top of page

4 personagens com deficiência auditiva em dramas coreanos

Conheça algumas produções sul-coreanas que abordam temáticas inclusivas


K-dramas com deficientes auditivos
(Divulgação / tvN)

Ao longo do tempo as emissoras sul-coreanas vêm buscando ser mais inclusivas e adicionar personagens que foram deixados de lado durante muito tempo ou que poucas vezes estiveram presentes. Este é o caso dos personagens com deficiência auditiva. Mesmo com um número consideravelmente baixo de dramas produzidos que dão o enfoque para pessoas surdas, o ano de 2023 se destacou com produções que abordavam temáticas com personagens com deficiência.

 

Por isso, o Café com Kimchi preparou uma lista de dramas antigos e dramas novos com o tema!






Confira os personagens com deficiência auditiva em K-dramas

 

THE HEIRS (2013)

 

The Heirs conta a história de jovens ricos que frequentam uma escola super renomada da Coreia do Sul. Kim Tan (Lee Min Ho) é um dos herdeiros da Empire Group e é enviado para os Estados Unidos para estudar, enquanto seu irmão tenta um plano para assumir os negócios da família. Cha Eun Sang (Park Shin Hye) é uma menina de classe baixa que viaja para os Estados Unidos para buscar sua irmã mais velha. Os dois se encontram sem ao menos saber que moram na mesma casa, sendo ela filha da funcionária do lar com deficiência auditiva e, assim, eles começam a se apaixonar um pelo outro.

 

Kim Mi Kyung, conhecida pelos seus papéis em 18 Again e Hi, Bye Mama faz o papel de uma mãe com deficiência auditiva e que trabalha para dar o melhor de si para sua filha. A série se encontra disponível na Netflix e no Viki com todos os episódios disponíveis.



 

CAN YOU HEAR MY HEART? (2011)

 

Bong Woo Ri (Hwang Jung Eum) é uma filha exemplar que faz o possível para ajudar com as necessidades de sua mãe surda e de seu padrasto com problemas mentais. Depois de uma situação complicada que tira a vida de sua mãe, Bong Ma Roo (Namkoong Min), o meio-irmão de Woo Ri, vai embora e não volta. Com o passar do tempo Woo Ri cresce e ainda continua a procura-lo. Nesse tempo, Woo Ri conhece Cha Dong Joo (Kim Jaewoon), um jovem de uma família rica que é torturado por ter perdido a audição em um acidente de infância.

 

Kim Jae Won interpreta, neste drama, Cha Dong Joo o jovem que fizia o possível para esconder ser uma pessoa com deficiência para não atrapalhar os planos de sua família na sociedade, já que em épocas passadas na Coreia do Sul, as famílias não aceitavam que tivessem filhos “com problemas”. O K-drama está completo tanto no Viki quanto no Kocowa.

 






TWINKLING WATERMELON (2023)

 

A trama conta a história de Ha Eun Gyeol (Ryeoun), um menino cujo os pais e o irmão têm deficiência auditiva, e sua maior paixão é a música, sua rotina mistura estudos de manhã e música a noite. Porém, inesperadamente, Eun Gyeol sai de 2023 e vai para 1995, onde encontra seus pais mais novos, assim tenta colocar tudo no seu lugar, se esforçando para fazer com que o acidente de seu pai não acontecesse para evitar que ficasse surdo para o resto da vida e tentar dar uma vida melhor para sua mãe. Ao longo do processo vai se tornando amigo do casal e os ajuda como se fossem seus melhores amigos.

 

Twinkling Watermelon foi um sucesso entre os fãs de K-drama, sendo uma das produções mais populares de 2023, tanto pelo elenco quanto pela história de Cheong Ah (Shin Eun Soo) e Yi Chan (Choi Hyun Wook) que na fase adulta possuem deficiência auditiva, o que foi um enredo “novo” para a maioria dos fãs desse gênero. Twinkling Watermelon está disponível no Viki com seus 16 episódios.

 

 

OUR BLUES (2022)

 

Our Blues conta a história de vários personagens que moram na Ilha de Jeju e tem suas tramas interligadas. Entre elas temos a trajetória de Lee Dong Suk (Lee Byung Hun), um cara nascido na ilha, e ganha a vida vendendo produtos do continente em seu caminhão. Min Seon Ah (Shin Min Ah), uma garota com um passado misterioso, que veio para Jeju para escapar de uma vida depressiva. Park Jung Joon (Kim Woo Bin), capitão de navio, apaixonado por Lee Young Ok (Han Ji Min), uma mergulhadora. Jung Eun Hee (Lee Jung Eun), dona de uma peixaria que reencontra seu antigo amor, Choi Han Soo (Cha Seung Won).

 

A série atingiu uma pontuação de audiência muito alta, 14,6%. O K-drama apresenta bem pouco Byeol-Hi, uma menina com deficiência auditiva que trabalha em um mercado com a sua irmã vendendo café e ajudando algumas idosas mergulhadoras quando precisam. O drama está disponível na Netflix.



108 visualizações

Comments


bottom of page