top of page

Livro "A Inconveniente Loja de Conveniência", de Kim Ho-yeon, é para os amantes da nova "healing fiction"

Romance da chamada "ficção de cura" foi um dos mais famosos na Coreia em 2022, com um milhão de exemplares vendidos; conheça a história!


"A Inconveniente Loja de Conveniência", de Kim Ho-yeon, chegou ao Brasil pela editora Record
(Bertrand Brasil/Reprodução)

No final de 2023, um novo romance sul-coreano chegou ao Brasil para aquecer o coração dos leitores daqui: A Inconveniente Loja de Conveniência, de Kim Ho-yeon. O livro, publicado pelo selo Bertrand Brasil da Editora Record, integra o gênero literário que está fazendo muito sucesso tanto na Coreia quanto em outras partes do mundo, que é a healing fiction (ou "ficção de cura).


E a trama não poderia ser mais inusitada: aqui, conhecemos uma professora aposentada que administra uma lojinha de conveniência, e leva uma vida bem comum. Contudo, em meio à rotina, ela acaba perdendo sua bolsa numa estação de trem; e o objeto é encontrado e devolvido por um morador de rua.


Nisso, a protagonista decide agradecer ao homem de alguma forma, e passa a enviá-lo marmitas com frequência. A história de A Inconveniente Loja de Conveniência toma um novo passo quando, durante uma tentativa de assalto ao negócio da professora, o morador de rua salva a loja diante do crime. Com a generosidade e coragem dele, a proprietária passa a acolhê-lo ainda mais ao receber o homem para trabalhar no local.




O funcionário inédito da loja de conveniência se destaca pelo seu carisma com os clientes, e nesse cenário, uma escritora começa a registrar os acontecimentos acerca dele e da loja. Apesar disso, nem todo mundo parece gostar do "homem com aparência de urso": o filho da dona da loja quer vender o estabelecimento, e numa tentativa de descobrir mais sobre o passado do novo colega da mãe, ele contrata um detetive que desvendará os segredos do novo colaborador.


As coisas ficam mais surpreendentes pelo fato do "homem-urso" não possuir lembranças dos fantasmas que já assombraram sua vida antes. O que será que acontecerá com a Inconveniente Loja de Conveniência? Será que o empreendimento seguirá de pé, ou as vidas da professora e do ex-morador de rua sofrerão grandes perdas?



A Inconveniente Loja de Conveniência fez enorme sucesso na Coreia do Sul em 2022


O romance de Kim Ho-yeon vendeu mais de um milhão de exemplares na Coreia no ano retrasado, e chegou ao nosso país já com esse marco na trajetória. Ho-yeon, que além de escritor também é roteirista e ilustrador, possui no currículo prêmios como o Word Literary Award, o Bucheon Cartoon Story Contest e o Book of the Year Award; além de reconhecimentos da Millie, tida como uma maior plataforma de audiobooks e livros digitais da Coreia do Sul.


A Inconveniente Loja de Conveniência, aliás, foi o livro mais vendido do país em 2022. Como mencionamos acima, o enredo integra a onda em ascensão dos livros da healing fiction, que tem de exemplo o também romance coreano Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong de Hwang Bo-reum.


O subgênero, para quem ainda não conhece, aborda histórias aparentemente comuns que poderiam ocorrer com qualquer pessoa, mas que carregam uma lição renovadora para seus personagens e a quem lê. É comum ao estilo literário que os romances se passem em locais ordinários do cotidiano, como lojas, livrarias, cafés, saunas e outros, e podem abordar temas como coragem, solidariedade, empatia, amor e mais.



Dessa forma, A Inconveniente Loja de Conveniência pretende falar a respeito do caráter transformador das pessoas, e como situações do cotidiano podem fomentar laços até então imprevisíveis. É uma ótima dica para colocar na sua lista de livros para 2024, não acha?


Gostou da indicação do romance? Não se esqueça de acompanhar o Café com Kimchi também nas redes sociais e nos outros conteúdos do nosso site!

59 visualizações
bottom of page