top of page

Zion.T: Conheça a carreira do experiente cantor sul-coreano que retornou com novo álbum após 2 anos

Com uma longa trajetória na música, o artista é dono de hits que dominaram os charts da Coreia do Sul


(Reprodução / Black Label)

Um dos grandes desafios que um artista pode encontrar no ramo da música é o equilíbrio entre o que o público gosta e seus desejos pessoais. Esta foi uma das preocupações de Zion.T durante a produção de seu mais recente projeto. O cantor e compositor fez seu retorno na última semana, 6 de dezembro, com o full álbum "Zip".


O lançamento marca o retorno do solista depois de cerca de 2 anos, desde seu último single, "A Gift", de 2021. Com o total de 10 faixas, "Zip" também é seu primeiro álbum completo em 6 anos, após produzir "OO" em 2017. Por isso, dá para entender porque o anúncio do comeback deixou os fãs animados em poder escutar seus trabalhos novamente.


Conhecido e respeitado em seu país, Zion.T ficou famoso por hits como "No Make Up", que alcançou o primeiro lugar em charts como MelOn e Genie, e "Yanghwa BRDG", canção que intensificou ainda mais sua popularidade entre diferentes tipos de público.



Um início de carreira marcada por parcerias


Sob o nome artístico de Zion.T, Kim Haesol é um cantor e compositor sul-coreano que atua no cenário do hip-hop e do R&B alternativo. Seu debut foi em 2011 com o single "Click Me" em parceria com o rapper Dok2. Colecionando colaborações importantes no início da carreira, ele lançou "Red Light", seu primeiro álbum de estúdio em 2013, que obteve uma boa recepção do público na época e lhe rendeu o prêmio de Melhor Álbum de R&B e Soul no Korean Music Awards.



Alguns anos depois veio "Yanghwa BRDG" e o single "Eat" (2015), que recebeu a indicação de Música do Ano e levou para casa os prêmios de Melhor Performance Vocal, no MAMA, e Digital Bonsang, no Seoul Music Awards. No mesmo ano, o lançamento de "No Make Up" reforçou o estilo do cantor, que aposta em faixas mais suaves e melódicas.



Em 2018, "ZZZ" foi seu último EP e rolou algumas parcerias, incluindo na faixa "Hello Tutorial" com a participação de Seulgi do Red Velvet. Com sua carreira estabelecida, Zion.T também participou do "Show Me The Money 5", programa televisivo de competição de rap, além de ter atuado como compositor na 9° e 10° edição do reality. O solista também já fez músicas para dramas como "Pinocchio", "Prison Playbook" e "O Rei Eterno", estrelado por Lee Minho.


Zip: Um conjunto de reflexões e preocupações pessoais


( Reprodução / Black Label)

“Quando comecei como cantor, tudo que eu queria fazer era criar música, porque eu gostava intensamente disso”. Esse foi um dos comentários de Zion.T durante entrevista ao Korean JoongAng Daily sobre o seu novo projeto. Agora, depois de um bom tempo longe dos estúdios, ele pode voltar a fazer o que gosta.


"Zip" possui 10 faixas e inclui algumas parcerias como "UNLOVE", produzida pela dupla inglesa HONNE e "V (Peace)" com participação da dupla AKMU. As duas canções ganharam MV, junto com a música "Stranger", adicionando uma característica mais visual ao álbum.



Ainda durante a entrevista, ele revelou que as músicas escolhidas para "Zip" foram feitas recentemente. O artista comentou que, durante o tempo que não estava lançando suas próprias músicas, sentia que não tinha muito a dizer, principalmente durante o período da pandemia. “As músicas de ‘Zip’ são faixas que fiz cinco a seis meses depois de superar aquela crise.” afirmou ele.



Ao conversar sobre seu estilo, disse que prefere algo que fale sobre sua rotina ou uma história pessoal, mas que não se prende a isso. O objetivo de Zion.T com "Zip" é poder impressionar novos ouvintes — segundo ele, seu projeto é “essencialmente sobre as preocupações e reflexões que surgem da minha vida diária, e espero que os ouvintes se identifiquem com isso.”


E você, já conhecia o trabalho do artista? Conte nos comentários quais foram as suas impressões!


17 visualizações
bottom of page