top of page

REVIEW | "BORN TO BE": ITZY retorna com muita força e poder em novo álbum

O comeback é o segundo álbum de estúdio do grupo desde “CRAZY IN LOVE” e traz diferentes elementos e ritmos para a discografia do girlgroup




Imagem de divulgação de Itzy em Born To Be
Reprodução / JYP Entertainment

O ITZY voltou! Nesta segunda-feira (08 de janeiro), o grupo retorna com um full álbum nomeado BORN TO BE, acompanhando do clipe para o single UNTOUCHABLE, que foi antecedido pelos pré-singles Mr. Vampire e BORN TO BE. A estreia vem cerca de seis meses depois do lançamento do EP KILL MY DOUBT, que chegou às plataformas digitais em julho de 2023 com seis faixas, incluindo as icônicas BET ON ME e CAKE.


O novo álbum possui dez faixas, incluindo um solo de cada uma das integrantes. Tematicamente, o conceito do disco coloca as meninas como guerreiras que incorporam uma força e deixam uma “impressão duradoura”.


“A title traz uma mensagem que ninguém pode nos parar de ir em frente. Nós lutamos juntas as dificuldades que vivemos nesse mundo complicado. Eu acho que a title é a que melhor descreve nossa confiança.”  - afirmou Yeji durante uma coletiva de imprensa em Seul, Coreia do Sul, e acrescentou: “Apesar de Lia não poder estar com a gente, ela nos apoiou muito durante os trabalhos nesse novo álbum. Esperamos fazer nosso melhor para Lia ver nosso progresso quando voltar”.

Atualmente, as promoções estão sendo feitas em formato de quarteto e os MVs (music videos) lançados não contam com a presença de uma das integrantes. Lia, que está em hiatus por motivos de saúde desde setembro de 2023. Apesar de sua ausência, Lia contribuiu com a faixa BLOSSOM para o álbum. 


Veja também: Reage, mulher, bota um tênis: ITZY arrasa em "Sneakers", faixa-título do novo álbum





Impressões sobre as faixas do “BORN TO BE”



(#1) BORN TO BE



Dando nome ao álbum, a primeira faixa BORN TO BE traz uma potência de vibrações pesadas e batidas EDM, possui vocais poderosos e um rap impressionante da parte de Ryujin, mostrando uma verdadeira ousadia para introdução de um álbum. Para a música, as meninas apresentaram uma coreografia complexa que notavelmente exige muito esforço e ficou simplesmente surreal — o MV traz um aspecto mais performance video do que estamos acostumados a ver em produções do quinteto. 


(#2) UNTOUCHABLE



Em seguida, temos como segunda faixa a title UNTOUCHABLE, com uma batida mais pop, mantendo alguns elementos de EDM. Esbanjando talento com a mistura de rap e vocais com notas altas impecáveis, o ITZY apresenta um significado de confiança em sua carreira e sua música, além dos visuais que, certamente, deixaram diversos fãs de queixo caído.


(#3) MR.VAMPIRE



Já para a terceira faixa do álbum, o ITZY traz uma mistura nova e bem distante das músicas mencionadas anteriormente. Mr. Vampire foi lançado em 2 de janeiro, mostrando novamente um clipe mais voltado para coreografia, ponto forte do grupo desde o debut com DALLA DALLA. A canção conta com um piano marcante que envolve e dá um toque especial para o single. Acredita-se que esta é uma potencial favorita por maior parte dos fãs.



(#4) DYNAMITE


Imagem de divulgação de Itzy em Born To Be
Imagem / " X" ex-Twitter (Itzy)

A quarta faixa do álbum, intitulada Dynamite expõe uma composição mais voltada para o rap com batidas fortes. Seu refrão lembra algumas outras produções do grupo que contém a presença de beats mais potentes como Máfia: In the morning, lançada a dois anos atrás e aclamada pelos fãs.


Como solistas, o ITZY também funciona bem


(#5) CROWN ON MY HEAD (Solo, Yeji)


Imagem de divulgação de Itzy em Born To Be
Imagem / " X" ex-Twitter (Itzy)

O primeiro solo do álbum é da líder Yeji, com a faixa intitulada Crown On My Head, mostrando que ela sabe que é uma rainha! Com uma pegada mais voltada ao pop-rock com bastante instrumental, a música traz agitação e vocais impactantes junto de um refrão viciante, além de evidenciar a versatilidade de sua voz.


(#6) BLOSSOM (Solo, Lia)


Imagem de divulgação de Itzy em Born To Be
Imagem / Revista Magazine

Blossom, de Lia, mostra que, apesar da ausência, ela está mais presente do que nunca. Com um vocal angelical e uma pegada pop/EDM com elementos de R&B, a faixa nos traz um misto de emoções, potencializados por seus melismas perfeitos.


(#7) RUN AWAY (Solo, Ryujin)


Imagem de divulgação de Itzy em Born To Be
Imagem / " X" ex-Twitter (Itzy)

 Ryujin apresenta batidas envolventes em seu solo, bem próximo ao estilo carimbado por Yeji. Em Run Away, além de nos surpreender com um vocal incrível, a integrante deixa evidente a influência do pop-rock com influências dos anos 1980 em seu refrão, encontrando-se também com o popular Y2K que retornou à tendência entre 2022 e 2023.


(#8) MINE (Solo, Chaeryeong)


Imagem de divulgação de Itzy em Born To Be
Imagem / " X" ex-Twitter (Itzy)

Mine, da Chaeryeong, é tão dela que impressiona. Na faixa,  temos um arranjo groovy acompanhado por seu belo e cativante vocal. A música possui diversos elementos que combinam perfeitamente com o tom suave e, ao mesmo tempo, poderoso de seus agudos.


(#9) YET,BUT (Solo, Yuna)


Imagem de divulgação de Itzy em Born To Be
Imagem / " X" ex-Twitter (Itzy)

O último solo do álbum é de Yuna, que mostra perfeitamente a energia da maknae (integrante mais nova) do grupo. Yet, but traz batidas brilhantes, uma melodia extremamente divertida e envolvente, com um toque bastante brincalhão, moderno e suave, transparecendo a alegria da nossa caçula.


(#10) ESCALATOR


Imagem de divulgação de Itzy em Born To Be
Imagem / " X" ex-Twitter (Itzy)

Para fechar com chave de ouro, a última faixa do disco, Escalator, sintetiza a confiança que nos prometeram. Com seu início forte e impactante, pode-se dizer que é um final digno de um álbum cheio de surpresas.


“Forte” seria a palavra que eu usaria para definir o álbum como um todo. Mesmo com melodias suaves e vocais angelicais, o peso que cada batida e nota emprega nessas produções só nos mostra a força do ITZY. Além disso, as letras trazem o significado esperado, deixando várias mensagens marcantes para os fãs. O ITZY veio para mostrar que nada abala a confiança delas em seu trabalho.



79 visualizações

留言


bottom of page