top of page

É big, big, big! Conheça os grupos de K-pop que fazem 10 anos em 2026

  • Foto do escritor: vics
    vics
  • há 9 horas
  • 9 min de leitura

Com o novo ano batendo na porta, o Café com Kimchi traz os grupos que estarão comemorando uma década do aniversário de debut



O ano era 2016. O K-pop vivia um dos momentos mais altos da terceira geração com o lançamento de titles como TT, do TWICE, Monster, do EXO, Blood Sweat & Tears, do BTS, FXXK IT, do BIGBANG e Pretty U, do SEVENTEEN. Era também o ano que alguns dos maiores artistas em atividade viriam a debutar.


E com 2026 a pouquíssimas semanas de distância, decidimos listar aqui os grupos que estarão celebrando 10 anos na indústria!




Confira os grupos de K-pop que fazem 10 anos em 2026:


ASTRO


O começo do ano de 2016 foi marcado pelo debut do ASTRO. Na época com sete membros, o grupo da Fantagio trouxe em seu lineup MJ, Jinjin, Cha Eun-woo (atualmente em serviço militar) e Sanha, além de Rocky (ex-membro desde 2023, com o final do contrato) e o falecido Moonbin (1998—2023).



O grupo debutou no dia 23 de fevereiro com a title HIDE&SEEK, posteriormente vindo a lançar oito mini-álbuns, três full albums, dois single albums e um debut japonês. Com um total de cinco Wins ao longo desses 10 anos, o catálogo do atual quarteto conta com músicas como All Night, One, After Midnight e Candy Sugar Pop.


Em junho de 2025, o ASTRO esteve em uma turnê especial após três anos de hiatus. A The 4th ASTROAD Tour [Stargraphy] foi a primeira apresentação do grupo completo desde a morte de Moonbin, contando com o retorno temporário de Rocky para um concerto duplo em Seul e Fukuoka, no Japão.



Atualmente não há informações sobre o futuro das atividades do ASTRO.



WJSN


Na mesma semana do ASTRO, a Starship debutou o Cosmic Girls (ou WJSN) no dia 25 de fevereiro. Na época com 13 membros, o grupo feminino era composto por Seola, Bona, Exy, Soobin, Luda, Dawon, Eunseo, Yeoreum, Dayoung, Yeonjung e as ex-integrantes Xuan Yi, Cheng Xiao e Mei Qi, que deixaram o grupo após o fim de seus contratos.



Atualmente em hiato, o último lançamento do grupo foi em março de 2021, com o nono mini-álbum Unnatural. Desde 2016, o WJSN ainda lançou um full album e um single album, com um catálogo musical que inclui Secret, I Wish, As You Wish e Last Sequence, tendo cinco Wins ao todo.



Além das atividades em grupo, as Comic Girls tiveram duas sub-units. O WJSN Chocome (Soobin, Luda, Yeoreum, Dayoung) debutou em outubro de 2020 e teve dois mini-álbuns, enquanto o WJSN The Black (Seola, Bona, Exy e Eunseo) lançou um único mini-álbum em maio de 2021.


Vencedoras da segunda temporada do Queendom, não há informações sobre futuras atividades do WJSN.



NCT


No dia 9 de abril de 2016, a SM deu o pontapé no seu projeto mais ambicioso até então com o lançamento de The 7th Sense, música de debut do NCT (Neo Culture Technology) sob a sub-unit flexível NCT U. Com Taeyong, Ten, Doyoung, Jaehyun e Mark, a lineup abriria espaço para a criação de infinitas futuras units focadas em diferentes tipos de música e conceitos.




NCT 127


Pegando Taeyong, Doyoung, Jaehyun e Mark, o NCT 127 debutou em 7 de julho de 2016 com Fire Truck com a adição de Yuta, Johnny, Jungwoo, Haechan e os ex-membros Winwin (remanejado para outra unit) e Taeil (expulso em agosto de 2024 após uma acusação de estupro coletivo, posteriormente condenado pelo crime).


13 Wins marcam a jornada de um dos grupos de maiores sucessos da SM, que conta com quatro mini-álbuns, seis full albums, um special album e quatro repackages, além de dois mini-álbuns e um full album japonês. Cherry Bomb, Kick It, Punch, Sticker, 2 Baddies, Fact Check e Walk são algumas de suas músicas mais famosas.



Atualmente, Taeyong e Jaehyun estão inativos em decorrência ao serviço militar, com Doyoung sendo o próximo membro a se alistar até o final de 2025, quando o líder Taeyong retorna.


É esperado que o NCT 127 tenha um comeback nos próximos meses.




NCT DREAM


Encabeçado por Mark, o NCT DREAM debutou em 24 de agosto sob um sistema de graduação, fazendo referência direta ao famoso sistema do J-pop — gênero musical que serviu de inspiração para o nascimento do K-pop. Nesta organização, um grupo segue em atividade por vários anos enquanto sua formação muda com a "graduação" de seus membros e a inclusão de novos idols. No Japão um dos maiores exemplos é o AKB48, em atividade desde 2005, com 471 membros passando pelo grupo feminino ao longo de 20 gerações.


Ao lado de Mark, o DREAM foi completado por Renjun, Jeno, Haechan, Jaemin, Chenle e Jisung. No dia 31 de dezembro de 2018, Mark passou por sua graduação oficial, ficando fora das atividades do grupo até 29 de abril de 2020, quando o sistema foi abolido diante do descontentamento dos fãs e Mark foi reestabelecido à formação.



Cinco full albums, dois repackages, seis mini-álbuns e um single album formam o catálogo coreano do grupo, além de um mini e um single album japonês. Com 13 Wins, o NCT DREAM está atualmente promovendo com a turnê THE DREAM SHOW4 : DREAM THE FUTURE, em suporte ao seu lançamento mais recente, o full Go Back to the Future.




I.O.I


Ganhadores da primeira edição do famoso survival Produce 101, o I.O.I foi um grupo temporário formado pelas 11 trainees selecionadas pelo público no episódio final do programa. Jeon Somi, Kim Sejeong, Choi Yoojung, Chungha, Kim Sohye, Zhou Jieqieong, Chaeyeon, Kim Doyeon, Kang Mina, Lim Nayoung e Yoo Yeonjung ficaram em atividade entre 4 de maio de 2016, com o lançamento da title Dream Girls, e 18 de janeiro de 2017, com DOWNPOUR.


Apesar da breve duração, o I.O.I atingiu grande sucesso em um catálogo formado por dois mini-álbuns, sendo Whatta Man (Good Man) e Very Very Very duas de suas músicas de maior sucesso. E tendo se tornado um grupo emblemático apesar de seu contrato temporário, o noneto veio a se reunir novamente para comemorar o quinto aniversário em maio de 2021.



É esperado que o I.O.I se reuna novamente em maio de 2026 para celebrar a primeira década do grupo. Até o momento não se sabe se a comemoração será apenas um fanmeeting, como no quinto ano, ou abrangerá outros tipos de lançamentos. Das 11 integrantes, apenas Kang Mina confirmou a sua ausência devido problemas de agenda.




ONEWE


A boyband da RBW, anteriormente conhecida como MAS e M.A.S 0094, debutou oficialmente no dia 2 de agosto com After 15 Seconds, mas possui um história prévia ao lançamento.


Yonghoon, Harin, Kanghyun, Dongmyeong e Giuk eram originalmente conhecidos como Make a Sound 0094 (M.A.S 0094), um grupo independente em atividade desde maio de 2015. Até então, o quinteto lançava covers de músicas famosas, doando todos os lucros para a uma organização de amparo às vítimas de países que sofreram com a ocupação do Japão durante a Segunda Guerra Mundial.



O grupo performou sob o nome original até abril de 2017, quando assinaram um contrato com a RBW e passaram a se chamar apenas MAS. Participando de survivals como o Produce 101 Season 2 (responsável pelo WANNA ONE) e o The Unit, eles re-debutaram oficialmente em 13 de maio de 2019 como Onewe, com o lançamento da title Reminisce About All.


Seis mini-álbuns, três full, oito single albums e três demo albums formam a discografia da banda, que em 15 de outubro de 2025 ganhou o primeiro Win da carreira com a atual title MAZE.



BLACKPINK


No dia 8 de agosto, o mundo veio a ouvir pela primeira vez uma das taglines mais famosas do kpop. BLACKPINK IN YOUR AREA é a primeira frase dita pelo BLACKPINK em Boombayah, title de debut do quarteto formado por Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa.


O grupo da YG é, atualmente, um dos maiores grupos femininos da história, em uma carreira que conta com dois full albums, uma compilação, quatro live albums, quatro single albums e dois mini, além de dois lançamentos japoneses. Com 11 Wins, o BLACKPINK é responsável por grandes hits como Whistle, Ddu-Du Ddu-Du, Kiss This Love, How You Like That, Pink Venom e a recente Jump.



Atualmente em atividade com a Deadline World Tour, é esperado que o grupo faça um comeback em dezembro deste ano.





EXO-CBX


A primeira unidade do famoso grupo da SM, EXO, debutou no dia 31 de outubro com Chen, BAEKHYUN e Xiumin sob o nome EXO-CBX. A title Hey Mama! deu início às atividades do grupo, que ficaram ativos ao longo de três anos.


Com o início do alistamento militar obrigatório dos membros, o CBX entrou em hiatos indefinido. Em 2023, os três idols deram início à terminação do contrato de exclusividade com a SM e um processo contra a empresa que perdura até os dias de hoje. Posteriormente sob o selo INB100, criada por BAEKHYUN em 2022, o trio realizou o fanmeeting GET, SET, GO! no Japão em fevereiro de 2025.



O EXO-CBX conta com dois mini coreanos, além de um mini e um full album japonês. Não há informações sobre possíveis futuras atividades em grupo.



SF9


O Sensational Feeling 9 (SF9) debutou no dia 5 de outubro após a vitória do grupo no survival Dance or Band. Com Inseong, Youngbin, Jaeyoon, Dawon, Zuho, Yoo Taeyang, Hwiyoung, Chani e Rowoon (ex-membro desde setembro de 2023, quando anunciou sua saída para focar na carreira de ator), o atual octeto possui quatro Wins ao longo de sua carreira, que iniciou com o lançamento da title Fanfare.


Com um full coreano e três japoneses, além de duas compilações japonesas e dois single albums coreanos, o grupo da FNC conta com impressionantes 15 mini albums coreanos (e um japonês), sendo o mais recente de março de 2025. O catálogo musical do grupo passa por músicas como O Sole Mio, Good Guy, Tear Drop, Trauma e Don't Worry, Be Happy.



Atualmente o SF9 promove com seis membros, com Dawon em período de alistamento e Zuho com as atividades congeladas unilateralmente pela FNC após a sua não-renovação de contrato com a empresa em janeiro de 2024.




PENTAGON


O ex-boygroup da Cube debutou em 10 de outubro de 2016 com originalmente 10 membros: Jinho, Hui, Hongseok, Shinwon, Yeo One, Yan An, Yuto, Kino e Wooseok, além do então E'Dawn (atualmente conhecido apenas como DAWN) após a sua expulsão em novembro de 2018 em decorrência ao seu polêmico namoro com a idol HyunA.


A title Gorilla abriu as atividades do auto-produzido grupo, em um catálogo que conta com dois full albums e 12 mini albums, com faixas como a viral Shine, Dairy, Do or Not e Feelin' Like. O PENTAGON ainda conta com seis mini japoneses, além de dois Wins em programas musicais coreanos.



Com sete dos oitos membros oficialmente fora da Cube (apenas Shinwon segue ativo, em decorrência da extensão contratual devido sua recente dispensa do exército), não se sabe se ou quando o PENTAGON irá retornar como um grupo completo.




VICTON


Debutado em 9 de novembro sob a IST com a title I'm Fine, o VICTON foi originalmente formado por sete membros. Han Seung Woo, Kang Seung Sik, Sejun, Dohanse, Byungchan e Subin são os membros atuais, que até então eram completados por Chan, expulso em outubro de 2022 após dirigir sob influência de álcool.


Com oito minis, um full album e três single albums, o sexteto (por vezes quinteto, com a ausência de Seung-woo devido o alistamento e atividades solos) é responsável por músicas como Mayday, What I Said, Chronograph e Virus.



O grupo, que possui três Wins na conta, atualmente segue em hiato desde 2024, sem nenhum anúncio oficial sobre possíveis atividades futuras. Em 06 de novembro, Subin irá protagonizar o BL coreano Peach Trap.



MOMOLAND


Originalmente sob o selo MLD, o MOMOLAND passou por diferentes formações desde o debut em 10 de novembro, com a title Jjan! Koong! Kwang!.



Com seis minis, três single albums, uma compilação e um full album, o atual sexteto era originalmente formado por Hyebin, Yeonwoo, Jane, Nayun, JooE, Ahin e Nancy, ganhadoras do survival Finding Momoland. Em 2017, Dairy e Taeha foram adicionadas ao girlgroup, formando um noneto que veio a ganhar três Wins.


Já em 2019, Taeha e Yeonwoo deixaram o grupo, posteriormente virando um sexteto quando Daisy foi expulsa em 2020. Assim, o MOMOLAND seguiu em atividade até 2023, quando o contrato com a empresa chegou ao fim, levando as membros restante a seguirem atividades solos enquanto o grupo ficaria em hiato.



No dia 8 de setembro de 2025, com todas as seis membros, o MOMOLAND fez seu primeiro comeback em cinco anos com o single digital RODEO, sob o selo Inyeon Entertainment.





Chegamos ao fim da nossa lista. Então não podemos deixar de perguntar: você vai celebrar algum desses aniversário ou está aguardando ansiosamente por alguma dessas celebrações? Conta pra gente!

Comentários


bottom of page