top of page

“Bem-Vindos à Livraria Hyunam-dong” é uma agridoce viagem em busca da cura pessoal e coletiva

Atualizado: 19 de out. de 2023

O romance de estreia da autora Hwang Bo-reum já está disponível no Brasil, publicado pela Editora Intrínseca


Capa do livro “Bem-Vindos à Livraria Hyunam-dong”
(Divulgação/Editora Intrínseca)

O conceito de sucesso e as pressões enfrentadas por jovens e adultos imersos em uma lógica capitalista não são experiências únicas e individuais quando postas em cheque ao observarmos os padrões tóxicos de vida estabelecidos pelo sistema que prevalece não somente na Coreia do Sul, como também no resto do mundo. A modernidade nos trouxe benefícios, mas constantemente tira de nós a capacidade e o direito de decidir sobre que rumos nossas vidas devem tomar e o que queremos delas.


No livro Bem-Vindos à Livraria Hyunam-dong de Hwang Bo-reum encaramos face-a-face pessoas comuns, suas vidas comuns e suas feridas abertas devido à toxicidade do mercado de trabalho e das pressões sociais. Quem somos? Para quê viemos e para onde vamos? São incontestáveis as vezes nas quais nos questionamos sobre as razões pelas quais precisamos constantemente correr em busca do conceito de sucesso criado para nós.






Viver para trabalhar ou trabalhar para viver?


A protagonista Yeongju é uma pessoa comum como qualquer um de nós, mas sua vida duramente calejada pelas pressões do mercado de trabalho no setor privado a levam a abandonar tudo e abrir uma livraria de bairro. Sendo uma amante dos livros, a personagem decide seguir um sonho de infância mesmo sem a certeza do tão temido sucesso. Por tal motivo, diversos desafios e questões acabam surgindo diante da inauguração do novo empreendimento.


É dessa maneira que ela conhece Minjun, um rapaz desiludido com a vida e com a ideia de sucesso atrelada a metáfora de “abotoar a camisa”. Ele é contratado por Yeongju para ser o barista da Livraria, responsável por servir nada mais nada menos do que um bom café para os clientes e visitantes. Posteriormente, os consumidores mais assíduos passam a se tornar personagens ativos e constantes nesta trama. Os corações feridos parecem encontrar na Livraria Hyunam-dong um refúgio do mundo exterior graças à imensidão de livros, a calmaria e o delicioso café de Minjun.


Hwang Bo-reum utiliza de seu conhecimento em livros para explorar o âmago dos personagens por meio de uma trama linear, na qual obras reais parecem ser o guia para que cada personagem consiga refletir e tomar decisões sobre suas respectivas vidas e o que querem delas. É um ótimo estímulo para quem também procura na literatura uma resposta sobre si.


O livro parece tentar abordar questões comuns das vidas de muitas pessoas, desde uma mulher divorciada e vítima da síndrome de burnout até um jovem adolescente prestes a concluir o ensino médio que não tem hobbies e não sabe o que fazer após concluir o ensino médio. Ao mesmo tempo, propondo uma crítica a jornada de trabalho abusiva da Coreia do Sul, que veio a tornar-se tópico de discussão em 2022 com as Eleições para Presidente do país.




Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong é uma cura para quem se encontra perdido


A trama e o estilo da escrita de Hwang Bo-reum tornam o “Bem-Vindos à Livraria Hyunam-dong” uma dose de calmaria para aqueles que o leem e compreendem a mensagem que a autora busca passar. A trama é tranquila até mesmo nos momentos mais tensos e tristes, a escrita da autora nos afaga e nos abraça como se estivesse nos dizendo que tudo vai ficar bem. Assim como, a própria atmosfera da livraria remete a algo iluminado e aconchegante, enquanto o exterior parece frio e acinzentado.


O livro é sobre cometer erros, aceitá-los e seguir em frente, do mesmo modo que nos leva a refletir sobre as decisões que temos tomado em nossas vidas e o quanto a busca pelo sucesso parece uma disputa perdida em um mundo capitalista.


Com alguns toques de romance e o desenvolvimento das relações entre os personagens do núcleo central, “Bem-Vindos à Livraria Hyunam-dong” de Hwang Bo-reum é uma boa pedida para quem gosta de ficção com um fundo de realidade ou de um livro leve que tem uma mensagem a passar.





Se interessou pelo livro e gostaria de mergulhar nessa adorável história de superação? Adquira já seu exemplar e comente com o Café com Kimchi em nossas redes sociais!

161 visualizações

Comments


bottom of page