top of page

TY Track: Conheça a trajetória solo de Taeyong, o multiartista e líder do NCT

Atualizado: 23 de abr.

Apesar dos altos e baixos, o rapper e dançarino da SM Entertainment superou as expectativas e lançou seu segundo disco solo


(Divulgação/SM Entertainment)

O integrante do NCT e das units NCT 127 e NCT U lançou seu segundo mini-álbum solo na primeira semana do mês de março, marcando um dos primeiros lançamentos da nova temporada que beira o fim do inverno sul-coreano. O disco TAP trata-se do segundo trabalho de Taeyong após sua estreia oficial como solista da SM Entertainment em junho de 2023 com o disco de veraneio SHALALA.



Apesar de sua estreia recente, o líder do boygroup tem uma longa trajetória enquanto artista individualmente e para além do NCT e suas variações. Lee Taeyong estreou ainda jovem no NCT U e fez sua primeira aparição enquanto membro do NCT no MV de pré-lançamento da faixa The 7th Sense em abril de 2016 ao lado dos membros Ten, Mark, Doyoung e Jaehyun


Com uma persona artística cativante e uma estética que rompe padrões dos artistas solo da SM Entertainment, Tayeong se consagra enquanto um artista multifacetado que promete lançamentos cada vez mais fora da caixinha no decorrer de sua carreira enquanto primeiro solista do NCT. Levando em consideração o alistamento do rapper na Marinha como soldado, que ocorreu no dia 15 de abril, o Café com Kimchi selecionou os momentos mais marcantes da carreira de Taeyong até agora!



Um trainee além das expectativas


O projeto SMRookies é um time de treinamento de pré-estreia para trainees da SM Entertainment, que foi estabelecido em 2013 e segue em atividade atualmente, apesar de não contar com a regularidade anterior para divulgação de conteúdo envolvendo trainees selecionados pela empresa.


De 2013 a 2015, o SMRookies chamou a atenção para diversas jovens promessas da SM para a indústria do K-pop, mesmo que nem todos os famosos trainees que chegaram a representar o time tenham estreado pela empresa, muitos conquistaram uma base sólida de fãs antes mesmo de estrear.


Ao lado de membros como Mark, Johnny e Yuta, o atual líder do NCT foi um dos trainees mais populares da época. A atenção chegou ao ponto de render à Taeyong seu primeiro trabalho musical oficial, uma colaboração com o Red Velvet para um remake da faixa Be Natural do girlgroup veterano S.E.S, lançado em 2014, antes mesmo da estreia do NCT.



A demonstração de habilidades impressionantes no rap e um flow envolvente capaz de funcionar perfeitamente com uma faixa que mistura o jazz e o R&B, Taeyong foi muito bem recebido pelo público na época e reforçou a possibilidade de um debut próximo. 


O destaque que Taeyong recebeu, levando em consideração seu ingresso na SM apenas dois anos antes do lançamento de Be Natural com o recém debutado Red Velvet, foi algo um tanto quanto surpreendente e demonstrou que suas capacidades estavam além do esperado para um trainee. Não obstante, o membro do NCT chegou a fazer participações especiais em programas como o EXO 90:2014 e nos remakes dos videoclipes das canções Yo! do Shinhwa e Missing You do Fly To The Sky em 2014.




Um debut conturbado, mas muito bem sucedido


Em abril de 2016, exatos 2 anos após a colaboração com o Red Velvet, Taeyong foi oficialmente anunciado como membro do Neo Culture Technology (NCT) o mais novo boygroup da SM Entertainment após 4 anos do debut do EXO. Por se tratar de um projeto inovador para o k-pop na época, o NCT U foi a primeira unit a ser lançada para dar início a um longo e conturbado projeto que visava criar um grupo infinito capaz de abarcar membros e units de diversos países ao redor do mundo.


O NCT U foi apresentado a partir do single The 7th Sense, no qual Taeyong e Mark tiveram participação direta na composição da faixa. O lançamento contou com um MV oficial e uma série de apresentações do NCT U em programas musicais sul-coreanos, mas o álbum oficial de estreia ficou para a unit NCT 127, a qual Taeyong foi anunciado como líder.



A unit NCT 127 estreou em julho de 2016 com o single Fire Truck e, posteriormente, com o mini-álbum NCT #127 com a formação originalmente composta por Taeil, Jaehyun, Mark, Haechan, Yuta e WinWin. O disco contava com faixas, mais uma vez, compostas por Taeyong e Mark, além da canção Mad City, que é voltada exclusivamente para o gênero hip-hop experimental e destaca as habilidades dos dois rappers com alguns trechos que incluem a participação dos outros membros.



No mesmo ano, foi lançado o primeiro reality show do NCT, denominado NCT Life que tinha como proposta central abordar o dia-a-dia dos integrantes, conteúdos exclusivos para além das atividades promocionais e viagens oficiais do grupo. Apesar das grandes emoções, as complexidades envolvendo rumores disseminados on-line acerca do passado de Taeyong.


Os rumores alcançaram um patamar que exigiu do artista diversos pronunciamentos públicos para se desculpar por possíveis atitudes erradas que tenha cometido no passado, além de contar com uma parte de um dos episódios do NCT Life voltada especialmente para um pronunciamento do artista acerca dos rumores, que foram mais tarde esclarecidos como falsos pela SM Entertainment.



Rapper, vocalista, compositor e produtor musical: Os trabalhos de Taeyong transcendem discografias


Com o passar dos anos, Taeyong tornou-se um dos artistas mais creditados em composições musicais da SM, até recentemente, o idol acumulava mais de 40 composições creditadas em seu nome, distribuídas entre faixas para discos e singles do NCT e canções solo lançadas por ele desde sua estreia em 2016. O músico conta com uma diversa gama de créditos vinculados não somente às canções em língua coreana, como também faixas em outros três idiomas.


A primeira faixa solo lançada oficialmente por Taeyong veio através do projeto SM Station, que conta com singles solo e/ou colaborações de artistas da SM Entertainment. A canção Long Flight veio ao ar em julho de 2019 e conta com a participação do artista enquanto co-compositor e tem um MV especial disponível no YouTube. Com uma estreia mais do que bem sucedida no chart da Billboard World Digital Song Sales, ocupando a sexta posição em sua estreia, a faixa representou um início promissor para um futuro enquanto solista.



Em agosto do mesmo ano, o projeto SuperM foi anunciado enquanto a nova aposta da empresa para o mercado ocidental, a criação de um boygroup composto por grandes estrelas de diversas gerações do k-pop causou um certo rebuliço por reunir figuras icônicas da SM Entertainment. Taeyong foi anunciado ao lado de seus colegas de grupo Mark, Ten (NCT/WayV) e Lucas (ex-NCT) junto a ídolos como Taemin (SHINee), Baekhyun (EXO) e Kai (EXO) para o novo projeto da empresa. 


O grupo chegou a lançar dois discos, sendo a estreia em 2019 com o mini-álbum SuperM e o último lançamento Super One em 2020, um ano antes do alistamento militar obrigatório de Baekhyun e Taemin. Durante sua participação ativa na posição de membro do SuperM, Taeyong acumulou um total de duas composições, as faixas No Manners e Together At Home, sendo a última escrita para confortar os fãs durante o isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19.



Em 2021, o artista deu início a uma série de lançamentos independentes na plataforma SoundCloud, a primeira música a ser revelada na plataforma foi a demo de Dark Clouds e seus remixes. Desde então, Taeyong tem lançado diversos singles demo, dentre eles GTA1 e GTA2, Blue, Monroe (feat. Baekhyun), Rose (feat. Seulgi) e Swimming Pool



Além das produções musicais, Taeyong teve sua primeira oportunidade como jurado em um grande programa de sobrevivência de dança da Coreia do Sul, o aclamadíssimo Street Woman Fighter em agosto de 2021. A atuação como jurado conquistou uma popularidade significativa ao ponto de render uma participação como jurado convidado em um episódio do spin-off Street Dance Girls Fighter ao lado de Mark.



A audaciosa carreira solo e o recente alistamento militar


Os primeiros indícios de uma estreia oficial como solista vieram através da abertura do canal do YouTube denominado “TY Track” em março de 2022, no qual Taeyong compartilhou diversos vídeos de performances das canções Lonely (feat. Suran) e Ghost. O segundo single oficial, denominado Love Theory em colaboração com Wonstein, foi lançado em abril do mesmo ano, sob o selo do projeto SM Station.



O debut oficial veio em junho de 2023, um ano após o último lançamento solo de Taeyong. Com uma proposta inovadora e fora da caixinha, o EP SHALALA marcou a carreira do idol enquanto primeiro integrante do NCT a lançar um disco solo. Com o bom desempenho nas plataformas digitais e uma recepção favorável por parte da crítica e do público, Taeyong pôde conduzir seu primeiro concerto solo em fevereiro de 2024. O show solo intitulado TY TRACK ocorreu presencialmente em Seul e contou com transmissão simultânea no dia 25 de fevereiro via Beyond LIVE, Weverse Concert e KNTV, com direito a retransmissões em 16 e 17 de março, respectivamente.



O concerto solo celebrou os 8 anos de carreira de Taeyong, e promoveu o lançamento de seu segundo mini-álbum TAP, lançado após o show e meses antes do alistamento militar obrigatório. O disco alcançou o primeiro lugar nas paradas do  iTunes Top Albums Chart em 33 países ao redor do mundo.



Após deixar fãs e admiradores com um gostinho de “quero mais” após o lançamento de TAP, Taeyong iniciou seu alistamento militar na marinha, como soldado ativo, no dia 15 de abril deste ano. No entanto, a despedida do artista contou com fotos exclusivas de seu novo corte de cabelo nas redes sociais como um excêntrico “até logo” para os NCTzens que aguardam ansiosamente pelo retorno.


15 visualizações

Komentarze


bottom of page