top of page

"Bem-Vindos à Livraria Hyunam-dong", importante livro da "ficção de cura" na Coreia, chega ao Brasil

Atualizado: 19 de out. de 2023

Romance da autora estreante Hwang Bo-reum conta a história de uma jovem que redescobre o sentido da vida por meio da literatura; conheça!


Capa do livro "Bem-vindos à livraria Hyunam-dong" da escritora coreana Hwang Bo-reum.
(Intrínseca/Divulgação)

Se você está atrás da sua próxima leitura, nós temos a solução: neste mês de agosto, foi lançado no Brasil o romance Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong, escrito pela autora coreana Hwang Bo-reum — este é, inclusive, seu livro de estreia. Com uma premissa reconfortante e curiosa, a obra chega para somar à lista de histórias sul-coreanas publicadas por aqui, dessa vez pela Editora Intrínseca.


Na história, uma jovem chamada Yeongju decida investir em um novo empreendimento depois de várias experiências que trouxeram frustração para ela. No caso, a personagem opta por abrir uma livraria, que na verdade é um sonho de infância deixado de lado há muito tempo. Quando a protagonista inaugura a loja, é claro que desafios em relação a como cuidar de um negócio vão surgir a todo vapor.



Apesar disso, a Livraria Hyunam-dong se torna um espaço para pessoas que, assim como Yeongju, têm uma história para compartilhar. Enquanto a moça administra a livraria, seus clientes vão se tornando fiéis e encontram conforto e cura entre as prateleiras da loja. A partir disso, uma rede de apoio espontaneamente surge entre os personagens de Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong, e Yeongju descobre um sentido para o que faz na Terra.


O lançamento no Brasil de Hwang Bo-reum traz uma história transformadora, e aborda a ressignificação de uma vivência que antes parecia perdida. O romance, só na Coreia do Sul, já vendeu mais de 250 mil exemplares, e será traduzido para outros idiomas.


A escritora coreana Hwang Bo-reum, autora de "Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong"
A escritora coreana Hwang Bo-reum, autora de "Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong" (Intrínseca/Divulgação)

Confira a sinopse oficial do romance, divulgada pela Editora Intrínseca:


Após a publicação na Coreia do Sul, o Brasil é um dos primeiros países a conhecer esta obra em tradução direta do coreano. Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong é considerado um dos expoentes da chamada “ficção de cura” (healing fiction), subgênero que conquistou os leitores asiáticos. São narrativas que abraçam o leitor com histórias como a da protagonista,Yeongju. Desmotivada após uma sucessão de frustrações, ela sente um vazio eterno em seu peito. Cansada de viver assim, Yeongju decide deixar tudo para trás e colocar em prática um antigo sonho: abrir uma livraria.


Desde a infância, Yeongju encontra conforto nos livros, e abrir um espaço dedicado à literatura parece ser a solução ideal para os seus problemas. Mas começar um negócio nunca é fácil, e Yeongju precisa aprender que ser uma amante dos livros não é o suficiente para tornar o seu sonho realidade. Conforme vai entendendo como administrar uma livraria, Yeongju também descobre mais sobre si mesma e quem ela quer ser.


Cercada por livros, ela encontra um novo significado para a vida à medida que a Livraria Hyunam-dong se transforma em um espaço convidativo para que almas feridas descansem, se curem e descubram o que realmente importa. E quando os clientes começam a ficar confortáveis para compartilhar suas histórias, experiências, esperanças e emoções naquele espaço, Yeongju finalmente sente que encontrou o seu lugar.




O que é a healing fiction, que o livro Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong faz parte?


Como te falamos no título, o romance de Hwang Bo-reum integra a recente corrente da "ficção de cura", que ficou muito popular na Ásia nos últimos anos. A healing fiction é, no caso, um subgênero que aborda histórias comuns que poderiam acontecer no cotidiano de qualquer pessoa, e que não demandam um exercício exaustivo de leitura por parte do público; são livros feitos para você se sentir "confortável" enquanto os lê.


De acordo com artigo publicado pelo site K-Book Trends, a healing fiction traz temas como coragem, solidariedade e empatia nas obras, e os autores estão interessados em produzir narrativas com contextos que sejam similares à vida dos leitores. Os romances do subgênero também podem ser lidos em qualquer trecho ou página — pois é! — e as histórias dos personagens são verossimilhantes para quem entra em contato. Inclusive, para que esses livros possam acontecer, as figuras que integram os plots precisam se encontrar em algum lugar: cafeterias, saunas, lojas de conveniência ou livrarias, como em Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong.


Também é comum que os livros da ficção de cura tenham esses estabelecimentos nas capas. Veja mais exemplos:


Os livros coreanos "Books’ Kitchen", "Dallergut Dream Department Store" e "Botero Family’s Love Pharmacy", parte do subgênero "healing fiction" (K-Book Trends/Reprodução)


Ficou curioso para ler o romance? Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong já pode ser adquirido nas livrarias e demais lojas do Brasil Não se esqueça de acompanhar o Café com Kimchi também nas redes sociais!

532 visualizações

Comments


bottom of page