Gênero está bastante presente na música da Coreia do Sul, e artistas como The Volunteers e SURL podem chamar a atenção de novos fãs
(Blue Vinyl/Reprodução)
Você está cansado do k-pop, ou não gosta muito do gênero? Não se preocupe, este texto não é para te convencer a ouvi-lo; às vezes nós também queremos escutar algo diferente. Apesar do pop ser o mais popular fora da Coreia do Sul, há muitos estilos musicais no país com artistas variados, assim como em todo o mundo. Nisso, as bandas de indie rock estão dentro dessa pluralidade.
É claro que, dentro do k-pop, há bandas que tocam instrumentos e compõem as próprias músicas, mas sempre existe uma novidade para conferir. Dessa forma, bandas que não se adequam aos espectro do pure pop podem despertar o interesse do novos ouvintes.
Continue lendo o post abaixo para conhecer quatro bandas sul-coreanas para quem quer fugir da conveniência do k-pop, e escutar canções diferentes do que estamos acostumados a ver na indústria sul-coreana!
Bandas de indie rock da Coreia do Sul para conhecer:
1- The Volunteers
Formado em 2018, o grupo The Volunteers pode ser inédito para muita gente, mas há um rosto familiar do k-pop: a solista Yerin Baek, que anteriormente fez parte da dupla 15& com a cantora Jamie Park. Depois de se aventurar com trabalhos individuais (e muito bons, por sinal), Yerin formou o quarteto sob seu próprio selo musical, a Blue Vinyl. Com a artista nos vocais, o The Volunteers toca músicas inspiradas na estética grunge dos anos 90 e no noise rock.
2- SURL
Indo mais para o lado do indie rock, o SURL pode ter o som ideal para quem gosta de algo mais alternativo. Também lançada em 2018, o grupo de quatro membros carrega um som que lembra bandas de pop rock do anos 2000, e os artistas têm como objetivo mesclar gênero em sua discografia. O SURL já participou de festivais de música no exterior, e foi recomendada pelo RM do BTS e pela solista IU.
3- SE SO NEON
Os membros Hwang So-yoon, U-su e Park Hyun-jin formam a banda SE SO NEON, fundada em 2016 e que entrega em seus projetos o indie com pitadas de folk. Além disso, a música do grupo (cujo nome é originário de uma antiga revista sul-coreana) pode agradar aqueles que gostam de lo-fi indie também.
Vale destacar que o SE SO NEON, em 2018, foram vencedores nas categorias "Rookie do Ano" e "Melhor Música de Rock" no Korean Music Awards. A premiação, diferente do MAMA e do Melon Music Awards, não leva vendas em consideração; mas sim a escolha de um júri de críticos, acadêmicos e produtores — fazendo desta uma das cerimônias de maior prestígio da música coreana.
4 - Kisnue
Inicialmente um duo, o Kisnue agora consta com quatro integrantes que apresentam o gênero retrowave em seus projetos. A banda está em atividade desde 2017, e também pode se encaixar na onda indie que tem crescido cada vez mais na Coreia do Sul.
Kommentare