top of page

Quem é Lim Young Woong? Conheça o cantor que venceu os principais prêmios do Melon Music Awards 2022

Atualizado: 30 de nov. de 2022

O artista já participou de diversos programas na Coreia e OSTs de doramas, e atingiu o estrelato ao vencer a atração "Mr. Trot"


(YouTube/Reprodução)

Além do K-pop, outro grande gênero musical que domina a Coreia do Sul é o trot. Esse é um dos estilos mais antigos da indústria fonográfica do país, que frequentemente lança novos sucessos no mercado, como o cantor Lim Young Woong. Este ano, o artista foi amplamente aclamado em programas musicais e com seus projetos, e foi o grande vencedor do Melon Music Awards 2022.


Na cerimônia de novembro (26), o solista levou para casa os daesangs de Álbum do Ano e Artista do Ano, além das categorias de Melhor Artista Solo Masculino e o Netizen Popularity Award. Mas quem é esse músico que, mesmo não fazendo parte do pop convencional que conhecemos, arrasou nas paradas e nas premiações?


(Melon Music Awards/Reprodução)


Continue lendo o post abaixo para conhecer mais do perfil de Lim Young Woong, e alguns de seus maiores destaques da carreira:


Após o debut de 2016, Lim Young Woong participou de vários programas da TV sul-coreana


Young Woong não começou a carreira já no estrelato. Após ganhar uma competição de canto na juventude, viu que sua vocação para o trot era grande; e em 2016 se inscreveu para participar do programa Korea Sings, feito pela emissora KBS. Tempos depois, Young Woong esteve no reality show Fantastic Duo, da SBS, e suas aparições nos programas musicais o fizeram querer se aperfeiçoar ainda mais a música.


Após assinar contrato com a gravadora Mulgogi Music, que gerencia sua carreira até hoje, o cantor fez sua estreia solo com a faixa Hate You mas o single digital não alcançou sucesso comercial logo de cara. Apesar disso, a figura de Lim Young Woong como ídolo cresceu com sua participação em uma audição televisionada do AM Plaza, programa de rádio também da KBS.



Já conhecido pelo público e prestes a iniciar uma trilha de prestígio no trot, Young Woong divulgou em 2018 o álbum Newness of Trot, que é um projeto de medleys com o cantor Park Seo-jin. Mas seria a partir de 2020 que a figura de Lim se tornaria amplamente reconhecida na Coreia do Sul, quando esteve no programa de competição Mr. Trot, que foi ao ar entre janeiro e março de 2020.




Young Woong foi o vencedor do Mr. Trot ao receber cerca de 17 mil votos na season finale da atração, e acabou entrando no elenco do reality show Romantic Call Centre; que inicialmente seria um especial de três episódios pós Mr. Trot, mas acabou se tornando uma atração fixa na grade televisiva. Em abril de 2020, o artista lançou também seu primeiro grande single de sucesso nas paradas: Trust in Me, figurado como o primeiro Top 20 de sua carreira, com um peak no 11º lugar nos charts do Gaon. Naquele ano, Lim recebeu seu primeiro prêmio nas grandes premiações: o Melon Music Awards de "Melhor Trot".


A faixa Hero, de dezembro de 2020, se tornou o primeiro Top 10 de Lim Young Woong na Coreia, e o músico foi a figura pública mais pesquisada do Naver naquele ano. Para completar, a nova sensação do trot foi o artista mais streamado do YouTube da Coreia do Sul na época, atrás apenas do BTS.


O primeiro Top 1 de Lim Young Woong e o álbum Im Hero


Depois de tantas conquistas em tão pouco tempo, Lim Young Woong conquistou em 2021 seu primeiro single número um na Coreia, na música My Starry Love; que lhe rendeu também seu primeiro troféu em programas musicais (no caso, o Music Core da emissora MBC). Com My Starry Love, Lim foi o primeiro artista de trot a vencer um music show em quatorze anos.


2022 foi o ano em que Lim Young Woong quebrou as barreiras do trot com o disco Im Hero. O lançamento de maio, que carrega uma gama de gêneros musicais na tracklist, chegou ao pico das paradas do Gaon e vendeu mais de 940 mil cópias em seu primeiro dia de vendas, e mais de um milhão na primeira semana, de acordo com dados do sistema de charts Hanteo.




O sucesso de Lim Young Woong na cerimônia do MMA 2022 não foi à toa. O artista talvez tenha sido o solista mais ouvido da Coreia do Sul este ano. Além do trot ser o gênero musical mais popular no país domesticamente, Young Woong conseguiu consolidar sua imagem com o público por meio de atrações televisivas e parcerias com nomes conhecidos do estilo.


E além da carreira musical, o jovem artista também faz sucesso no YouTube. Seu canal pessoal carrega mais de 1,7 bilhão de visualizações na plataforma, e ultrapassou a marca de um milhão de inscritos.



Além do trot, Young Woong também está nas OSTs de K-dramas


É claro que, com todo o sucesso, Lim Young Woong estaria nas trilhas sonoras do audiovisual sul-coreano. No mundo dos doramas, gravou músicas para as produções Young Lady And Gentleman, Goblin e Our Blues (conhecido no Brasil sob o título Amor e outros Dramas, disponível na Netflix).



Você já conhecia a carreira do Lim Young Woong? Confira mais conteúdos sobre o mundo da música coreana nas redes sociais do Café com Kimchi!

Commenti


bottom of page