top of page

"Poppy" do STAYC e outras músicas japonesas de idols coreanos que hitariam no K-pop

A discografia japonesa de muitos artistas de K-pop consegue ser tão popular — ou icônica — quanto os lançamentos no idioma original

(Divulgação / High Up Ent.)

Ame ou odeie (e nós amamos), há de se admitir que o K-pop é um gênero único, que, além de possuir um visual e vocábulos próprios, também evoca sentimentos ímpares, impossíveis de achar em qualquer outro estilo musical. Mas o pop sul-coreano também é conhecido por, às vezes, tomar emprestado algumas características do pop japonês; dessa mistura nascem alguns hits cheios de potencial.


O mercado musical japonês é o segundo maior do mundo e, por isso, não é raro ver atos de K-pop — femininos e masculinos — promovendo formalmente na Terra do Sol Nascente. Um dos últimos grupos a ampliar seus horizontes foi o STAYC, que debutou no Japão em 16 de novembro com POPPY. Porém, a estreia japonesa ganhou os holofotes dos fãs no globo todo, já que o grupo entregou uma das músicas mais emblemáticas da carreira.


Confira abaixo o MV de POPPY.




Seja pelo estranhamento com a língua ou pela adoção de um conceito por vezes mais exagerado, não é sempre que as músicas japonesas agradam os fãs de K-pop. Mas quando isso acontece, aí temos um hino que quebra duplamente a barreira do idioma! O Café Com Kimchi preparou uma lista com 7 músicas que ganharam os fãs apesar de não serem coreanas, e teriam também virado um sucesso na Coreia. Veja após a publicidade.



Perfect World - TWICE


Tem como TWICE não encabeçar essa lista? O grupo que sempre serve hits impecáveis em coreano e em inglês também arrasa com os lançamentos japoneses, e talvez o melhor exemplo disso seja Perfect World, faixa-título do terceiro álbum japonês divulgado em julho de 2021. A estética circense e os figurinos de mestre de picadeiro são um dos maiores acertos da era que encantou fãs ao redor do mundo, e a música é um espetáculo à parte.



CIRCUS - Stray Kids


A estética circense também domina o videoclipe de Circus do Stray Kids, title do segundo álbum japonês do grupo. A música faz uso de diversos elementos inusitados (e, porque não, ousados) que funcionam muito bem juntos. Lançada em junho de 2022, a faixa consegue traduzir perfeitamente a personalidade do grupo. Há muito da versatilidade, do arrojo e da originalidade dos meninos aqui.




BLAH BLAH BLAH - ITZY


O ITZY chegou muito perto de abalar literalmente as estruturas com BLAH BLAH BLAH, single japonês lançado em 20 de setembro. A música foi elogiada por retomar um pouco do início do ato feminino, que debutou em 2019 como uma das maiores promessas da 4ª geração do K-pop. Agitada, mas coerente; dançante e cheia de momentos de impacto, resumir em palavra é fácil: poderosa!



Get You Alone - Baekhyun


O Baekhyun provou com o seu primeiro álbum japonês (que leva o seu nome) que não é só o rei das tendências, mas também o mestre da sedução. Ao menos é assim que ele se apresenta em parte do MV de Get You Alone, a faixa-título da coletânea lançada em janeiro de 2021. Deliciosa do início ao fim, a música conquistou os fãs na mesma medida que os lançamentos em coreano do solista e integrante do EXO. E como não gostar, não é?



ELEVEN - IVE


As rookies do momento não perderam para se lançarem no mercado nipônico, e o IVE debutou lá no mesmo ano do debut oficial (coreano). A música escolhida para a estreia não poderia ser outra: a versão japonesa de ELEVEN, relançada em 16 de novembro. A faixa combina perfeitamente com o novo idioma e mantém o seu charme original, não causando estranhamento nenhum aos fãs.




Not Alone - SEVENTEEN


Toda a suavidade e o talento nato do SEVENTEEN para faixas emocionantes aparecem elevados à enésima potência no terceiro single japonês do grupo, Not Alone (também conhecido entre os fãs como "Hitorijanai"). A musica de efeito quase terapêutico foi lançada em abril de 2021, e rapidamente conquistou os fãs. Ela é ainda mais especial quando se conhece a letra positiva, cheia de gratidão aos CARATS.



SUPERSTAR - SHINee


Em junho de 2021, o SHINee atualizou as definições de uma faixa nostálgica com SUPERSTAR, faixa-título de um mini álbum japonês. Quem não amou ver o quarteto transbordando carisma no videoclipe, com os figurinos monocromáticos e as inúmeras referências a décadas passadas? Embora parte da discografia japonesa, é com certeza um dos melhores lançamentos do grupo nos anos recentes.



Que outra música japonesa do K-pop tem o seu coração? Conta pra gente nos comentários e já segue o Café Com Kimchi nas redes sociais.


154 visualizações

Comments


bottom of page