top of page

Artista completo! Conheça os multi talentos e curiosidades do rapper sul-coreano ZICO

De compositor a CEO, o artista conquistou popularidade no cenário do hip-hop coreano com trabalhos singulares

Foto do rapper sul-coreano ZICO
( Divulgação / KOZ Entertainment)

Existem muitos artistas no cenário musical sul-coreano que conseguem atravessar bolhas e fazer seu nome ser conhecido até mesmo por quem não é fã. Este é o caso do rapper e cantor Zico, dono do hit "Any Song" lançado em 2020, que viralizou nas redes sociais e fomentou a tendência de challenges feito por idols de K-pop no TikTok — e que, atualmente, são quase indispensáveis em lançamentos no mundo todo.


O ex-integrante e líder do grupo Block B começou sua trajetória como solista em 2015 e construiu uma carreira sólida no cenário do rap, além de atuar como compositor e produtor. Na última quinta-feira (14), Zico completou 30 anos de idade e, para celebrar a vida deste artista completo, o Café com Kimchi preparou uma matéria especial, com curiosidades e um pouco da trajetória do rapper na música. Confira após a publicidade!




Vida pessoal e primeiros passos do rapper Zico


Woo Ji-ho, conhecido pelo nome artístico de Zico, é rapper, cantor, compositor, produtor e fundador da KOZ Entertainment, empresa responsável pelo grupo BoyNextDoor lançado em 2023 e que, atualmente, é subsidiária da HYBE Labels. Formado em Estudos Vocais pela Seoul Music High School, ele também estudou no Instituto de Comunicação e Artes de Dong-Ah, especializando-se em design, produção e comunicação. Como a maioria dos rappers, ele começou sua carreira no cenário underground, sob o pseudônimo Nacseo, e chegou a promover seu trabalho no Japão.


Na adolescência, Zico participou de uma audição para SM Ent. pela primeira vez, e há rumores de que o rapper quase foi escolhido como integrante do Shinee. Imagine só! Em 2009, ele fez sua estreia oficial junto com Park Kyung – que posteriormente seria um de seus membros no Block B – em um dueto chamado Harmonics. No ano seguinte, Zico lançou a mixtape "Zico on the Block", que obteve uma boa recepção do público.


Foto promocional do rapper sul-coreano Zico.
( Reprodução / KOZ Entertainment)

A estreia do rapper no Block B só aconteceu em 2011 com o single "Freeze", lançado por Zico ao lado dos outros seis membros: Taeil, B-Bomb, Jaehyo, U-Kwon, P.O e Park Kyung. Com o grupo, Zico começou a aparecer mais em programas de TV e ter mais visibilidade. Em 2015, ele divulgou seu primeiro álbum solo intitulado "Gallery", que ganhou certa popularidade pela faixa título "Eureka". A partir daí, é seguro dizer que ele não parou mais de investir em sua caminha individual.



Uma carreira solo de respeito


Ainda no ano de 2015 e antes do lançamento de seu álbum, o rapper Zico participou da quarta edição do programa de competição "Show Me The Money" como produtor, ao lado do também rapper Paloalto da Hi-Lite Records. Durante o reality, Zico conquistou ainda mais fama com a música "Okey Dokey", uma parceria com o solista e rapper do Winner MINHO.


Posteriormente, Zico emplacou os singles "I Am You, You Are Me" e "BERMUDA TRIANGLE" — este último em colaboração com os artistas de K-R&B Crush e Dean —, que ajudaram a projetar a sua carreira como solista e alcançar públicos ainda mais consolidados. Pode perguntar por aí: até quem não é muito fã de K-hip-hop, mas transita com facilidade entre as músicas coreanas, conhece esses hinos!



No cenário do hip-hop, seu grupo musical Fanxy Child, ativo desde 2017 e composto por Crush, Dean, Penomeco, Millic e Stay Tuned, também fez sucesso. Mas se engana quem acha que o Zico só trabalha com rappers e faz músicas agressivas; em 2018, ele lançou o single "Soulmate" em parceria com a cantora IU. A collab impressionou por atestar a versatilidade do artista, que complementou perfeitamente o tom mais doce da cantora. Vale a pena conferir!



Além de tudo isso, o rapper Zico também exibe suas habilidades como produtor e compositor nas horas vagas, estando por trás de produções como "I Luv It" do veterano PSY e "Flower Road" da atriz e cantora Kim Se-Jeong, famosa pelo papel no k-drama "Business Proposal". Não satisfeito, ele também retornou para outra temporada do reality "Show The Money 6" como produtor, ao lado do seu colega de longa data DEAN.


Mas há quem considere seu maior feito até o momento a música "Any Song", lançada no início de 2020 e que viralizou como nenhuma outra. Você provavelmente já deve ter a escutado pelo menos uma vez. O hit é considerado o percursor da tendência de challenge entre idols do K-pop — os famosos desafios do Tik Tok. Naquele ano, a faixa ainda venceu um Daesang, o maior prêmio de uma premiação de música, além de outros cinco prêmios importantes da indústria musical coreana.



Para alegria de quem decidir acompanhar o seu trabalho, o rapper Zico já completou o serviço militar obrigatório e seu álbum mais recente é o "Grown Ass Kid", que conta com 4 faixas além da título "Freak". O artista que brinca com hip-hop, R&B, urban e até mesmo jazz pretende continuar trabalhando duro e disse em entrevista à revista NME que irá 'fazer de tudo em seu alcance para se tornar o pivô do cenário massivo do K-pop'.



Para conhecer novos artistas e conferir mais conteúdos como esse, siga o Café com Kimchi nas redes sociais!









52 visualizações
bottom of page