso, o casal não termina com o final da série. Os atores participam de eventos juntos e muitos chegam a participar de mais de uma produção, como Max e Tul (Together with me e Manner of Death), Off e Gun (Theory of Love, Not Me)


O casal em si vira um produto, não apenas a série, o que faz com que, mesmo que o BL tenha acabado, o duo ainda seja comerciável. Outro fator importante é que um casal secundário pode acabar conseguindo uma série própria, como aconteceu com os personagens Fiat (First) e Leo (Ja) de TharnType, em que eles eram coadjuvantes, e depois protagonizaram uma série deles, chamada Don't say no.



Outra diferença entre os BLs Coreanos e os Tailandeses, é o fato dos BLs Coreanos seguirem o formato de webdrama, não sendo transmitidos na TV. Já os Tailandeses são transmitidos na TV, às vezes com alguns cortes, e também são exibidos na internet de forma completa.


Pelos BLs Coreanos seguirem este formato de webdrama, eles costumam ser mais curtos, durando entre 10 à 20 minutos, tendo por volta de 10 episódios, além de terem apenas uma temporada. Uma linha fora da curva é To My Star, que está com a 2ª temporada em produção, e Color Rush que teve a estreia da 2ª temporada no dia 21 de Janeiro de 2022.


Já os Tailandeses costumam ter entre 12 à 16 episódios com 30 minutos à 1 hora de duração, e muitas vezes têm mais de uma temporada.



Enquanto os BLs coreanos, por serem curtos, não conseguem ter plots muito complexos. Os BLs tailandeses têm começado a apostar em enredos diferentes dos clichês dentro da universidade. Como em Not Me, que começou em Dezembro de 2021 e tem previsão de término em Março de 2022.



(Divulgação/ GMMTV)


A trama de Not Me gira em torno de White (Gun) se disfarçar como seu gêmeo Black (Gun), a fim de descobrir quem o traiu e o colocou em coma, nisso ele começa a participar da gangue que seu irmão fazia parte, nela ele conhece Yok (First), Gram (Mond), Gumpa (Papang) e Sean (Off), que aparenta odiar Black, qual deles será o responsável pelo ataque ao Black?


A série apostou em muitas críticas sociais. Abordando temas como desigualdade social e os direitos de pessoas com deficiência. Além disso, a produção levou à série, pessoas que realmente militam e lutam sobre os temas abordados na produção.


Mas, e para você, qual é o seu BL Tailandês favorito? Conta pro Café nas redes sociais!

5 comentarios


charles Spring
charles Spring
10 abr 2023

Realmente acho que todos esses foram importantes pra pavimentar a indústria, mas ofuscar o sucesso que foi Love By Chance(2018),um dos primeiros bls a ter parcerias e investidores fora do país, e responsável por trazer milhares de pessoas pro fandom eu achei bem desrespeitoso com a história deles.

Me gusta

Denilda Araujo
Denilda Araujo
13 mar 2023

DESSES FALADO ACIMA EU GOSTEI MUITO "BAD BUDDY , FOI LINDO ....

Me gusta
Denilda Araujo
Denilda Araujo
13 mar 2023
Contestando a

A ALEGRIA DO "PAT", FEZ TODA DIFERENÇA.... AMEI


Me gusta

Denilda Araujo
Denilda Araujo
13 mar 2023

o Bl AMOR ESTÁ NO AR, O KIMPORSCHE ESSE SÃO FAVORITOS....AMEI


Me gusta

Aurea Veloso
Aurea Veloso
17 ene 2023

Amo assistir BL.

que mais gostei foi sem duvida KinnPorsche

Me gusta
bottom of page