top of page

NewJeans: Após impactar o K-pop em 2022, o que esperar de "OMG", o primeiro comeback do grupo?

Atualizado: 9 de jan. de 2023

Lançamento ocorrerá no mês de janeiro, depois de um semestre de sucesso para o girlgroup da empresa ADOR


Grupo de K-pop NewJeans, em foto promocional do single "Ditto". As cinco integrantes estão com uniformes escolares.
(ADOR/Reprodução)

O quinteto NewJeans foi, sem sombra de dúvidas, uma das maiores novidades do K-pop em 2022. O grupo estreante da empresa ADOR, que também surgiu este ano, foi destaque com suas músicas e visuais; e as cantoras já retornaram à cena. No começo deste ano vem, em janeiro, o NewJeans voltou com o single album OMG.


Em dezembro (19), o grupo já havia dado uma prévia do que estava por vir com a música Ditto. A faixa também ganhou MV no dia de estreia, e o NewJeans pôde retomar seu conceito ao mesmo tempo em que trouxe "novos ares" para o próprio estilo. A partir disso, os holofotes do K-pop ficam virados para o ato feminino até 2023, na expectativa de saber o que esperar do futuro do quinteto a partir de OMG.





E o que será que o NewJeans mostrará em seu primeiro comeback da carreira, e nos projetos que virão depois? Aqui no site do Café com Kimchi, nós já abrimos o debate:


O conceito Y2K continuará presente nos trabalhos do NewJeans em OMG


A conceitualização do NewJeans, como é evidente desde o início do grupo, possui extrema influência do estilo chamado Y2K. Esta tendência, que veio da moda e passou até para o mundo musical, bebe da influência dos anos 2000; e ela pode ser vista nas roupas, cabelos e até na fotografia do NewJeans.


Em Ditto, "vê-se" o Y2K nas entrelinhas: cenas do videoclipe são filmadas com o que aparenta ser uma câmera analógica, com tons opacos, e outras que remetem à gravações vistas em fitas cassete. A ideia é totalmente proposital, que traz uma sensação de algo homemade e até mesmo "nostálgico" aos MVs do quinteto. E é claro que o NewJeans não é o único grupo a fazer isso; ao longo de 2022, outros grupos pensaram em detalhes do Y2K para diversos lançamentos. Além disso, em ensaios anteriores, é como se o grupo emulasse características de trabalhos da famosa fotógrafa Petra Collins, com focos suaves e tons pastéis.



Esses elementos também são vistos em Attention e Hype Boy, cada qual usando da tendência de uma forma. O estilo é intrínseco à arte do NewJeans, que implementa a moda em suas roupas (como jeans de cintura baixa e baggy, bermudas, cropped tops, chunky sneakers, body "chains" com bijuterias e itens de moda esportiva ou de tulle), penteados e até na edição de clipes.


(YouTube/Reprodução)


Até o momento, o NewJeans não apresentou indícios de fugir do conceito já mostrado, e migrar para algo diferente desse espectro. Contudo, a musicalidade do grupo da ADOR chama a atenção por explorar elementos da pluralidade que é pop, indo do electropop ao hip-hop, e passando até pelo mais recente moombahton.


Em Ditto, a integrante Minji aparece como uma das compositoras


Algo a se destacar no NewJeans também, e que aparece na inédita "'OMG' era", é o fato de que as integrantes fazem parte dos times de compositores de algumas músicas. Em seu EP de estreia, New Jeans, as membros Danielle e Hanni são creditadas em Attention e Hype Boy, e em Ditto, Minji também o é.


Em quesito produção, o girlgroup não fica atrás. O produtor sul-coreano 250 é o responsável pela discografia de debut das jovens cantoras, tendo no currículo participado de remixes de trabalhos da SM Entertainment (BoA, f(x), NCT 127); e Jinsu Park, ou FRNK, membro da dupla de rap XXX, consta no projeto. A escolha do time foi essencial para que o NewJeans chegasse no K-pop com lançamentos que denotassem bem seu estilo, e que em alguns casos fosse ao avesso do pop mais agitado que nomes como IVE e STAYC entregaram nos debuts.



Em entrevista para o site Sound of Life, 250 falou sobre como é trabalhar com artistas sul-coreanos, o que poderia se encaixar com sua atuação no NewJeans:


Liberdade Musical. Quando se tratar de fazer músicas de K-pop, há menos restrições criativas se comparado a outros gêneros.


Quem sabe, no futuro, a ADOR continue a adicionar toques das membros do grupo às próprias canções, o que é um destaque entre atos de sua própria geração.


Novos feitos para a recente carreira? O comeback do NewJeans pode trazê-los


A chegada de Ditto e OMG faz com que o NewJeans arme campo para o seu aguardado retorno. Nesse sentido, a b-side do grupo quebrou o recorde de maior número de streams em um único dia para um girlgroup da 4º geração, com mais de 7,3 milhões de plays no comeback no Spotify. Na semana de lançamento de Ditto, o NewJeans registrou o melhor dia de streaming no Spotify Korea até então, e figurou em primeiro lugar nas principais plataformas coreanas, como Melon e Genie — conquistando os famigerados Real-time All-Kills nos charts.


Vale lembrar que Ditto é uma música não-comercial do NewJeans. Ou seja, ela ainda não era a faixa principal e promocional do comeback, como OMG foi anunciada. Tais números denotam que há atenção para o que o quinteto fará, principalmente por esse ter sido o primeiro retorno das meninas com algum projeto após o EP self-titled.


O EP OMG ultrapassou a marca de cem mil discos vendidos em pré-venda, segundo números específicos da loja internacional de K-pop Ktown4u. Além do mais, agora o NewJeans possui a música feminina de K-Pop (Ditto) com mais Perfect All-Kills da história das paradas da Coreia do Sul.




A expectativa para o retorno do NewJeans se formou. Após um debut diferenciado, hits musicais nas paradas, indicações em prêmios e a famosa trend de Hype Boy, o grupo formado por cinco jovens artistas está de volta com OMG, lançada no dia 2 de janeiro de 2023.


Você está animado para o futuro do grupo? Não se esqueça de acompanhar o Café com Kimchi também nas redes sociais!



508 visualizações
bottom of page