top of page

“Bem-Vindos à Livraria Hyunam-dong” é uma agridoce viagem em busca da cura pessoal e coletiva

Atualizado: 19 de out.

O romance de estreia da autora Hwang Bo-reum já está disponível no Brasil, publicado pela Editora Intrínseca


Capa do livro “Bem-Vindos à Livraria Hyunam-dong”
(Divulgação/Editora Intrínseca)

O conceito de sucesso e as pressões enfrentadas por jovens e adultos imersos em uma lógica capitalista não são experiências únicas e individuais quando postas em cheque ao observarmos os padrões tóxicos de vida estabelecidos pelo sistema que prevalece não somente na Coreia do Sul, como também no resto do mundo. A modernidade nos trouxe benefícios, mas constantemente tira de nós a capacidade e o direito de decidir sobre que rumos nossas vidas devem tomar e o que queremos delas.


No livro Bem-Vindos à Livraria Hyunam-dong de Hwang Bo-reum encaramos face-a-face pessoas comuns, suas vidas comuns e suas feridas abertas devido à toxicidade do mercado de trabalho e das pressões sociais. Quem somos? Para quê viemos e para onde vamos? São incontestáveis as vezes nas quais nos questionamos sobre as razões pelas quais precisamos constantemente correr em busca do conceito de sucesso criado para nós.


Leia Também: "Amêndoas", livro da autora Sohn Won-pyung, retrata emoções onde você não pode encontrá-las





Viver para trabalhar ou trabalhar para viver?


A protagonista Yeongju é uma pessoa comum como qualquer um de nós, mas sua vida duramente calejada pelas pressões do mercado de trabalho no setor privado a levam a abandonar tudo e abrir uma livraria de bairro. Sendo uma amante dos livros, a personagem decide seguir um sonho de infância mesmo sem a certeza do tão temido sucesso. Por tal motivo, diversos desafios e questões acabam surgindo diante da inauguração do novo empreendimento.


É dessa maneira que ela conhece Minjun, um rapaz desiludido com a vida e com a ideia de sucesso atrelada a metáfora de “abotoar a camisa”. Ele é contratado por Yeongju para ser o barista da Livraria, responsável por servir nada mais nada menos do que um bom café para os clientes e visitantes. Posteriormente, os consumidores mais assíduos passam a se tornar personagens ativos e constantes nesta trama. Os corações feridos parecem encontrar na Livraria Hyunam-dong um refúgio do mundo exterior graças à imensidão de livros, a calmaria e o delicioso café de Minjun.


Hwang Bo-reum utiliza de seu conhecimento em livros para explorar o âmago dos personagens por meio de uma trama linear, na qual obras reais parecem ser o guia para que cada personagem consiga refletir e tomar decisões sobre suas respectivas vidas e o que querem delas. É um ótimo estímulo para quem também procura na literatura uma resposta sobre si.


O livro parece tentar abordar questões comuns das vidas de muitas pessoas, desde uma mulher divorciada e vítima da síndrome de burnout até um jovem adolescente prestes a concluir o ensino médio que não tem hobbies e não sabe o que fazer após concluir o ensino médio. Ao mesmo tempo, propondo uma crítica a jornada de trabalho abusiva da Coreia do Sul, que veio a tornar-se tópico de discussão em 2022 com as Eleições para Presidente do país.


Leia Também: "Toda a Beleza ao Redor" é leitura obrigatória para conversas sobre racismo contra pessoas asiáticas



Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong é uma cura para quem se encontra perdido


A trama e o estilo da escrita de Hwang Bo-reum tornam o “Bem-Vindos à Livraria Hyunam-dong” uma dose de calmaria para aqueles que o leem e compreendem a mensagem que a autora busca passar. A trama é tranquila até mesmo nos momentos mais tensos e tristes, a escrita da autora nos afaga e nos abraça como se estivesse nos dizendo que tudo vai ficar bem. Assim como, a própria atmosfera da livraria remete a algo iluminado e aconchegante, enquanto o exterior parece frio e acinzentado.


O livro é sobre cometer erros, aceitá-los e seguir em frente, do mesmo modo que nos leva a refletir sobre as decisões que temos tomado em nossas vidas e o quanto a busca pelo sucesso parece uma disputa perdida em um mundo capitalista.


Com alguns toques de romance e o desenvolvimento das relações entre os personagens do núcleo central, “Bem-Vindos à Livraria Hyunam-dong” de Hwang Bo-reum é uma boa pedida para quem gosta de ficção com um fundo de realidade ou de um livro leve que tem uma mensagem a passar.


Leia Também: [Entrevista] Monge Han aborda ancestralidade, família e pertencimento em "Vozes Amarelas"




Se interessou pelo livro e gostaria de mergulhar nessa adorável história de superação? Adquira já seu exemplar e comente com o Café com Kimchi em nossas redes sociais!

78 visualizações
bottom of page